Vando parabeniza Cansanção e resgata história de fundação da cidade

    vandoO aniversário de 55 anos de emancipação política do município de Cansanção que acontece no próximo dia 12 de junho, foi registrado nos anais da Assembleia Legislativa pelo deputado Vando (PSC). Em moção de congratulações apresentada à Mesa Diretora da Casa, o parlamentar resgatou a história de fundação da cidade, que faz divisa com os municípios de Quijingue Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Itiúba, Araci, Quijingue e Santa Luz.

    De acordo com as informações de Vando, o nome Cansanção foi dado em decorrência de haver na região muitos arbustos urticários com esta denominação. “Em 1896 a localidade já contava com oito casas, servindo naquela época para descanso das Tropas Federais que vinham de Queimadas em direção a Monte Santo para combater os jagunços de Antonio Conselheiro, em Canudos”, contou o deputado.

    Vando revelou que os moradores de Cansanção e adjacências viviam do trabalho braçal, na cultura da mandioca, feijão e milho, cuidando ainda dos pequenos rebanhos de gado e outros tipos de criação. “Graças ao dinamismo de seus moradores, o arraial teve amplo progresso e em 1920 já era um povoado com 25 casas e uma capela, construída naquele ano pelo mestre Quinto”, complementou o parlamentar.Ainda segundo ele, em 1933 o povoado foi elevado à categoria da Vila, pertencente ao município de Monte Santo. A emancipação de Cansanção aconteceu em 1954, havendo no mesmo ano eleição municipal, sendo escolhido o primeiro prefeito, João Andrade.

    Fonte: ASCOM deputado Vando (PSC)