Universidades estaduais da Bahia suspendem atividades por um dia

UescOs professores e servidores das universidades estaduais da Bahia suspendem as atividades durante esta quarta-feira (9). A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) aderem ao movimento.

De acordo com uma das diretoras da Associação dos Docentes da Universidade de Feira de Santana (Adufs), Ana Jaqueline Carneiro, a motivação para a paralisação é a redução do orçamento para todas as universidades do estado da Bahia. “A previsão para 2014 é que o valor seja proporcionalmente menor que 2013, o que para nós é inaceitável”, afirma.

O ato foi definido após reunião entre professores, servidores e estudantes. A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) fica fora da paralisação porque nesta quarta-feira é realizada a eleição para reitor da instituição, mas afirmou por meio de nota que apoia o movimento.

Reivindicações
Segundo a Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb), as Universidades Estaduais reivindicam desde 2010 o repasse orçamentário de no mínimo 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI), com revisão do valor a cada dois anos. A associação afirma ainda que o valor destinado às universidades não alcança 5% da RLI.

A direção da Adufs informou que uma reunião com a Coordenação de Desenvolvimento do Ensino Superior do Governo do Estado está prevista para acontecer entre os dias 24 e 28 de outubro, em Salvador.

G1/BA