Uno 2023? icônico carro da Fiat deve voltar como SUV

Produzido no Brasil por 37 anos, o compacto Fiat Uno saiu de linha no final de dezembro, porém tudo indica que ele deve voltar em 2023 na Europa como SUV.

Flagras recentes levam a crer que o icônico carro da Fiat está de volta. Não surpreende, é possível que a montadora um SUV urbano muito especial, isso significaria o retorno do Fiat Uno em versão SUV ao mercado.

Suposto Fiat Uno SUV camuflado

Agora que a marca italiana está se juntando a uma gigante automotiva como a Stellantis, é natural usar sinergias para construir carros com os menores custos de desenvolvimento possíveis. O SUV alpino baseado no Opel Mokka usa a plataforma CMP.

Na verdade, o carro camuflado parece uma unidade de um modelo alemão ligeiramente modificado, mas mantém algumas peças originais, como os faróis e o piloto, bem como a linha de cintura alta.

Projeção Design Kleber Silva / Fiat Uno SUV

Vale lembrar que a Fiat já tem o 500X baseado no sucesso 500, mas várias marcas já possuem dois SUVs urbanos em sua gama. A Opel também vende Mokka e Crossland, e a Hyundai também vende KONA e Bayon.

Se o retorno do Fiat Uno for confirmado, significaria que ele se juntaria a uma longa lista de pequenos SUVs com esta arquitetura CMP, na qual o Peugeot 2008 e o DS 3 CROSSBACK também estão localizados.

Projeção Design Kleber Silva / Fiat Uno SUV

Normalmente, também compartilha motores a gasolina de 110 e 130 cv da linha PureTech, além de um turbodiesel alternativo de 130 cv e uma variante elétrica de 136 cv e uma faixa de cerca de 320 quilômetros.

Como o carro está em fase inicial de desenvolvimento, o Fiat Uno só aparecerá em 2023. De qualquer forma, teremos que esperar um pouco mais para saber se o carro camuflado realmente “vai” para a Fiat.

Do ponto de vista do marketing, é sempre uma boa ideia resgatar um nome mítico da indústria automotiva.

Fontes: CarPix e Mundo Fixa

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.