Novo Toyota Corolla GR terá brutal motor turbo de 300 cv

A Toyota revelou o esportivo GR Corolla na última sexta-feira (01). No Japão, já era 1º de abril, o que pode ter feito algumas pessoas suspeitarem que poderia ser uma brincadeira do Dia da Mentira. Se fosse esse o caso, a imprensa não teria recebido fotos embargadas.

Novo Toyota Corolla GR

Há certamente muito mais imagens do novo Toyota GR, mas as que temos em nossa galeria são mais do que suficientes para ver que a montadora japonesa lançará um hatchback compacto muito agressivo. De acordo com o Paultan.org, o Corolla GR manterá o mesmo motor turbo de três cilindros de 1,6 litros que alimenta o GR Yaris, só que com mais potência. Faz sentido: o Corolla e o Yaris compartilham a plataforma TNGA.

Novo Toyota Corolla GR

O G16E-GTS entregará absurdos 300 cv, ou 39 cv a mais que o GR Yaris e seus 261 cv. Ainda temos que confirmar se a informação realmente se refere ao hp ou ps, que as pessoas geralmente misturam como se fossem a mesma coisa: não são, especialmente quando a potência é alta. Em termos de torque, o poderoso três cilindros entrega 370 Nm (272,9 libras-pés).

O sistema de tração nas quatro rodas que temos no GR Yaris também estará no GR Corolla. O torque e a distribuição de energia mudarão dependendo do modo de condução. Serão 40:60 no Normal, 30:70 no Sport, e 50:50 em Pista.

Novo Toyota Corolla GR

De acordo com Paul Tan, outra semelhança é o câmbio manual de seis marchas, que será a única opção para este carro. O que realmente vai definir o hatchback compacto se destacar de seu irmão menor é o seu sistema de escape, com três escapamentos. O GR Corolla não terá as rodas forjadas de 18 polegadas da BBS que podem ser encomendadas com o Circuit Pack. De qualquer forma, os futuros compradores podem obter diferenciais de deslizamento limitado Torsen (dianteiro e traseiro) e pneus Michelin Pilot Sport 4S.

Os fãs da Gazoo Racing ficarão muito felizes em saber que a Toyota venderá o GR Toyota em muito mais mercados do que estava disposto a entregar o GR Yaris. Promete ser especialmente popular nos EUA, onde o Corolla já é um dos menores veículos que os americanos estão ansiosos para comprar em bom número. Se for acessível o suficiente para os entusiastas de lá, a Toyota pode vender mais do que é capaz de fabricar.

Foto reprodução
Foto reprodução
Foto reprodução
Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.