Universidade gaucha organiza exposição com fotos de atividades realizadas em Cansanção

fotos-070-jpg1384447771_grA exposição “Olhares do Semiárido Nordestino: Projeto Rondon – 2013 – Operação Canudos” foi aberta na noite do último dia, 13 de novembro, na Sala de Exposições Java Bonamigo, no Câmpus Ijuí da Unijuí – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A exposição segue até 29 de novembro, na Sala J1.

Na forma de documentário fotográfico, a exposição apresenta as ações de extensão desenvolvidas pela equipe da UNIJUÍ no Projeto Rondon Nacional, Operação Canudos, ocorrida no período de 11 a 27 de janeiro do ano passado. A curadoria da exposição está a cargo dos professores coordenadores do Projeto Rondon na UNIJUÍ, Paulo Ernesto Scortegagna e Leonir Terezinha Uhde. A autoria das imagens é das acadêmicas do Curso de Comunicação Social, Jornalismo, Araciele Maria Ketzer, Talita Cindrowski Mazzola e do professor Paulo Ernesto Scortegagna.

O Projeto Ações Multidisciplinares para a Construção de Soluções para o Desenvolvimento com Sustentabilidade atuou em seis povoados e na sede do município de Cansanção, na Região Nordeste da Bahia, Semiárido Brasileiro, Bioma Caatinga.

fotos-064-jpg1384447787_grO documentário reúne painéis compostos com fotografias e informações dos temas desenvolvidos nas ações/oficinas: Linguagem e Técnica Fotográfica; Agroecossistemas do Semiárido: Uso, Manejo, Conservação dos Solos e Água; Agropecuária de Subsistência do Semiárido e Segurança Alimentar; Saneamento Ambiental e Fossas Sépticas; Usos Diversos da Água, Sistemas de Captação, Armazenamento e Qualidade; Linguagem e Técnica Fotográfica: Meio Ambiente, Lixo e Reciclagem; Energia, Tecnologia, Meio Ambiente e Trabalho.

Integra a Exposição uma mostra com peças do artesanato da região de Cansanção e materiais institucionais do Projeto Rondon.

A equipe que participou das ações de extensão foi composta de 10 membros: Ana Lúcia Londero e Carlos Zandona Rupollo (Agronomia); Araciele Maria Ketzer e Talita Cindrowski Mazzola (Comunicação Social – Jornalismo), Cândida Bernardi e Geannina Terezinha dos Santos Lima (Engenharia Civil), Manoel Francisco Mendes Lassen (Biologia), Pâmela de Lima Thomé da Cruz (Medicina Veterinária), além dos professores coordenadores Paulo Ernesto Scortegagna e Leonir Terezinha Uhde.

A Sala de Exposições Java Bonamigo está localizada no Câmpus Ijuí, na Sala J1. Informações sobre a exposição e agendamento de visitas podem ser obtidos pelo telefone 55.3332.0635 ou no e-mail salajava@unijui.edu.br. A Sala de Exposições fica aberta nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 17h30, e nas terças e quintas-feiras das 19h às 22h. A entrada é franca.