Saúde: Médica relata sete motivos para desconfiar se seu filho tem diabetes

IMAGEM_NOTICIA_5Pais devem ficar atentos para o problema do diabetes em crianças. Segundo a Federação Internacional de Diabetes houve um crescimento de 3% dos casos de diabetes tipo 1 no mundo em menores de 14 anos. Outro tipo da doença, que tem aumentado junto com a obesidade infantil, é o diabetes por resistência insulínica, causada por alimentação desequilibrada e aumento de peso. Segundo a endocrinologista Rosita Fontes, em matéria do IG, existem sete passos que podem ajudar os pais para evitar possíveis sintomas do diabetes:
1 – “Eu quero água!”
Aqui, o negócio é observar se a criança sente sede intensa. Isto pode ser um sintoma e deve estar relacionado com o fato de ele ir muito ao banheiro.
2 – Vai várias vezes ao banheiro
Vale obervar se a criança vai ao banheiro com frequência, inclusive à noite, e também se ela urina em grande quantidade. A glicose em excesso no sangue, provocada pelo diabetes, ao passar pelo rim, transporta água junto com ela.
3 – Comilão que perde peso
Outro sintoma é a criança comer muito, mas mesmo assim perder peso.
4 – Sempre cansado
Verificar se a criança reclama de cansaço, se sente desanimada e sonolenta.
5 – Vista embaçada
Caso a criança se queixe de visão embaçada é bom levá-la ao oftalmologista porque pode não ser apenas uma questão de usar óculos. A médica também explica que o excesso de glicose provoca o inchaço do cristalino, o que faz com que a criança tenha dificuldade de focar as imagens.
6 – “Tá formigando o meu pé!”
Ficar atento quando há queixas constantes de câimbras e formigamentos pelo corpo.
7– Fazer o cálculo
Se a criança tem, pelo menos, três queixas relatadas anteriormente, procure um médico para investigação. O diagnóstico e o tratamento precoce da diabetes evitam as possíveis complicações características da doença.