Vulcão capaz de devastar costa da Bahia com grande tsunami entra em estado de alerta

O Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico das Ilhas Canárias (Pevolca) emitiu um alerta nesta quarta-feira (15/9) informando que o vulcão La Cumbre Vieja, situado em La Palma, entrou em estado de alerta de erupção.

csm tsunami canarias ceaa4d04bc
Foto reprodução

Segundo o documento, 397 tremores já foram detectados num intervalo de 72 horas, causando o sinal amarelo para risco de erupção. Na prática, o sinal amarelo é o segundo na escala de quatro níveis. A magnitude desses terremotos têm aumentado progressivamente, passando de 2mbLg, para 2,9 mblg para 3mbLg. O ponto alto atingiu 3,4 mbLg.

Este é o vulcão que apresenta maior risco para o Brasil. Em apenas seis horas de erupção, as ondas causadas por seu tsunami seriam capazes de destruir toda a Cidade Baixa de Salvador. O Mercado Modelo ficaria quase submerso e apenas as áreas da Cidade Alta ou de morros, como Brotas, passariam ilesas.

O La Cumbre Vieja, que havia entrado em erupção pela última vez em 1971, tem um escudo de 2.426 metros de altitude. Entretanto, segundo o portal MetSul Meteorologia, caso entre em erupção, o fenômeno pode gerar um tsunami capaz de atingir todo o litoral  brasileiro, além de outros paises banhados pelo Oceano Atlântico.

Dados compartilhados nesta quarta pelo Instituto Geográfico Nacional da Espanha apontam que o vulcão magma estaria se infiltrando em um reservatório abaixo do vulcão. Além disso, os gases Hélio 3 emitidos já são os maiores observados nos últimos 30 anos. A recomendação é que a população fique atenta aos alertas da Defesa Civil.

A possibilidade ainda é considerada remota, porém real e digna de atenção. Existem quatro níveis de alerta para uma erupção vulcânica, e o Cumbre Vieja ainda está no 2. Nele, a população é orientada para que fique atenta e vigilante ao monitoramento da atividade vulcânica e sísmica.

Fontes: Correio24Horas e AratuON