Seguro de Vida no Crédito Habitação: uma obrigação legal

Avançar para um crédito habitação é um passo natural para milhares de famílias portuguesas todos os anos. Pelo que, ter um contacto com o seguro de vida acaba por vir por consequência, tendo um impacto direto na mensalidade que terá de pagar ao banco. Porém, é crucial entender que um seguro de vida crédito habitação poderá variar muito, consoante a idade do cliente, valor do imóvel, entre muitos outros fatores.

44512227721 8a6620d565 c
Foto reprodução

Geralmente, quando avança para o seguro de vida simulação, englobado na simulação de crédito habitação que faz nos bancos, nem dá muita importância aos valores mensais ou anuais que irá de pagar seguro de vida. No entanto, se tiver o cuidado de os comparar, como o conseguirá fazer no Metlife, perceberá que uns são muito mais caros que outros.  

Dessa forma, para que não esteja a pagar um valor superior ao que pretende, deverá entender o que tal seguro precisará de englobar. Isso porque, o cliente paga por um seguro que apenas considera o valor do crédito e não o valor da sua própria habitação. 

Quais são os fatores que fazem variar o seguro de vida crédito habitação?

Certamente que a sua idade é um dos fatores mais importantes, bem como o tempo em que estará a pagar o crédito. Isso porque, as empresas de seguro tentam se defender ao máximo do risco. Assim, quanto mais jovem for o seu cliente, menor riscos as próprias seguradoras consideram ter, uma vez que, estatisticamente, não é tão provável que o seu cliente morra ou tenha uma doença incapacitante.  

Outro dos fatores essenciais, que tem um impacto direto na prestação do seguro de vida do crédito habitação, é o valor do crédito que está a ser fornecido pelo banco. Sem dúvida que estará a pagar mais de seguro anualmente se o empréstimo for de 200 mil euros, ao invés de 50 mil euros, por exemplo. Todos esses pontos deverão ser considerados, pois são a base que as seguradoras usam para calcular a sua mensalidade.  

Por isso mesmo é que é muito importante pedir simulações e entender os cálculos que são realizados para a obtenção do prémio de seguro a ser pago no seu crédito habitação. Empresas como a Metlife lançam os seus orçamentos em muito pouco tempo, permitindo que possa comparar a oferta do mercado e escolher a melhor opção possível.  

Poderá sempre mudar de seguro de vida no crédito habitação? 

Ora, só porque, inicialmente, concordou com um determinado seguro de vida no crédito habitação, até para obter bonificações nas condições dos spreads dos bancos, por exemplo, não significa que tenha de manter esse seguro de vida até ao final. Na verdade, poderá mudar quantas vezes quiser, caso considere que, ou em termos de cobertura ou mesmo financeiramente, estará melhor servido com outro seguro de vida.  

Contudo, por favor considere também as potencias penalizações que poderá ter em termos de spread e mensalidade a pagar ao banco. Isso porque, as tais promoções inicias no contrato de crédito habitação acontecem devido a parcerias de seguradoras juntamente com os bancos credores. Caso essa parceria se quebre no seu contrato, poderá existir alguma “multa” ou penalização a ser paga.