UFBA fica em 12º lugar entre as melhores universidades do Brasil

RTEmagicC_UFBA_02.jpgUma pesquisa feita recentemente pelo grupo  grupo Quacquarelli Symonds (QS) divulgou as 22 melhores faculdades do Brasil. No ranking, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) ficou em 12º lugar, seguida da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

As melhores faculdades, de acordo com as pesquisas foram a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em primeiro, segundo e terceiro lugar respectivamente.

Para identificar as faculdades, o QS considerou a reputação da universidade entre acadêmicos, o número de professores em comparação ao de alunos e o número de pesquisas citadas em publicações de referência. Além da reputação entre empregadores, o número de alunos estrangeiros e o número de professores estrangeiros.

Em julho, um estudo feito pelo CWUR (Center for World University Rankings) destacou, entre as mil relatadas, 18 universidades brasileiras como as melhores do mundo. A Universidade Federal da Bahia (UFBA) aparece no 17º lugar nacional e na 967º posição mundial.

A Universidade de São Paulo (USP) lidera o ranking nacional e aparece na 131º posição mundial. Em seguida, a Universidade do Rio de Janeiro e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em último lugar aparece Universidade Federal do ABC (UFABC), que fica em São Paulo.

Segundo a pesquisa, a melhor faculdade do mundo seria a Harvard University. A universidade privada fica em Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos, e cuja história, influência e riqueza fazem com que ela se torne uma das mais prestigiadas universidades do mundo. (iBahia)