Saúde em Movimento: Juazeiro inicia Mutirão de Cirurgia de Catarata

image_previewA Secretaria da Saúde de Juazeiro e o Governo Estadual promoverão o “Saúde em Movimento” (Programa de consultas e cirurgias oftalmológicas) de 07 a 15 de janeiro no Hospital da Criança. Esta parceria é mais uma ação do Programa Mais Saúde e visa atender todos os usuários do SUS com idade acima de 60 anos.

 Cadastro será realizado nos postos de saúde até dia 11

O público alvo deve se dirigir às Unidades Básicas de Saúde (UBS) do seu bairro até dia 11 de janeiro para realizar o cadastro. Serão ofertados aos usuários, além da consulta oftalmológica, exames complementares que podem definir o diagnóstico e a necessidade de realização do tratamento cirúrgico de catarata.

Durante a execução do projeto uma média de 2 mil cirurgias de catarata e 10,5 mil consultas oftalmológicas (1,5 mil por dia) serão realizadas em pessoas com esta faixa etária. Serão sete dias dedicados às consultas e nove para as cirurgias, sendo que de 07 a 11 serão feitas cirurgias e consultas, nos dias 12 e 13 apenas cirurgias e nos dois últimos dias do ‘Saúde em Movimento’ serão realizadas revisão cirúrgica.

O objetivo é garantir a promoção da integralidade do atendimento e oferecer resolutividade aos serviços. Também poderão ser atendidas na Estratégia pessoas com deficiência visual e/ou já diagnosticadas com catarata congênita ou traumática, independente da idade.

Todos deverão respeitar o fluxo, os agendamentos e seguir os encaminhamentos que serão feitos e orientados nos postos de saúde. Para ter acesso, o usuário deve apresentar o documento de identidade (RG) e o Cartão SUS.

Para aqueles que forem realizar a cirurgia será necessária a presença de um acompanhante, que não pode ser idoso, menores de 18 anos e pessoas com crianças.

O Programa “Saúde em Movimento” atenderá Juazeiro e os nove municípios que compõem a microrregião: Uauá, Sobradinho, Sento Sé, Remanso, Pilão Arcado, Curaçá, Casa Nova, Canudos e Campo Alegre de Lourdes.