VW SP2: O carro nacional mais famoso do mundo

0
303

O VW SP2 é um carro que dispensa comentários, seja nos Estados Unidos, na Europa ou em qualquer outro lugar do planeta, quando se trata de carros clássicos exclusivamente produzidos no Brasil, o icônico Volkswagen SP2 é, sem dúvida, o mais cobiçado de todos.

O SP2 foi uma criação exclusiva da Volkswagen, produzida no Brasil a partir de 1972. Embora tenha permanecido relativamente desconhecido fora do país, este cupê de duas portas despertou grande desejo, especialmente entre os jovens da época durante sua produção.

VW SP2 / Foto: The Garage
VW SP2 / Foto: The Garage

Na década de 1970, a Volkswagen do Brasil operava como uma entidade independente, o que lhe conferia a capacidade de projetar e fabricar veículos exclusivos da marca Volkswagen voltados para o mercado nacional. O design do SP2 apresentava semelhanças com os carros da Alfa Romeo daquela época, com suas curvas exuberantes e estilo elegante. O carro surgiu como uma resposta à política de importação restrita da época, que buscava impulsionar a produção nacional. E a Volkswagen do Brasil não apenas cumpriu esse objetivo, mas também conseguiu criar um dos carros esportivos mais belos de sua era, tornando-se objeto de desejo de colecionadores.

VW SP2 / Foto: The Garage
VW SP2 / Foto: The Garage

O Volkswagen SP2 era uma obra-prima do design automotivo. Todas as versões eram marcadas por uma faixa preta e vermelha deslumbrante que percorria o perfil lateral do veículo, conferindo-lhe um visual distinto e esportivo. O capô alongado e o design “recuado” do SP2, combinados com suas elaboradas luzes quadradas e a dianteira imponente, transmitiam uma sensação inegável de esportividade. O carro representava o sonho de qualquer entusiasta de carros esportivos, graças à sua aparência incrível e elegância.

VW SP2 / Foto: The Garage
VW SP2 / Foto: The Garage

A atenção aos detalhes da VW do Brasil era evidente no interior do SP2, com bancos de couro vermelho impressionantes que acentuavam a sensação esportiva do veículo. Ao entrar no SP2, imediatamente se tinha a sensação de estar prestes a participar de uma corrida, com os condutores atraídos para os assentos. O painel elevado exibia quatro pequenos relógios e dois maiores, além do sistema de som. O SP2 era um carro de design luxuoso e extravagante, mantendo ao mesmo tempo um alto nível de conforto. Na década de 1970, o SP2 atendia a todas as expectativas de um carro esportivo de alto desempenho da época.

VW SP2 / Foto: The Garage
VW SP2 / Foto: The Garage

No entanto, apesar de todas essas qualidades, é importante mencionar que o SP2 foi desenvolvido como uma evolução do modelo SP1, com o intuito de aprimorar seu desempenho. Ele era equipado com um motor flat-four Volkswagen de 1,7 litros, que gerava modestos 75 cavalos de potência. Isso resultava em um desempenho um tanto limitado, com o SP2 levando cerca de 16 segundos para atingir 60 mph. Devido a essa falta de potência, o VW SP2 ganhou apelidos como “panqueca” e “Sem Potencia”. Embora o carro brilhasse no quesito design, sua fraqueza estava clara no aspecto do desempenho.

VW SP2 / Foto: The Garage
VW SP2 / Foto: The Garage

Infelizmente, a Volkswagen não se esforçou para resolver o problema de potência do SP2, o que levou a uma curta vida útil de apenas 4 anos de produção, com pouco mais de 11.000 unidades fabricadas. A empresa recebeu pressão para lançar uma versão do SP2 no mercado europeu e internacional, mas optou por não fazê-lo, preferindo estabelecer uma parceria com a Porsche para desenvolver um novo carro esportivo, que mais tarde seria conhecido como o Porsche 924. O SP2 acabou servindo de inspiração para o seu primo distante, o Porsche 924, que se tornou um dos carros mais famosos do mundo.

Volkswagen SP2 / Foto Reprodução: Hemmings
Volkswagen SP2 / Foto Reprodução: Hemmings

Muitos acreditam que o VW SP2 poderia ter sido a resposta brasileira ao Porsche 911, mas, infelizmente, ficou aquém devido à sua falta de potência e desempenho modesto. No entanto, os entusiastas de carros não resistiram ao seu belo design e, nos últimos anos, tanto no Brasil como na Europa e nos Estados Unidos, ele se tornou um clássico cult, com os proprietários até mesmo instalando peças de desempenho modernas para aumentar sua potência. Em um leilão recente, um SP2 foi vendido por US$ 44.000 (cerca de 230 mil reais), o que demonstra que seu apelo visual ainda é muito forte.

VW SP2

A história do Volkswagen SP2 é uma jornada fascinante e única no mundo dos carros. Aqui está um resumo cronológico de sua história:

  1. Início da década de 1970: A Volkswagen do Brasil inicia o desenvolvimento do SP2, um cupê esportivo exclusivo para o mercado brasileiro, como resposta à política de importação restrita.
  2. 1972: O Volkswagen SP2 é oficialmente lançado e produzido no Brasil. Seu design é notável, assemelhando-se a carros esportivos italianos da época, como a Alfa Romeo.
  3. Design Distinto: O SP2 se destaca por suas curvas elegantes, uma faixa preta e vermelha marcante que corta o perfil lateral, capô alongado e estilo esportivo. Seu interior também é luxuoso, com bancos de couro vermelho e um painel elegante.
  4. Motorização Limitada: No entanto, o SP2 é criticado por sua falta de potência. É equipado com um motor flat-four Volkswagen de 1,7 litros, produzindo apenas 75 cavalos de potência, o que resulta em desempenho modesto.
  5. Curta Vida Útil: Devido à falta de potência e ao não atendimento das expectativas de desempenho, o SP2 tem uma vida útil curta. A produção dura apenas quatro anos, com um total de cerca de 11.000 unidades fabricadas.
  6. Legado e Inspiracão: Embora não tenha sido um sucesso em termos de desempenho, o SP2 deixou um legado duradouro. Serviu de inspiração para o desenvolvimento do Porsche 924.
  7. Culto de Colecionadores: Nas décadas seguintes, o SP2 se torna um ícone entre os entusiastas de carros clássicos no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, devido ao seu design marcante.
  8. Valorização Contínua: O SP2 continua a ser cobiçado por colecionadores, com os preços de exemplares em boas condições atingindo valores significativos em leilões.
Volkswagen SP2 / Foto Reprodução: Hemmings
Volkswagen SP2 / Foto Reprodução: Hemmings

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui