BLOGS DEUSIMAR DAS ABELHAS COMPARTILHANDO E COMPLEMENTANDO MENSAGENS EXTREMAMENTE REFLEXIVAS DO DR. LOIOLA DE TAUÁ NO CEARÁ

By deusimar, 23/07/2014 1:18 am
  •  

    Luciano e Deusimar Loiola adicionaram uma nova foto.
     

    BOM DIA!!!

     

    • Jose Deusimar Loiola Gonçalves Magnífico Dr. Luciano, este seu scrap extremamente  reflexivo. Não poderia ter vindo de uma outra pessoa, que não fosse de nossa fantástica família Loiola. Minha guerreira(eternas saudades),apesar de ter sido semi analfabeta funcional em função do atraso daquela época, foi uma Loiola arretada,e me dizia sempre: olhe meu filho!! procure estudar e ser alguém na vida, porque você já conta com mais de 50% de vantagem, que é o bom nível de inteligencia dos Loiolas,que quando é pra nascer burro, nasce morto, ou nem chega a nascer direito!! …morre no feto da própria mama..Visite os blogs de seu blogueiro, que também é Loiola clicando aqui:(www.portaldenoticias.net/deusimar), e veja  lá o compartilhamento de seu scrap. Muito Obrigado..Por ter acionado de forma exagerada essa poderosa arma da sinceridade em grande parte de minha vida pregressa, não tenho mais o mesmo número de pessoas que estavam próximas à minha pessoa, mas fica evidenciado o que diz o trecho da oração: Livrai-nos do mal, amém.
      :José Deusimar Loiola Gonçalves
      Apicultor Meliponicultor, Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo.
      (75) 9131-0784/ 9998-0025 Nos visite, e muito obrigado!!
    • COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS:

BLOGS DEUSIMAR DAS ABELHAS DIVULGANDO TRABALHO EXITOSO DO BOM COMPANHEIRO GERENTE REGIONAL DA EBDA DE IRECE.

By deusimar, 22/07/2014 9:48 pm

 

 

 

 

 

 

 

Olá leitores amigos de nossos Blogs!!

Este blogueiro amigo de vocês participou ativamente da XV-Expo-Irecê-2013 e viu de perto e está confirmando de certo aqui e agora,este trabalho exitoso do professor agro ecológico de nossa velha, e sempre operosa EBDA, Edvlado dos Santos Reinaldo Filho.

Leiam na íntegra a matéria abaixo,sobre as atividades agroecológicas desenvolvidas pela EBDA-Regional de Irecê.

Em nome de nossos(as) leitores(as), fica aqui registrado os parabéns de nossos blogs ao renomado mestre agroecológico e toda sua equipe de trabalho.

CONTRIBUIÇÃO  E COMPLEMENTOS DE:

José Deusimar Loiola Gonçalves

Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comunicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
(75) 9131-0784/ 9998-0025

 

Feira Agroecológica estimula o consumo de alimentos saudáveis no município de Central.

Feira Agroecológica estimula o consumo de alimentos saudáveis no município de Central

Os agricultores familiares da Associação Beneficente de Palmeiras (ABP), no município de Central, ganharam um espaço exclusivo para comercializar seus produtos na tradicional feira municipal. A iniciativa é da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), que cedeu uma área do escritório local para a realização da Feira Agroecológica. O espaço, composto por 10 barracas, oferece alimentos saudáveis totalmente livres de agrotóxicos. A feira será inaugurada neste sábado (19/07), às 7h30, e funcionará todos os sábados.
A presidente da Associação, Verônica Tereza Tarrão, destaca que a feira foi criada para divulgar os benefícios do consumo de produtos orgânicos para a saúde, desenvolver a economia local e incentivar outros produtores a seguirem o mesmo caminho. “Após colocarem em prática as orientações técnicas da EBDA, os agricultores conseguiram duplicar a produtividade ao ponto de poder oferecer os alimentos em feira livre e para a alimentação escolar”.
Segundo Verônica, aproximadamente 3.500 alunos de 45 escolas públicas do município são beneficiados com produtos produzidos pela comunidade. A ação que tem o incentivo da EBDA, é desenvolvida em parceria com a prefeitura local, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Governo Federal.
Capacitação - Os agricultores familiares foram capacitados para produzirem de forma sustentável através de um curso de agroecologia promovido pela gerência regional da EBDA de Irecê. O gerente regional, Edvaldo Reinaldo, conta que já existia por parte dos agricultores da comunidade, a vontade de implantar a prática agroecológica, o que facilitou o desenvolvimento do curso ministrado por ele.  “Hoje, a atividade é principal fonte de renda dos associados”.
A feira, que conta com o apoio da prefeitura municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Central, éfruto de ações da EBDA voltadas para o desenvolvimento de atividades agropecuárias de base agroecológica. “Trata-se de uma experiência exitosa com a valorização do conhecimento do agricultor”, ressalta Edvaldo Reinaldo, que também explica que o novo espaço tem o objetivo de melhorar a comercialização dos produtos orgânicos da agricultura familiar.

