Vereador de Euclides defende compra de sementes para tornar o mercado mais justo e fortalecer a agricultura familiar

claudio-limaEm Sessão Ordinária realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Euclides da Cunha, o vereador Cláudio Lima fez indicação para a necessidade urgente de aquisição de sementes pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), em Euclides da Cunha – BA.

A proposição foi aprovada por todos os vereadores, no sentido de que a Conab, interceda na aquisição de sementes de feijão, pois o município é um grande produtor nacional de feijão em regime de sequeiro.

Nesse momento, nossos produtores rurais já estão em fase final da colheita dessa semente, com expectativa de boa produção. Porém, o preço pela saca de 60kg está bem abaixo do esperado, ficando inferior ao preço de custo da produção. A compra dessas sementes pode tornar esse mercado mais justo e fortalecer a agricultura familiar

Segundo Cláudio Lima, “alguns produtores alegam que o custo de produção por saca de feijão está em torno de R$ 50,00 e a intervenção da Conab irá proporcionar um preço justo de mercado para nossos produtores, contribuindo para que os mesmos não tenham prejuízos e continuem encorajados para realizarem a cultura desta semente. Portanto, os pequenos e médios agricultores e agricultores familiares necessitam com urgência da intervenção da Conab para garantir o preço mínimo estabelecido pelo governo federal, que é de R$ 95,00 a saca”. Esse preço é quase o dobro do atual valor de comercializada da saca de feijão na cidade de Eucldies da Cunha. “Anseio que a Conab realize a aquisição de milhares de sacas, fazendo com que os recursos circulem por aqui mesmo, potencializando a economia local”, acrescenta o vereador.

A boa noticia é que os representantes da Conab, do Estado da Bahia, já garantiram presença na reunião com os produtores de nosso município para discutirem as regras para a classificação e compra das sementes. A reunião acontecerá no dia 12 de setembro (turno matutino), no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Euclides da Cunha.

Ascom – Cláudio Lima