Trade marketing: os principais erros na roteirização de promotores

A roteirização de promotores é uma das etapas mais importantes para garantir que as ações de trade marketing funcionem de forma eficaz. Os PDVs precisam ser atendidos com determinada frequência, e essa tarefa deve ser muito bem planejada para que não haja rupturas.

Mas como fazer uma roteirização eficiente, evitando erros e imprevistos? É sobre isso que falaremos neste post.

Os principais erros de planejamento na roteirização de promotores

Designar o mesmo promotor para PDVs distantes entre si

Ao planejar um roteiro, o ideal é dividir os promotores por região e colocá-los em pontos de venda que estejam mais próximos um do outro. Isso vai evitar que o promotor perca muito tempo se deslocando, que fique preso no trânsito ou que outros imprevistos aconteçam, além de tornar o trabalho menos cansativo.

Se o promotor tiver que atravessar a cidade para ir de um PDV a outro, muita coisa pode acontecer no meio do caminho, o que pode fazer com que o roteiro vá por por água abaixo. Se houver um atraso na primeira ou segunda visita do dia, todas as outras serão comprometidas. No fim do dia — ou da semana —, os imprevistos e atrasos podem se transformar em uma bola de neve.

Não planejar o tempo gasto

Planejar o tempo gasto em cada deslocamento e em cada visita é muito importante para que os promotores consigam cumprir o roteiro sem problemas. E na hora de calcular o tempo, não adianta criar uma média para todos os PDVs e muito menos determinar horários apertados.

Alguns PDVs podem exigir 30 minutos de visitação, enquanto outros podem exigir 2 horas. Alguns deslocamentos podem demorar 10 minutos, enquanto outros demoram 50. E o trânsito? As paradas para abastecer? E os imprevistos que podem acontecer a qualquer momento do dia?

Tudo isso deve ser considerado na hora do planejamento. Não adianta querer que o promotor visite cinco PDVs em um dia, sem que haja condições para tal.  É preciso pensar de forma prática e estratégica, deixando algum tempo livre para suprir os imprevistos em vez de apertar o roteiro para tentar atender a mais locais em menos tempo.

Dicas para elaborar uma roteirização de promotores eficiente

Para garantir que os profissionais terão tempo hábil para realizar seu trabalho da melhor maneira possível e que todos os PDVs serão atendidos na periodicidade adequada, é preciso elaborar uma roteirização muito bem planejada.

Para isso, é possível contar com o suporte da tecnologia. O sistema de gestão de trade marketing Agile Promoter, por exemplo, conta com uma ferramenta de controle de promotores de venda que permite criar roteiros eficientes com a ajuda de uma mapa atualizado. Através dele, é possível realizar a gestão de rotas, mensurando a quilometragem e o tempo médio de deslocamento demandado a cada promotor.

Ainda é possível acompanhar os promotores, já que as rotas serão monitoradas via GPS. Assim fica fácil analisar o que está funcionando e o que precisa ser modificado na roteirização. Além disso, é possível comprovar que os promotores estiveram em todos os PDVs, além de saber o tempo que ficaram em cada local — uma segurança tanto para a equipe externa quanto para os gestores.

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.