CONTRIBUIÇÃO DE: Caixa de e-mail do Gerente Regional da EBDA de Irecê.

COLABORAÇÃO DOS:

QUEM VAI PAGAR A CONTA?MAIS UM ARTIGO DO BOM COMPANHEIRO AGENOR FRANCISCO DOS SANTOS.

By deusimar, 20/07/2014 9:21 pm

QUEM VAI PAGAR A CONTA?

@@@@ 3@@@

É comum se dizer que “depois da tempestade vem a bonança”, afirmativa quase sempre verdadeira. É muito difícil, contudo, que os males produzidos sejam imediatamente esquecidos ou superadas as sequelas deixadas, principalmente quando entre as vítimas alcançadas pela tragédia se encontram crianças envolvidas. Os adultos, mais calejados com o sofrimento na luta pela vida, sentem, esbravejam, explodem a sua indignação de várias formas, mas, depois, superam com galhardia essas decepções. No dia do trágico jogo Brasil x Alemanha, a cada gol tomado todos viram que as câmaras eram focalizadas nas crianças que choravam entristecidas no estádio e cujas lágrimas rolavam tristemente em suas faces. Como era difícil aos pais explicarem a humilhação que estava acontecendo em campo! Era como se alguém tivesse o compromisso de escrever uma história e de repente mudou o seu curso, inexplicavelmente! Não somente nos estádios isso aconteceu, pois em cada lar onde filhos e netos se espalhavam pelas salas, devidamente ornamentados com as cores da pátria na espera ansiosa da festa final, envoltos em bandeiras e comendo pipocas alegremente, subitamente os soluços de um choro triste transformaram o ambiente doméstico, anunciando que o sonho acabou! Pela segunda vez em casa, e agora no Mineirazo! Só mudou o algoz, até mesmo para dar um descanso ao Uruguai e seu jogador Ghiggia!

Após o impacto inicial e a tentativa de superação da catástrofe, vêm as explicações nem sempre muito aceitáveis ou compreensíveis. Uma reformulação geral, profunda e profissional terá de ser feita, mas não será completa se não atingir o modelo de gestão vigente na Confederação Brasileira de Futebol, cujos presidentes, desde o tempo do Sr. João Havelange, a administram como se fosse um feudo ou Capitania Hereditária.

Em meio a todas as expectativas positivas e negativas que envolveram a realização da segunda Copa do Mundo no Brasil, principalmente em decorrência do visível descaso no cumprimento do cronograma de obras dos Estádios (exceção para a Arena Fonte Nova, que foi a primeira concluída), reforma dos Aeroportos e obras de mobilidade urbana nos acessos às Arenas, restou-nos um grande consolo: as torcidas brasileiras em todos os estádios surpreenderam pelo exemplo de comportamento e disciplina; a alegria, a atenção e a cordialidade no trato do brasileiro conquistaram os visitantes de forma apaixonante. O conjunto dessas boas qualidades do povo fez a FIFA relevar os atrasos e maquiagem de algumas obras, e o turista nem deu importância ao fato dos aeroportos estarem com tapumes de obras ainda não concluídas (Salvador, Brasília e Rio de Janeiro, por exemplo). Além de assistirem aos jogos de suas seleções, imaginem o que mais queriam os gringos que aqui estiveram, senão o total envolvimento com a alegria festiva dos brasileiros! Em complemento, a FIFA realizou os FANS FESTs em todas as cidades-sede de jogos, ideia lançada a partir da Copa da Alemanha em 2006, o que mantém a torcida envolvida e ocupada antes, durante (com a transmissão dos jogos) e depois dos jogos, com os muitos shows apresentados! Como resultado desse calor humano fora de série, a empolgação de dirigentes e torcedores visitantes conduziu à afirmação de que essa foi a “melhor copa dos últimos tempos”. E sem dúvida alguma, o grande mérito deve ser atribuído ao povo brasileiro, que entendeu ser a ideia da Copa um fato definitivo e irreversível e, se não podia ajudar, também não iria atrapalhar!

Como na última crônica foi feita uma reflexão sobre algumas lições básicas deixadas pela Copa, recebi alguns e-mails e o Blog também alguns comentários, em que os leitores reconheciam a verdade sobre alguns legados deixados, mas apresentavam uma desafiadora e intrigante indagação, cuja resposta nenhuma autoridade brasileira até agora se dignou em apresentar à nação: “quem vai pagar a conta?”. Os comentaristas econômicos traçaram uma preocupante análise comparativa na última semana, em que no contexto da América Latina o Brasil apenas supera a Argentina que vem atravessando uma grave crise já de algum tempo. Os juros de 11% (taxa SELIC) são os mais altos, a inflação de 6,5% supera a meta de 4,5% do próprio governo e o índice de crescimento de 1,05% é dos mais baixos.

