Mais um homem foi preso em flagrante por atuar como falso dentista no interior da Bahia. Adalberto Ferreira do Nascimento, 49 anos, foi preso nesta terça-feira (22), no consultório onde trabalhava, localizado no centro de Jaguarari, região norte da Bahia.
Na segunda-feira (22) outros dois homens foram presos por atuar irregularmente em consultórios odontológicos na cidade de Senhor do Bonfim, a 385 quilômetros de Salvador.
De acordo com o coordenador de fiscalização do Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CROBA), Adalberto vai responder pelo crime de falsidade ideológica.
Os equipamentos instrumentais e materiais apreendidos no consultório estão estimados em aproximadamente R$ 20 mil. A prisão ocorreu em uma ação conjunta do CROBA com a Polícia Militar
Outros casos – Os dois homens presos em Senhor do Bonfim foram encaminhados para a delegacia da cidade no início da noite de segunda-feira (21).
Segundo informações do Croba, os dois homens presos, que têm idades de 44 e 53 anos, atuavam irregularmente em consultórios odontológicos localizados no centro do município. Durante fiscalização, o órgão relatou que os suspeitos foram flagrados com materiais de uso privativo de cirurgiões-dentistas e que juntos teriam admitido atender cerca de 15 pessoas por dia.
O Croba relata que um dos presos tinha o curso de técnico de prótese dentária, mas que “excedia os limites de atuação” ao exercer a função de cirurgião-dentista. Os suspeitos irão responder pelo crime de exercício ilegal da profissão.
Conforme o Conselho, operações de fiscalização realizadas em todo o estado, desde o início de janeiro deste ano, prenderam 14 pessoas que exerciam ilegalmente a função de dentista.