Sem água, moradores de Cansanção sofrem com descaso da Embasa

A cada ano a Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) consegue se superar quando o assunto é a péssima qualidade na prestação de serviços aos consumidores. O serviço da companhia que já era precário no município de Cansanção, na região norte da Bahia, nos últimos dias conseguiu ficar ainda pior.

Desde o último sábado (08) que os mais de 35 mil moradores do município não veem uma gota d’água na torneira. Na última segunda feira (10), a Unidade Regional de Senhor do Bonfim informou que no mesmo dia seria concluído uma manutenção na rede que estava afetando os municípios de Monte Santo, Cansanção e Nordestina e que o abastecimento retornaria no mesmo dia, mas até às 10:50h desta quarta-feira, Cansanção continua sem água.

Procuramos o escritório da Embasa de Cansanção, nesta manhã, mas a empresa não deu uma previsão sobre quando o serviço de abastecimento de água será restabelecido na cidade, tentamos entrar em contato com o gerente, mas o mesmo não atendeu as ligações.

A situação da Embasa na Bahia é um caso inexplicável, em 2017 a empresa teve um incremento de 80,8% em seu lucro, alcançando R$179,9 milhões, ante os R$ 99,4 milhões verificados em 2016. Este indicador mostra a capacidade da empresa em gerar altos lucros para o estado.

Infelizmente, todo esse quadro positivo da Embasa, do ponto de vista financeiro e operacional, não se refletem absolutamente nada nas condições de trabalho. A companhia continua mantendo péssimas instalações em suas estações de tratamento de água e esgoto que quebram diariamente e passam por manutenções intermináveis, tem problemas sérios de segurança nas suas unidades operacionais e não é capaz de fornecer um serviço ao menos razoável.

....