SEO e usabilidade: entenda a relação

SEO é a otimização de sites focado nos mecanismos de busca, enquanto usabilidade é o conjunto de regras para proporcionar a melhor experiência do usuário. Mas o que esses dois tem a ver? Muito mais do que você imagina! As agências de consultoria de seo fazem um casamento perfeito entre os dois para gerar os melhores resultados!

O que é UX?

Você já ouviu falar em UX? É a sigla para User Experience, traduzindo, experiência do usuário. Relacionando aos sites, o conceito está ligado à usabilidade e navegabilidade.

Os profissionais de otimização de sites seo se preocupam com o design, conteúdo, acessibilidade e a usabilidade em geral do site. Afinal, não adianta ter produtos incríveis à venda e o site ser desorganizado e difícil de navegar, não é mesmo?

As agências de marketing digital pensam nas dificuldades que um usuário pode ter ao entrar no site e tentam criar soluções para isso, tudo para que o cliente tenha uma boa experiência e volte a visitar a página na web.

Na busca orgânica, a usabilidade também é importante e considerada pelos mecanismos de busca. Sendo assim, usabilidade, navegabilidade e SEO devem andar juntos para alcançar as melhores posições do google.

Para que você entenda um pouco mais de UX, destacamos alguns princípios de usabilidade:

  • navegação deve ser simples e fácil;
  • combinação de conteúdo e design;
  • estrutura organizada;
  • textos objetivos e claros;
  • campo de busca.

Mas por que é tão importante para SEO?

O seo para e-commerce é uma estratégia de marketing digital para fazer com que a marca tenha mais visibilidade na internet e consiga ter mais conversões. Como sabemos, ele trabalha com a busca orgânica google, sendo que o objetivo é estar bem posicionado no buscador.

Se você pensa que uma empresa de seo especializada só faz conteúdos usando as palavras-chave do segmento, está enganado! Ela também se preocupa com as correções on-page.

Além de melhorar o site para o robô (mecanismos de busca), o seo também deve estar atento ao próprio usuário. É o cliente que irá fazer a compra no seu site, portanto precisa ter uma navegação rápida e fácil nas suas páginas.

O site de buscas prioriza as páginas que proporcionam uma boa experiência para o usuário, não dando atenção apenas ao algoritmo como muitos pensam. Assim, entendemos bem a relação entre UX e SEO! O Google é mais inteligente do que parece!

Diferente do google ads, o SEO possui uma série de fatores considerados pelo Google para ranquear uma página. No entanto, o objetivo principal do site de buscas é oferecer sites que respondem bem aquilo que o usuário está procurando.

A otimização de sites pensando no usuário é cada vez mais importante, sendo priorizada pelo buscador. Por Isso, o update Page Experience será lançada em 2021.

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.