Uno 2023: Histórico carro da Fiat deve voltar como SUV

Produzido no Brasil por 37 anos, o compacto Fiat Uno saiu de linha no final de dezembro, porém tudo indica que ele deve voltar em 2023 na Europa como SUV.

Suposto Fiat Uno SUV camuflado

Flagras recentes levam a crer que o icônico carro da Fiat está de volta. Não surpreende, é possível que a montadora um SUV urbano muito especial, isso significaria o retorno do Fiat Uno em versão SUV ao mercado.

Agora que a marca italiana está se juntando a uma gigante automotiva como a Stellantis, é natural usar sinergias para construir carros com os menores custos de desenvolvimento possíveis. O SUV alpino baseado no Opel Mokka usa a plataforma CMP.

Na verdade, o carro camuflado parece uma unidade de um modelo alemão ligeiramente modificado, mas mantém algumas peças originais, como os faróis e o piloto, bem como a linha de cintura alta.

Projeção Design Kleber Silva / Fiat Uno SUV

Vale lembrar que a Fiat já tem o 500X baseado no sucesso 500, mas várias marcas já possuem dois SUVs urbanos em sua gama. A Opel também vende Mokka e Crossland, e a Hyundai também vende KONA e Bayon.

Se o retorno do Fiat Uno for confirmado, significaria que ele se juntaria a uma longa lista de pequenos SUVs com esta arquitetura CMP, na qual o Peugeot 2008 e o DS 3 CROSSBACK também estão localizados.

Projeção Design Kleber Silva / Fiat Uno SUV

Normalmente, também compartilha motores a gasolina de 110 e 130 cv da linha PureTech, além de um turbodiesel alternativo de 130 cv e uma variante elétrica de 136 cv e uma faixa de cerca de 320 quilômetros.

Como o carro está em fase inicial de desenvolvimento, o Fiat Uno só aparecerá em 2023. De qualquer forma, teremos que esperar um pouco mais para saber se o carro camuflado realmente “vai” para a Fiat.

Do ponto de vista do marketing, é sempre uma boa ideia resgatar um nome mítico da indústria automotiva.

Fontes: CarPix e Mundo Fixa

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.