Versão do Toyota Supra GR 2024 impressiona por imponência de design

Interior do Toyota Supra

Lançado no final da década de 1970, o Toyota Supra se tornou um ícone da cultura de carros JDM para muitos apaixonados por automóveis. Ele também se tornou um assunto controverso entre os fãs mais recentemente.

Toyota Supra (Foto: Evrim Ozgun)

O A40/50 original era mais parecido com um Toyota Celica liftback maior do que qualquer outro modelo, enquanto a segunda geração (A60) começou a se destacar com uma frente diferente e faróis pop-up populares na época. A partir da terceira iteração (A70) lançada em 1986, o Supra se tornou totalmente independente do Celica e se estabeleceu como um carro esportivo de sucesso.

É assim que chegamos à icônica quarta geração do A80, lançada em 1993, que estabeleceu o Supra como um ícone da modificação de carros JDM da Toyota. Curiosamente, a quinta geração, lançada em 2019, optou por se distanciar radicalmente do passado e agora o J29/DB GR Supra é fabricado em conjunto com o BMW Z4 na fábrica da Magna Steyr em Graz, na Áustria, ao lado do roadster bávaro.

Toyota Supra (Foto: Evrim Ozgun)

De acordo com o Auto Evolution, o lançamento da quinta geração do Supra foi controversa entre os fãs devotados da quarta geração (A80). No entanto, ao invés de ficar irritados com o novo Supra, os fãs do estilo JDM de carros esportivos devem se concentrar em enfrentar o novo Nissan Z 2023. Alguns podem achar que atualizações também são necessárias, especialmente porque o acabamento A91-MT, que oferece uma opção de transmissão manual, é mais caro (US $ 58.845) do que o Z, que oferece essa opção pelo mesmo preço da versão de entrada com transmissão automática de nove velocidades (US $ 39.990).
Toyota Supra (Foto: Evrim Ozgun)

Provavelmente alguns fãs do Supra sentiram a vontade de fazer suas próprias modificações ou ajustes. Isso é exatamente o que o designer automotivo turco Evrim Ozgun fez quando decidiu criar uma versão atualizada e ajustada do Supra com design Euro-JDM, utilizando as ferramentas de criação de conteúdo digital para carros.

O designer automotivo turco Evrim Ozgun criou uma versão atualizada e ajustada do Toyota GR Supra com um widebody sutil, completamente remodelado e com design Euro-JDM. O carro hipotético é apresentado tanto em um ambiente de estúdio CGI quanto em cenários do mundo real, e está disponível nas cores cinza sutil e marrom elegante. Ele se junta a outras criações de Ozgun, como o Ford Mustang Shelby GT500 ajustado, o Dodge Challenger SRT modificado, o icônico R34 Nissan Skyline GT-R de 2024 e o Chevy Camaro ZL1 de próxima geração de 2024.

Características do Toyota Supra

O Toyota Supra é um carro esportivo com linhas musculosas e uma arquitetura tradicional, que infelizmente ainda não está disponível no Brasil, mas é vendido na Argentina.

O Supra 2023 é uma máquina super potente e dinâmica, com um motor de seis cilindros em linha, 3.0 Twin-Scroll Turbo de 382 cv, torque de 50,87 Kgfm e câmbio automático ZF de oito marchas. Além disso, a distribuição de peso igualmente dividida entre os eixos e a tração traseira contribuem para um excelente equilíbrio dinâmico. Ele é capaz de atingir uma velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente, e acelerar de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos.

As rodas forjadas de 19 polegadas de série do Toyota Supra, com pneus Michelin Pilot Super Sport 255/34 na dianteira e 275/35 na traseira, e as pinças de quatro pistões da Brembo, devem fornecer uma aderência excepcional e uma excelente frenagem. Esses componentes de alta qualidade devem ajudar a maximizar o desempenho do carro em condições de alta velocidade e em curvas.

O carro carrega características tecnológicas e de conveniência de alta qualidade, como bancos esportivos tipo concha revestidos em Alcantara com suporte aprimorado para o corpo em curvas mais acentuadas, um Head-Up Display que projeta informações de direção e navegação no para-brisa, duas opções de tamanho de central multimídia (6,5 polegadas e 8,8 polegadas), um sistema de som premium JBL com 12 alto-falantes, Cruise Control adaptativo com stop/start, bancos reguláveis eletricamente com funções de memória e um Head-Up Display.

Toyota Supra (Foto: Evrim Ozgun)
Toyota Supra (Foto: Evrim Ozgun)
Toyota Supra (Foto: Evrim Ozgun)
Toyota Supra (Foto: Evrim Ozgun)
Toyota Supra (Foto: Evrim Ozgun)
Toyota Supra (Foto: Evrim Ozgun)
Toyota Supra (Foto: Evrim Ozgun)
Toyota Supra (Foto: Evrim Ozgun)
Toyota Supra (Foto: Evrim Ozgun)
Interior do Toyota Supra / Foto reprodução
Toyota Supra (Foto: Evrim Ozgun)

 

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.