Sem dinheiro, governo Dilma pode deixar aposentados sem 13º salário em agosto

 

f_137648Pela primeira vez em nove anos, os aposentados podem não receber o 13º salário em agosto. O Ministério da Previdência disse que a decisão ainda não foi tomada e no Palácio do Planalto nenhuma sinalização também. O pagamento em Agosto não está previsto em lei, não é obrigatória. Mas há nove anos, o governo antecipa metade do 13º do salário dos aposentados e dos pensionistas do INSS por meio de um decreto. Esse decreto geralmente sai na primeira semana de agosto.

No ano passado, foi publicado no Diário Oficial da União no dia 5 de agosto. Mas como é ano de aperto de contas e também de ajuste fiscal, ficam muitas dúvidas. Tudo depende se a presidente Dilma vai assinar ou não esse decreto. No ano passado, a antecipação foi paga junto com a folha de pagamento de agosto, foram R$ 13 bilhões.

De acordo com informações, a presidente Dilma Rousseff estaria tentando reverter a definição do Ministério da Fazenda de não pagar o adiantamento do 13º dos aposentados. A avaliação feita no Palácio do Planalto é de que não fazer o pagamento agora geraria um grande impacto político.

O argumento técnico da equipe econômica é de que não há fluxo de caixa para garantir o pagamento em agosto. O governo tenta encontrar uma solução para fazer o adiantamento em setembro. “Nem que seja parcelado”, disse um auxiliar direto da presidente Dilma Rousseff.

Pela primeira vez em nove anos, os aposentados podem não receber o 13º salário em agosto. A decisão depende de um decreto da presidente Dilma.