Trilhas na montanha? Saiba o que você precisa levar

Eis que aquele espírito aventureiro que todos temos dentro de nós resolveu se manifestar. E a ideia da vez é curtir uma trilha em montanha, em busca de um visual único, cachoeiras incríveis e contato próximo com a natureza. O programa é perfeito para um fim de semana entre amigos, casal ou até mesmo sozinho. Afinal, enquanto estamos sobre motos – e conhecemos os nossos próprios limites -, podemos pensar e refletir.

Acredite: trilha na montanha faz bem para o corpo e também para a alma. No entanto, é preciso se programar para que a diversão não se transforme em pesadelo. Segurança e conforto devem ser prioridades durante o planejamento. E não se esqueça de usar a vestimenta e os acessórios ideais.

Desbravar espaços pouco movimentados é realmente prazeroso. Mas é preciso ficar atento aos detalhes para evitar qualquer tipo de transtorno. Citamos a roupa de trilha, que é um item essencial, muito embora a lista seja um pouco mais ampla.

Na verdade, os itens necessários para o corpo – e os acessórios indispensáveis na mochila – vão depender de alguns fatores. Entre eles, o tempo de duração da trilha, as condições meteorológicas e o seu perfil mais ou menos aventureiro. Porém, de um modo geral, uma regra vale ouro: menos é mais.

A mochila que aparentemente não está pesada nos primeiros dez minutos pode se transformar em um transtorno após algumas horas nas costas. Por esta razão, vamos dar algumas dicas do que deve ser realmente levado. Depois o seu desafio será abrir mão de 30% destes acessórios. Foi difícil? E que tal tirar a metade?

Confira o que não pode faltar em uma trilha na montanha

  • Água: Manter o corpo hidratado é essencial para que o desafio seja concluído sem transtornos. Calcule cerca de 200 ml para cada hora de

percurso previsto. Depois, leve um pouco a mais, afinal, empecilhos podem ocorrer e atrasar o fim do passeio. Para trilhas longas, mochilas de hidratação podem ser interessantes.

  • Kit de primeiros socorros: durante a trilha, infelizmente, podemos nos machucar. E nem sempre o socorro está por perto. Por isso, produtos básicos de primeiros socorros são indispensáveis.
  • Repelente: alérgico ou não, o repelente é indispensável. Estaremos na natureza, onde o número de mosquitos e insetos esperando sangue novo é muito (muito) grande. Não é legal estar sobre a moto se coçando a todo o momento.
  • Lanterna: por mais que a trilha seja feita durante o dia, imprevistos podem acontecer. A lanterna é indispensável
  • Isqueiro ou fósforo: pela mesma razão de se levar uma lanterna. Aliás, no alto da montanha faz muito frio, mesmo em dias extremamente quentes. A umidade é mais alta e as rajadas de ventos intensas. Prato cheio para sensação térmica de valores negativos. Uma fogueira pode ser a salvação.

Muito além da mochila, utilize a ​roupa de trilha​.

Não é um acessório para ser colocado na mochila, muito embora seja um item indispensável. Você vai desejar roupas leves, de fácil absorção do suor. Por isso, nada de malhas à base de algodão. Prefira vestimentas confeccionadas com tecnologia própria, para garantir leveza e conforto. Sem contar a segurança, afinal, quedas sobre terrenos irregulares podem causar ferimentos.

Em algumas lojas na internet, é possível comprar a roupa de trilha em forma de kit, com camisa e calça. Prefira modelos feitos para atender a esta demanda

específica. Algumas possuem tratamento antibacteriano, que evita mau cheiro causado pelo suor.

Não se esqueça também das botas e das luvas para melhor segurança e conforto. Sem contar os capacetes próprios para a trilha em montanha.

Planejou? É hora de executar!

Em resumo: defina cuidadosamente a melhor roupa, se preocupe com a hidratação, o conforto e esteja preparado para imprevistos. Adquira produtos de procedência, em lojas confiáveis.

Tudo pronto? Calibre os pneus, complete o tanque de combustíveis e boa aventura!

....

COMPARTILHAR