Tudo que você precisa saber sobre os pneus estepe

O estepe é o pneu reserva do carro, usado para substituir os pneus dianteiros ou traseiros em caso de acidentes. Além de promover a segurança de motoristas e passageiros manter o estepe no carro é item obrigatório previsto em lei e pode livrar você de multa de R$127,69 e cinco pontos na CHN. Além disso, o tempo de espera para socorro é bem menor, o que reduz o perigo de mais acidentes no caso de veículos parados em vias.

Apesar de não fazer parte do Kit obrigatório o estepe gera funcionalidade aos itens do kit que contempla chave de rodas, triângulo e macaco.

Um dos maiores desafios ao ser ter um carro é saber como mantê-lo nas melhores condições possíveis para estender sua vida útil e gerar economia na troca de peças. Todas as partes de um veículo devem passar por revisão ou manutenção, inclusive os estepes, que devem ser verificados para que não ocorram problemas na hora de usá-los.

O primeiro detalhe a ser conferido no estepe é a data de validade do pneu. Por ficar guardado em local de pouca visão, a maioria das pessoas esquecem o item e na hora de utilizá-lo encontram surpresas desagradáveis. Todo pneu tem data de validade e após o vencimento pode ficar mais vulnerável a estouros e a esfarelamento da banda de rodagem devido a um ressecamento da borracha proveniente do tempo. O ressecamento do pneu pode causar derrapagem na pista. Para saber a validade do pneu procure pela inscrição na lateral do pneu que começa com DOT. As letras “SS” correspondem ao número da semana e as letras “AA” ao ano de fabricação do pneu.

Pneus devem ser trocados a cada 6 anos. Isso também vale para os estepes.

Se você não está em um bom momento financeiro existem diferentes tipos de lojas onde você consegue comprar pneus com preços bons e facilidades que não pesará seu bolso e te manterá em segurança.

Confira outras dicas podem te ajudar a manter o bom uso de seus pneus

  1. Calibre sempre que necessário todos os pneus.
  2. Faça o balanceamento periodicamente e verifique a pressão.
  3. Os acessórios que são alicerces para os pneus também devem ser checados constantemente.

Algumas lojas oferecem consultas com profissionais qualificados e com experiência no assunto que podem auxiliar você em caso de dúvidas e receios. É importante que a manutenção seja feita por quem entende do assunto, profissional ou não. Portanto, se você se sentir inseguro, procure alguém que possa ajudá-lo a manter seu carro e sua segurança a salvo.