Agentes de Combate as Endemias de Senhor do Bonfim-Ba entraram em greve por tempo indeterminado na manhã desta quarta-feira (20). A decisão ocorreu após uma assembléia realizada pela categoria na Ultima sexta-feira (15).
Os profissionais destacam que a greve foi deflagrada em resposta à falta de posicionamento do município em relação ao cumprimento da Lei federal 12.994/14, que trata do PISO NACIONAL da Categoria.
Mobilizados em frente à sede Secretaria Municipal de Saúde, representantes da Associação dos Agentes de Combate a Endemias (AACE) aguardaram ate as 12:00hs uma possível reunião que a Assessora da Secretaria de Saúde, teria informado a Imprensa depois da entrevista dos representantes da categoria, concedida a uma emissora local.
De acordo com o presidente da AACE, Marlon Reis, durante a reunião, os profissionais não obtiveram um posicionamento satisfatório do município. “Na reunião, a secretária Ana Laura disse que não tinha como da o reajuste por isso não tinha como levar essa reivindicação nem mesmo ao prefeito.” “dessa forma decidimos pela greve”, afirma.
Um dos servidores, explica que os municípios da região já cumprem a Lei. “Isso é uma vergonha porque a gente recebe menos que o piso R$ 945,00. A gente vem lutando para o cumprimento desta lei desde o ano passado e até agora não temos uma resposta”, diz.
O comando de greve promete permanecer paralisado logo mais à tarde na sede da SEMUS, e nos dias seguintes irão organizar movimentos pelas ruas da cidade.
Fonte: ASCOM – AACE