Veja dicas para fazer uma mudança internacional com tranquilidade

Em meio a grave crise econômica que assola o Brasil, cada vez mais pessoas estão vendendo tudo, fazendo as malas e indo para o aeroporto com apenas a passagem de ida. O número de pessoas que estão saindo do país abruptamente cresce progressivamente.

De acordo com a Receita Federal, só em 2016, pouco mais de 18,5 mil brasileiros decidiram deixar o país sem previsão de retorno. Ainda segundo o órgão, esse número representa mais do que o dobro dos quase 8 mil que foram viver no exterior no ano de 2011.

Tomar a decisão de deixar para trás família, emprego e todas as pessoas do seu convívio não é uma tarefa fácil. É preciso muita coragem, planejamento e paciência para encarar e conseguir organizar todo o processo de uma mudança internacional, por isso, estar atento a alguns detalhes para que tudo transcorra como o previsto é extremamente fundamental.

O primeiro passo é escolher a empresa que fará a sua mudança para o país de destino. Essa seleção precisa ser feita com cautela. Você precisará dar informações sobre origem, destino, data prevista para a viagem e lista dos bens que deseja transportar. É imprescindível avaliar todos os detalhes do orçamento para ter certeza de qual empresa te atenderá melhor.

Outra questão importante é avaliar o melhor custo benefício em relação ao meio de transporte que transportará os seus bens, seja ele marítimo, terrestre ou aéreo. Dependendo da acessibilidade disponível, é possível realizar transportes em caminhões, navios, aviões e trens.

Caso haja muitas opções, verifique e compare as diferentes tarifas e detalhes do serviço, como impostos, avaliando sempre a presteza e os limites de espaço. Somente assim será possível identificar qual é a opção mais eficiente, com a melhor relação de custo-benefício.

Não deixe de se atentar para o fato de que os seus pertences ficarão muito tempo em caixas e serão manuseados por várias pessoas, logo, devem estar cuidadosamente embalados e acomodados, pois em alguns casos, uma mudança internacional pode envolver, ainda, trocas de containers.

Não deixe de ter uma lista com todos os itens transportados e separados por caixa. Na hora de embalar suas coisas, tenha muita atenção para não errar com o conteúdo das mesmas, estipulando um valor total para os produtos.

Os trâmites na hora de realizar uma mudança internacional podem ser complicados e burocráticos. Por isso, o mais indicado é prepará-los com tempo. A empresa de mudança internacional escolhida deve ter experiência comprovada em realizar esse tipo de serviço, oferecendo toda a informação e estrutura necessárias. Prefira aquelas que, além do transporte, estejam preparadas para oferecer assessoria legal sobre a entrada de cargas em diferentes países.