Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram LinkedIn WhatsApp
    Portal de NotíciasPortal de Notícias
    Fale Conosco
    • Home
    • Brasil
    • Carros
    • Variedades
    • Economia
    • Entretenimento
    • Saúde & Bem Estar
    Portal de NotíciasPortal de Notícias
    Home»Variedades»Seis dicas infalíveis para você dobrar seu “Chefe”
    Variedades

    Seis dicas infalíveis para você dobrar seu “Chefe”

    Por Gabriel Araújo11 de julho de 2016
    Facebook Twitter WhatsApp

    Decisões equivocadas, demandas enviadas em cima da hora e solicitações que fogem da função do empregado… O que você faz quando seu chefe toma medidas que mais atrapalham do que ajudam a empresa e sua própria equipe?

    poder-jpg

    Não é sempre que o chefe estará certo em suas escolhas e decisões. É comum que diante da pressão do cargo, alguns líderes também pressionem seus liderados, causando estresse e queda no desempenho, causando, no fim, mais danos do que acertos.

    Nestas situações, é preciso que o profissional se posicione e diga não às exigências que fujam da sua alçada ou às solicitações que o sobrecarregam e prejudiquem o resultado final do seu trabalho, tomando, é claro, todos os cuidados necessários para não ser mal interpretado e ficar mal visto pelo chefe.

    “Todos que já trabalharam sabem que, constantemente, podem surgir as solicitações de última hora do chefe, mas quando os pedidos ‘para ontem’ se tornam corriqueiros, podem atrapalhar o desempenho nos afazeres habituais. Essa é a hora de dizer não”, comenta a escritora e coach de carreira, Daniela do Lago.

    Segundo a especialista, mesmo longe de ser uma tarefa fácil ou agradável, ao longo da vida profissional ocorrem situações que obriga o profissional a dizer não para o seu chefe algumas vezes. Mas isso deve ser feito da maneira correta, sem que se tenha que correr o risco de arranhar a imagem profissional ou gerar a própria demissão.

    Veja a seguir as dicas da especialista para não se prejudicar quando for preciso recusar algum pedido vindo de cima.

    Organize-se

    Planeje sua agenda de forma realista, definindo os compromissos com certa flexibilidade. Deixe espaço para mudanças de última hora, pois uma agenda muito rígida e com compromissos consecutivos, dificilmente será cumprida e causará frustração.

    Seja eficaz

    Pressa e vontade de resolver tudo levam você a subestimar a duração das tarefas. Para lidar com o acúmulo de funções, opte por fazer primeiro o que agrega mais valor. A melhor maneira de fazer isso é escolher e negociar bem quais atividades você sabe executar e que são estratégicas de verdade para o negócio.

    Trabalhe com foco

    Seja disponível, mas crie suas proteções. Quando precisar se concentrar para terminar uma atividade, desligue o telefone, não veja os e-mails e as redes sociais. Uma interrupção pode ser aceita ou não. Avalie se a demanda é imediata, marque a conversa para mais tarde ou delegue.

    Liste as atividades

    Se depois de checar sua agenda a única alternativa for dizer não ao chefe, então diga algo como: “quero muito atender a seu pedido, veja aqui a lista de atividades que já me passou e que também são urgentes. Para que eu possa atender mais esta nova solicitação no prazo, quais destas tarefas me autoriza a postergar?”. Seja esforçado e mostre a ele que já está trabalhando para terminar outras demandas a tempo.

    Tenha em mãos um plano B

    Busque um plano alternativo para o problema e, na hora de dizer não, procure informar outras maneiras rápidas de resolver o assunto.

    Seja sincero 

    Nunca prometa algo que não poderá cumprir. O pior que o colaborador pode fazer é se comprometer com alguma tarefa ou data e não executá-la.

    Fonte: Catho

    Gabriel Araújo
    • Facebook
    • Instagram
    • LinkedIn

    Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.

    • Posts Recentes
    3 de fevereiro de 2023

    Brasileiro gasta tempo e dinheiro para transformar VW Gol em SUV dos sonhos

    30 de janeiro de 2023

    Inteligência Artificial é a nova revolução industrial

    30 de janeiro de 2023

    É possível inverter a lógica educacional? Mestre em educação responde e explica como

    23 de janeiro de 2023

    Projetos da Transit ganham assistência padronizada da Ford

    Portal de Notícias
    • Política de Privacidade
    • Termos de Uso
    © 2023 Portal de Notícias - Todos os direitos reservados

    Digite e pressione Enter para Pesquisar. Ou Esc para cancelar.