Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram LinkedIn WhatsApp
    Portal de NotíciasPortal de Notícias
    Fale Conosco
    • Home
    • Brasil
    • Carros
    • Variedades
    • Economia
    • Entretenimento
    • Saúde & Bem Estar
    Portal de NotíciasPortal de Notícias
    Home»Vando parabeniza Cansanção e resgata história de fundação da cidade

    Vando parabeniza Cansanção e resgata história de fundação da cidade

    Por Gabriel Araújo8 de agosto de 2013
    Facebook Twitter WhatsApp

    vandoO aniversário de 55 anos de emancipação política do município de Cansanção que acontece no próximo dia 12 de junho, foi registrado nos anais da Assembleia Legislativa pelo deputado Vando (PSC). Em moção de congratulações apresentada à Mesa Diretora da Casa, o parlamentar resgatou a história de fundação da cidade, que faz divisa com os municípios de Quijingue Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Itiúba, Araci, Quijingue e Santa Luz.

    De acordo com as informações de Vando, o nome Cansanção foi dado em decorrência de haver na região muitos arbustos urticários com esta denominação. “Em 1896 a localidade já contava com oito casas, servindo naquela época para descanso das Tropas Federais que vinham de Queimadas em direção a Monte Santo para combater os jagunços de Antonio Conselheiro, em Canudos”, contou o deputado.

    Vando revelou que os moradores de Cansanção e adjacências viviam do trabalho braçal, na cultura da mandioca, feijão e milho, cuidando ainda dos pequenos rebanhos de gado e outros tipos de criação. “Graças ao dinamismo de seus moradores, o arraial teve amplo progresso e em 1920 já era um povoado com 25 casas e uma capela, construída naquele ano pelo mestre Quinto”, complementou o parlamentar.Ainda segundo ele, em 1933 o povoado foi elevado à categoria da Vila, pertencente ao município de Monte Santo. A emancipação de Cansanção aconteceu em 1954, havendo no mesmo ano eleição municipal, sendo escolhido o primeiro prefeito, João Andrade.

    Fonte: ASCOM deputado Vando (PSC)

    Gabriel Araújo
    • Facebook
    • Instagram
    • LinkedIn

    Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.

    • Posts Recentes
    23 de setembro de 2023

    Pedreiro baiano usa motor de Fusca para construir helicóptero dos sonhos

    18 de setembro de 2023

    Geladeira resfriar para Caminhoneiros: Mantendo a Refeição Fresca na Estrada

    14 de setembro de 2023

    Diferentes modelos de meia infantil

    12 de setembro de 2023

    A Regra é Clara: Jogos Divertem, Mas Quem Aposta Sem Ler os Termos Pode Acabar no Prejuízo

    Portal de Notícias
    • Política de Privacidade
    • Termos de Uso
    © 2023 Portal de Notícias - Todos os direitos reservados

    Digite e pressione Enter para Pesquisar. Ou Esc para cancelar.