Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram LinkedIn WhatsApp
    Portal de NotíciasPortal de Notícias
    Fale Conosco
    • Home
    • Brasil
    • Carros
    • Variedades
    • Economia
    • Entretenimento
    • Saúde & Bem Estar
    Portal de NotíciasPortal de Notícias
    Home»Destaque»Saúde e Bem Estar: Saiba como desintoxicar o corpo após os excessos do Natal
    Destaque

    Saúde e Bem Estar: Saiba como desintoxicar o corpo após os excessos do Natal

    Por Gabriel Araújo26 de dezembro de 2016
    Facebook Twitter WhatsApp

    Exagerou na ceia de Natal? Consequências como o corpo inchado, alguns quilinhos a mais, cansaço, má digestão ou dor de cabeça podem ser sentidas por causa do consumo de alimentos e bebidas em excesso. Mas calma, nem tudo está perdido. Para limpar o organismo e preparar o corpo para o réveillon, especialistas indicam uma dieta de desintoxicação, mais conhecida como detox, que tem como objetivo diminuir a sobrecarga de substâncias tóxicas no organismo.
    suco capa 2612
    Uma dieta detox é rica em alimentos integrais

    — Alguns alimentos também têm o poder de eliminar toxinas do nosso organismo, melhorando a nossa disposição e aumentando o gasto calórico. Por isso, sabendo usá-los a nosso favor, temos uma combinação de elementos primordiais quando o assunto é emagrecimento saudável — afirma a nutricionista Fernanda Marques.

    Segundo a nutricionista Samara Lopes, da Renewmed, uma dieta detox é rica em alimentos integrais, frescos e funcionais, que além de nutrir, aceleram o metabolismo. Dessa forma, a pessoa perde peso com saúde e sem sacrifícios.

    — O método consiste basicamente em reduzir o consumo de industrializados e evitar refeições rápidas e gordurosas, como frituras e carnes gordas. Os principais alimentos com substâncias antioxidantes são folhas verdes escuras, frutas cítricas, frutas vermelhas, oleaginosas e sementes — explica Samara.

    Vilões: radicais livres

    Os alimentos que fazem parte da dieta antioxidante têm o poder de tirar os radicais livres de cena. De acordo com a nutricionista Samanta Lopes, em excesso, essas moléculas danificam as células sadias, que deixam de exercer bem suas funções.

    Para se defender desses inimigos, o organismo responde com processos inflamatórios, comprometendo ainda mais as células e estabelecendo o ciclo vicioso de mais radicais livres e inflamação. E os prejuízos vêm aos montes: resistência baixa, falta de disposição, flacidez, inchaço e peso extra e até celulite.

    — Estresse, poluição, sedentarismo, cigarro, álcool e alimentação errada colaboram para a produção exagerada de radicais livres, que são moléculas com elétrons. À procura de um parceiro para essa molécula solitária, os radicais livres se unem às nossas células. Mas o casamento é infeliz. Eles são loucos para enferrujá-las, acelerando o envelhecimento. E, caso se juntem a uma parte do DNA, podem acarretar doenças graves, como câncer — ressalta Samanta, acrescentando: — Muita gente tem uma visão errada sobre a dieta detox, achando que ela tem baixa restrição calórica. O objetivo é não comer apenas alimentos não industrializados.

    Gabriel Araújo
    • Facebook
    • Instagram
    • LinkedIn

    Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.

    • Posts Recentes
    7 de fevereiro de 2023

    Quais são as manutenções preventivas de carro?

    3 de fevereiro de 2023

    Brasileiro gasta tempo e dinheiro para transformar VW Gol em SUV dos sonhos

    30 de janeiro de 2023

    Inteligência Artificial é a nova revolução industrial

    30 de janeiro de 2023

    É possível inverter a lógica educacional? Mestre em educação responde e explica como

    Portal de Notícias
    • Política de Privacidade
    • Termos de Uso
    © 2023 Portal de Notícias - Todos os direitos reservados

    Digite e pressione Enter para Pesquisar. Ou Esc para cancelar.