Secretário de Agricultura de Cansanção tem encontro com governador Rui Costa

10982133_1475362952755549_3747891978841878380_nO secretário de Agricultura do Município de Cansanção, Osmilton Ribeiro, juntamente com a suplente de deputado Federal Elisângela Araújo, e uma grande comissão de trabalhadores da agricultura familiar de todo o estado, foram recebidos, na última quarta-feira (27), pelo governador da Bahia, Rui Costa e pelos secretários Jerônimo Rodrigues (Desenvolvimento Rural), Josias Gomes (Relações Institucionais), Cássio Peixoto (Infraestrutura Hídrica e Saneamento), no prédio da Governadoria, Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Estavam presentes lideranças da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado da Bahia (FETRAF), Luta Camponesa e Central Única dos Trabalhadores (CUT), todos com o objetivo de debater a pauta de reivindicações. O diretor executivo da CAR, Wilson Dias, também participou do encontro.

Ao todo, cerca de 1.500 agricultores familiares participaram de um ato em frente ao CAB. A mobilização faz parte da programação da 5ª Jornada de Lutas da FETRAF, entidade sindical que representa mais de 100 municípios baianos. Após a reunião, o governador anunciou aos integrantes dos movimentos sociais, ações do governo para o desenvolvimento rural, entre elas a garantia do acesso à água, a dinamização da educação no campo, assistência técnica, fortalecimento da agricultura familiar e aceleração da reforma agrária, entre outras ações que visam à melhoria da renda do homem do campo e a permanência dos jovens no meio rural.

“Estamos iniciando a execução do projeto Bahia Produtiva, com recursos que serão aplicados em projetos de inclusão socioprodutiva, executados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da CAR, para implementar a produção nas propriedades dos agricultores familiares e nos assentamentos baianos, destacou o governador.

Além dos secretários e do diretor da CAR, participaram da reunião o presidente substituto do INCRA, Leonardo Góes Silva, o superintendente do INCRA na Bahia, Luiz Gugé e o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Welliton Hassegawa.

Entre os assuntos destacados na pauta entregue ao Governo da Bahia, composta por 12 temas diversos, estão Acesso à Terra, Habitação Rural, Inclusão Produtiva, Segurança no Campo e Política para Mulheres e Jovens.