Semiárido recebe novas ações de inclusão produtiva e meio ambiente

codevasfAções de inclusão produtiva para agricultores familiares do semiárido baiano e também obras que visam à revitalização dos rios São Francisco e Jacaré estão na agenda da visita que o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, fará nesta sexta-feira (26) ao município de Irecê na companhia do governador Jaques Wagner, que irá inaugurar o loteamento Professora Ieda Dourado II, vinculado ao programa Minha Casa, Minha Vida.

Durante o evento, marcado para as 9h30, a Codevasf entregará para associações de nove municípios do Território de Identidade de Irecê 156 kits de irrigação familiar capazes de irrigar áreas de até 500 metros quadrados, e 230 kits de apicultura para associações de sete municípios da região. A Companhia também emitirá ordens de serviço e uma autorização de licitação para a realização de ações de revitalização do meio ambiente.

“O lançamento dos estudos de viabilidade do rio Verde era uma das maiores expectativas da região de Irecê, bem como a assinatura da ordem de serviço para iniciar os estudos de revitalização do rio Jacaré. Com o resultados desses estudos e os projetos que deles irão advir, temos a certeza de poder incluí-los numa seleção futura do PAC, em 2014”, aposta o presidente da Codevasf.

O edital para o estudo de viabilidade e o anteprojeto de engenharia visando à implantação de sistema de reforço hídrico da bacia do rio Verde até a barragem de Mirorós foi publicado na edição desta quinta-feira (26) do Diário Oficial da União.

Kits produtivos

Os beneficiados pelos kits de irrigação que serão entregues nesta sexta (27) são famílias que se encontram em situação de extrema pobreza e que possuem condições de usar o equipamento, como familiaridade com atividades agrícolas, área própria para cultivo e fonte de acesso a água. Instituições parceiras da Codevasf serão responsáveis por prestar assistência técnica aos produtores. Os municípios beneficiados são Irecê, João Dourado, São Gabriel, Riacho de Santana, Santa Maria da Vitória, Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho, Correntina e Seabra.

A produção familiar de mel de sete municípios da região receberá o incentivo de 230 kits de apicultura, distribuídos a associações locais. Cada kit é composto por colmeias, luvas, botas, macacões, fumigador e outros itens necessários à apicultura. Entre os critérios observados para a distribuição dos kits estão o de que a família beneficiada se encontre em situação de extrema pobreza e tenha aptidão para a apicultura. Assim como no caso do apoio à agricultura, instituições parceiras prestarão assistência técnica aos apicultores. Os beneficiados vivem nos municípios de América Dourada, Central, Ibititá, Irecê, Lapão, São Gabriel e Uibaí.

“Com a entrega dos kits de irrigação e de apicultura estaremos beneficiando diretamente agricultores familiares, e assim promovendo a inclusão produtiva nesse segmento da população responsável por produzir mais de 70% dos alimentos que chegam todos os dias à mesa dos brasileiros”, destacou Elmo Vaz.

Conservação e revitalização do meio ambiente

Com o objetivo de proteger e revitalizar a bacia hidrográfica do rio São Francisco, a Codevasf emitirá durante o evento desta sexta-feira autorização de licitação para as obras das Centrais de Resíduos Sólidos dos municípios de Ibipeba, Gentio do Ouro e Itaguaçu da Bahia. O investimento, de R$ 14,6 milhões, beneficiará 40,8 mil pessoas.

Também será assinada ordem de serviço para a execução de estudos de alternativas para a revitalização do rio Jacaré, situado na região de Irecê. Os estudos deverão indicar ações capazes de tornar o rio perene. A revitalização do rio Jacaré tem potencial para beneficiar, com oferta de água, 450 mil pessoas, residentes em 23 municípios.

No evento, o governo do estado da Bahia emitirá ordem de serviço para a execução das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário do município de Central. Aproximadamente 12 mil pessoas serão beneficiadas por este sistema, cujas obras também receberão investimentos da Codevasf.