Zezéu Ribeiro anuncia que não concorrerá a cargos ano que vem

zezeuO deputado federal Zezéu Ribeiro (PT) já decidiu: ano que vem não sairá candidato a nenhum cargo e tampouco tentará renovar seu mandato. Segundo ele, é chegado o momento de deixar vagas abertas para os novos entes políticos baianos a contribuir no parlamento. A revelação, dada em entrevista ao jornal A Tarde, vem a calhar diante de especulações que já passeavam os bastidores políticos baianos.

Segundo os comentários, Zezéu já estava articulando há algum tempo sua nomeação como novo conselheiro do tribunal de Contas do Estado (TCE). A informação começou a ganhar ainda mais força após a morte do ex-conselheiro França Teixeira, ocorrida em julho último. Com a vaga em aberto, só bastaria o final da articulação junto ao governo para assegurar a continuidade da vida política de Zezéu, mas longe da atuação em mandatos.

Um dos quadros históricos mais destacados do PT, Zezéu tem grande trajetória em quase todas as esferas eletivas no estado. Foi presidente do PT por 5 anos, integrante da Executiva Estadual por 11, três mandatos de vereador e outros três como deputado federal. Já disputou o Governo do Estado e também o Senado.

Entretanto, Zezéu revelou também que há outras possibilidades para a sua vida além do TCE. Segundo ele, duas instituições internacionais estão na sua mira. “Uma é a integração sul-americana (no Parlasul, o parlamento do Mercosul), mas é uma possibilidade que não está efetivamente construída. Outra é o Habita, instituto da ONU para trabalhar na construção de cidades democráticas, com serviços coletivos e habitação de qualidade”, revelou ao A Tarde.