Seria Cansanção a terra do cooperativismo e associativismo?

associativismoSegundo dados divulgados recentemente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município de Cansanção é um dos municípios baianos com o maior número de Associações sem fins lucrativos.

Em 2010 Cansanção possuía 137 associações, para se ter ideia, Itiúba possui 31, e Queimadas 46. Cidades com cooperativismo pujante como Santaluz e Valente perdem para Cansanção quando se fala em número de entidades.

Em termos proporcionais Cansanção está entre as 10 maiores cidades baianas no Ranking do associativismo, na região só somos superados por Monte Santo que lidera o ranking na Bahia e possui uma associação para cada 200 habitantes.

O associativismo é fundamental para transformar o município, estabelecendo o desenvolvimento econômico de forma sustentável, na teoria associações em dobro deveria significar riqueza e renda dobrada, infelizmente esse não é o caso de Cansanção, apesar do grande número de associações, apenas quatro ou cinco funcionam ativamente, algumas operam uma vez por mês para arrecadar mensalidades dos sócios, e quanto às demais; existem apenas no papel, será pra que?