VW Brasil integra fóruns em prol da equidade de gerações e PcDs

A Volkswagen do Brasil tornou-se pioneira na indústria automotiva ao aderir ao Fórum Gerações e Futuro do Trabalho, um ambiente dedicado à resolução de desafios geracionais no contexto corporativo. Durante o mesmo evento, a empresa também assinou sua participação na REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social), reforçando o compromisso em criar um ambiente de negócios mais inclusivo para impactar positivamente a vida das pessoas com deficiência.

Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, assina adesões ao Fórum Gerações e Futuro do Trabalho e à REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social)

Essas adesões foram oficializadas em uma cerimônia realizada na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), e contaram com a presença do CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, do vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul, Douglas Pereira, representantes dos movimentos e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, além de colaboradores participantes dos cinco grupos de diálogo da empresa focados em ações de Diversidade & Inclusão, abrangendo questões geracionais, pessoas com deficiência, equidade de gênero, raça & etnias e a comunidade LGBTI+.

Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, expressou o orgulho da empresa em liderar a adesão ao Fórum Gerações e Futuro do Trabalho, assim como à REIS, ressaltando que essas ações reforçam o compromisso da Volkswagen com as cinco prioridades de sua estratégia de Diversidade & Inclusão. A empresa já havia se unido, em 2023, ao Movimento Mulher 360, à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, mantendo uma agenda ativa e em constante evolução para promover uma cultura empresarial mais humana, diversificada, inclusiva e centrada nas pessoas, impactando não apenas seus parceiros de negócios, mas também a sociedade em geral.

Douglas Pereira, vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul, enfatizou que a Diversidade & Inclusão é uma prioridade central na estratégia da empresa, e as adesões aos fóruns relacionados aos temas dos grupos de diálogo (gerações, pessoas com deficiência, equidade de gênero, raça & etnias e LGBTI+) refletem o compromisso da Volkswagen em acelerar sua transformação. Isso é respaldado por um modelo de governança robusto que coloca as pessoas no cerne de todas as ações da empresa.

Karine Wohlke, Ana Claudia Banin, Ricardo Sales, Douglas Pereira, Cristina Cestari, Ivone Santana, Ciro Possobom (CEO da Volkswagen do Brasil), Charles Aurélio de Jesus Lima e Guilherme Nascimento.

A Diversidade & Inclusão é um alicerce estratégico fundamental na atuação da Volkswagen do Brasil, refletido em uma série de ações concretas. Desde 2022, a empresa tem concentrado esforços em uma robusta governança corporativa, incluindo um Comitê de Diversidade composto por membros do Comitê Executivo, centrado na promoção da diversidade, equidade e inclusão.

Essa estratégia é impulsionada por grupos de diálogo formados por colaboradores, direcionados a cinco pilares fundamentais: gerações, pessoas com deficiência, equidade de gênero, raça & etnias e a comunidade LGBTI+. Esses grupos executam uma gama de iniciativas que envolvem comunicação, treinamentos, formulação de políticas internas e ações sociais coordenadas pela área de Diversidade & Inclusão.

A Volkswagen do Brasil realizou, em 2022, seu 1º Censo da Diversidade, uma pesquisa voluntária e confidencial, com o intuito de mapear o perfil dos colaboradores, proporcionando insights para a implementação de ações direcionadas e a criação de um ambiente de trabalho ainda mais inclusivo.

Outro destaque são as edições anuais da Semana da Diversidade & Inclusão, que já alcançou sua 4ª edição, reunindo colaboradores da Volkswagen do Brasil e Argentina em atividades de conscientização, como webinars, atividades interativas e conteúdos especializados.

A empresa reforça seu compromisso com a diversidade em seus processos seletivos, incluindo estágios e programas de trainee, ao oferecer oportunidades afirmativas para diversos públicos. Além disso, a Volkswagen estabeleceu metas e iniciativas que corroboram esse compromisso com a Diversidade & Inclusão.

Em particular, no âmbito de equidade de gênero, a Volkswagen estabeleceu a meta corporativa de aumentar significativamente a presença de mulheres em cargos de liderança até 2025. Além disso, a empresa foi pioneira no setor automotivo nacional ao fechar um acordo para captação de dívida bancária, em 2022, através de Sustainable-Linked Loan (título de dívida sustentável) associado a compromissos ESG (Ambiental, Social e Governança) por meio de Notas de Crédito à Exportação (NCE). Essas ações ressaltam o comprometimento da Volkswagen com práticas financeiras sustentáveis e socialmente responsáveis.

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.