Segunda graduação ou investir em uma pós-graduação?

Business presentation

Escolher uma nova graduação ou fazer uma pós-graduação? Certamente, essa é uma dúvida que atinge muitos universitários, que se sentem indecisos. De um lado, começar uma nova especialização por meio de uma nova graduação, de outro, começar uma pós-graduação, a fim de se especializar ainda mais no curso que já é graduado. 

Em uma situação de pandemia na qual vivemos, se tornou comum as pessoas estudarem de forma online, ou seja, fazer cursos de graduação ou de pós-graduação EAD (ensino a distância). Afinal, o que vale a pena: fazer uma segunda graduação ou investir em uma pós-graduação? 

Segunda graduação

Escolher uma segunda graduação pode ser uma escolha viável para aqueles que não se sintam satisfeitos em suas áreas profissionais ou que não estejam felizes com o primeiro curso escolhido para se graduar, por exemplo. É muito comum ver pessoas estudando um determinado curso como primeira graduação e, ao invés de fazer uma pós-graduação, decidindo começar uma segunda graduação em um curso da mesma área. 

Por exemplo, uma pessoa graduada em marketing pode começar um curso de pós-graduação em marketing assim que terminar o curso, mas ao invés disso, optar por uma segunda graduação dentro do mesmo âmbito, como um curso de empreendedorismo, administração ou finanças. 

Vantagens da segunda graduação

Uma das principais vantagens na hora de começar uma segunda graduação é vista quanto ao preparo do aluno com o curso, por já ter se graduado em um outro curso universitário. Em alguns casos, é comum os graduados não se sentirem realizados com o curso em que se formaram e acabarem decidindo por fazer uma segunda graduação em um curso de uma área totalmente diferente. 

Em casos de uma segunda graduação em um curso de área similar, é possível eliminar algumas matérias já cursadas na primeira graduação. Porém, isso depende de alguns critérios da instituição de ensino e da proximidade entre as áreas. De qualquer jeito, não deixe de procurar saber se há a possibilidade de eliminar algumas matérias, na hora de iniciar a segunda graduação. 

Desvantagens da segunda graduação

Assim como a primeira graduação, este novo curso demandará muito tempo, dedicação e investimento financeiro. Antes de começar uma segunda graduação, é preciso estar atento aos detalhes quanto ao período de duração do curso, os valores pelo ensino, entre outros. Além disso, uma segunda graduação não oferece tantas chances de aumento salarial quanto uma pós-graduação oferece. 

Em alguns casos, fazer um segundo curso em uma área similar pode ser algo pouco relevante. A segunda graduação é preferível para quem deseja trocar de área e vivenciar novos ares. Caso queira fazer uma segunda graduação em uma área similar, considere as opções de pós-graduação disponíveis nas instituições de ensino, que podem ser mais relevantes para a sua especialização profissional. 

Pós-graduação

A pós-graduação, geralmente, chega a ser uma alternativa em diferentes contextos. Caso queira alcançar um cargo de gerência ou chegar ao quadro de diretores de uma empresa, seguir uma carreira no âmbito acadêmico ou se tornar um especialista na área de sua graduação, por exemplo, uma pós-graduação pode ser a melhor escolha a ser feita. 

Na situação em que vivemos, se tornou muito comum as pessoas procurarem por cursos de graduação e de pós-graduação na modalidade de ensino a distância, a fim de não ter a necessidade de sair de casa para poder estudar. Por exemplo, se a área de graduação de determinada pessoa for psicologia, ela pode procurar por um curso de pós-graduação em psicologia ead e aprimorar seus conhecimentos. 

Vantagens da Pós-graduação

Diferente de uma segunda graduação, uma pós-graduação traz chances de aumento de salário para os que já estejam atuando no mercado profissional, porque as empresas e instituições consideram que tal formação pode proporcionar um conhecimento muito mais aprofundado dos assuntos. 

Além disso, um curso de pós-graduação permite que o aluno se torne especialista em determinado assunto. Por exemplo, um recém formado em engenharia civil quer se especializar mais ainda na área. O melhor a se fazer é procurar por um curso de pós-graduação em engenharia, produção e construção, por exemplo, a fim de aprimorar seus conhecimentos na área e melhorar o currículo profissional. 

A pós-graduação possibilita o enriquecimento dos currículos profissionais, além de ajudar os pós-graduados a se estabelecerem melhor nas diferentes áreas do mercado de trabalho. Um curso de pós-graduação exige disciplina e dedicação, por isso, antes de tomar uma decisão quanto ao curso de pós-graduação escolhido, tenha certeza de que estará disposto a seguir neste novo desafio. 

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.