A tudo isso, adicione-se que estamos em ano eleitoral, cujo custo elevado recairá nos cofres públicos e as obras destinadas às Olimpíadas de 2016 estão com atraso e vão reclamar altos investimentos. Diante desse cenário, é inquietante não pensar que a solução mágica possa surgir na calada da noite através de uma Medida Provisória Tributária capaz de gerar a receita salvadora e assim dando a definitiva resposta ao principal questionamento Pós-Copa: “quem vai pagar a conta?”. Se confirmada essa expectativa, a grande vítima será o cidadão brasileiro, cuja frustração terá o efeito doloroso de uma penalidade máxima aos 30 minutos da prorrogação!…

AgenorAutor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Salvador-BA.

Blog do Florisvaldo – 20/07/2014

Florisvaldo Ferreira dos Santos

Consultor de Seguros e Benefícios

 

Caríssimo Agenor Francisco dos Santos!!

Não poderia,  além de cumprir o ritual de editar mais um brilhante trabalho do menestrel do Vaza Barris(plagiando as palavras do primo amigo BBG da Mata Virgem), deixar de com sua permissão complementar este abalizado e  oportuno artigo,inclusive, com enfase no parágrafo de sua alfinetada á nossa CBF-Confederação Brasileira de Futebol, que nesses últimos anos vem  envolvida no mais alto jogo da corrupção, defendendo o capitalismo, e  roubando pouco a pouco o patriotismo de nós, os torcedores(as) brasileiros(as). Please.!!por favore!!! dê uma apreciada neste recente post extraído dos blogs(www.portaldenoticias.net/deusimar  www.montesanto.net) deste seu modesto editor.

Parabéns!! Parabéns!! Parabéns!!

 

 

 

Depois de ter baixado a poeira, este blogueiro de vocês aproveita o ensejo, para postar este scrap que vai esclarecer, a nós,os torcedores(as) brasileiros(as),  porque o HEXA engasgou mais uma vez. Não precisamos entrar em detalhes para compreendermos e entendermos, porque foi esta empresa verde e amarela(CBF), na parceria forte com a maior instituição do futebol mundial(FIFA),um tanto quanto duvidosa, que acabaram tirando pouco a pouco o nosso patriotismo de outrora, e até a paixão pela nossa seleção brasileira.

Extremamente lamentável!!

 

Boa Noite!!

Contribuição de:

José Deusimar Loiola Gonçalves

Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comunicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
(75) 9131-0784/ 9998-0025

COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS:

Compartilhar no Facebook

 

BLOGS DEUSIMAR DAS ABELHAS COMPLEMENTANDO E COMPARTILHANDO SCRAP EXTRAÍDO DO FACE DO AMBIENTALISTA ÁUREO DOURADO.

By deusimar, 20/07/2014 2:10 am

 

Apis mellifera coletando pólen!

 

Apis mellifera coletando pólen!
·
  • 3 pessoas curtiram isso.
  • Jose Deusimar Loiola Gonçalves E ao mesmo tempo sugando com o aparelho bucal sugador, o néctar também, dileto acadêmico da área ambiental Áureo Dourado. Veja como é impressionante o trabalho do ser vivo mais proativo do planeta. Em uma única viagem das abelhas campeiras,ao chegar na flor três tarefas são desempenhadas: coleta do néctar; coleta do pólen, e assim que elas saem daquela flor que foi visitada, com muita perfeição aconteceu o cruzamento do órgão masculino(androceu), com o feminino(gineceu), no processo da polinização que vai resultar em sementes; frutos e grãos para a nossa alimentação, e dos animais também. Grande abraço.Está indo lá para nossos blogs(www.portaldenoticias.net/deusimar www.montesanto.net), seu scrap. Aproveite o ensejo, e veja lá o comercial da Pousada Ecológica do mestre Bira da EBDA, que você conhece, e quem sabe, pode fazer a opção do seu descanso do feriadão do carnaval. Saudações agroecológicas. José Deusimar Loiola Gonçalves
    Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comunicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
    (75) 9131-0784/ 9998-0025 

    Foto de Jose Deusimar Loiola Gonçalves.

NOTE: Foto registrada na terra do escritor mais AMADO do Brasil-Ilhéus, na oportunidade da realização do II Seminário Brasileiro de Própolis e Pólen-Deusimar das Abelhas e o Rei do Reggae Áureo Dourado.

COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS:

Compartilhar no Facebook

 

BLOGS DEUSIMAR DAS ABELHAS POSTANDO SCRAP ESCLARECEDOR DA POUCA PAIXÃO DO TORCEDOR BRASILEIRO PELA NOSSA SELEÇÃO.

By deusimar, 20/07/2014 1:39 am

Olá leitores amigos dos nossos blogs!!

 

 

 

Depois de ter baixado a poeira, este blogueiro de vocês aproveita o ensejo, para postar este scrap que vai esclarecer, a nós,os torcedores(as) brasileiros(as),  porque o HEXA engasgou mais uma vez. Não precisamos entrar em detalhes para compreendermos e entendermos, porque foi esta empresa verde e amarela(CBF), na parceria forte com a maior instituição do futebol mundial(FIFA),um tanto quanto duvidosa, que acabaram tirando pouco a pouco o nosso patriotismo de outrora, e até a paixão pela nossa seleção brasileira.

Extremamente lamentável!!

 

 

 

 

 

 

 

 

Boa Noite!!

Contribuição de:

José Deusimar Loiola Gonçalves

Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comunicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
(75) 9131-0784/ 9998-0025

COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS:

O MOMENTO DA REFLEXÃO DOS BLOGS DEUSIMAR DAS ABELHAS.

By deusimar, 18/07/2014 1:24 pm
Florisvaldo F Dos Santos adicionou 2 novas fotos.
1 h ·

Olá amigos e amigas, bom dia!

Reflitam sobre isto:

“Uma formiga que se move faz mais que um boi dormindo”
(Provérbio mexicano).

Imagine caríssimo Flori, um enxame populoso de nossas abelhinhas em pique de produção, inclusive, neste momento oportuno com a oferta de floradas  graças ao período chuvoso de inverno de nossa região, a goleada de atividades desses seres vivos mais proativos do planeta, superando as formigas e este sujeito ai dormindo. srsrsr!!

Que tenhamos um excelente final de semana, extensivo aos nossos familiares.

Florisvaldo F Dos Santos
Consultor de Seguros e Benefícios

 

Foto de Florisvaldo F Dos Santos.

Foto de Florisvaldo F Dos Santos.

  • COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS:
  • DEPOIMENTO DO BLOGUEIRO DEUSIMAR DAS ABELHAS PROFERIDO NA OPORTUNIDADE DE SUA HOMENAGEM REALIZADA PELO IF-BAIANO CAMPUS AVANÇADO DE CATU-BA.

    By deusimar, 18/07/2014 3:27 am

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    José Deusimar Loiola Gonçalves, egresso do Curso Técnico em Agropecuária – turma de 1979“

    Eu gostaria, nesse momento, de saudar a mesa diretora, em nome de meus companheiros de 1979, Edgar da Silva Brito e Zelito Oliveira. Em nome desses companheiros, eu estou saudando a todos os egressos desse Encontro. Aproveitando o ensejo, eu gostaria também, de em nome dos companheiros da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA) de Monte Santo, pedi um minuto de silêncio a todos aqui, pois Elionaldo Faro Teles, ex-aluno desta Escola e Diretor Presidente da EBDA, que presta Assistência Técnica e Extensão Rural a nossa linda Bahia, não pode estar presente nesse Encontro, por ter perdido a sua mãe recentemente. Agradeço a Instituição, pela iniciativa, ao realizar a enquete, através do Facebook dos egressos, para a escolha dos 04 ex-alunos a serem homenageados, uma escolha justa e democrática. Agradeço, de coração, aos companheiros, que me escolheram, para receber esta homenagem. É uma emoção muito grande retornar a esta casa, depois de decorridos 35 anos (1979 – 2014), escola que me proporcionou a mais importante oportunidade de minha vida, que foi a minha formação profissional, a quem devo tudo que tenho. Quero também fazer uma referência ao meu querido e velho pai e minha mãe, Pedro Gonçalves Rodrigues e Joana Loiola Gonçalves, um casal de agricultores do sertão da Bahia, que mesmo com todas as dificuldades daquela época, mas ao ver que eu queria muito vir para o Colégio Agrícola, pois os meus amigos de 8ª série estavam vindo pra cá, meu pai me prometeu que eu iria estudar aqui no Agrícola e cumpriu com muito esforço! Quero agradecer a ele por tudo!Gostaria de saldar os professores aqui presentes e também dizer, que estou desenvolvendo um pequeno trabalho de reciclagem de garrafas “Pet”. Com esse trabalho eu consegui me cadastrar na Feira Nacional da Agricultura Familiar, de Lençóis Paulista e, em agosto apresentarei o meu trabalho nessa Feira. Além disso, também estou comercializando um mel 100% silvestre, do sertão da Bahia, que será servido como sobremesa, durante o nosso almoço, no refeitório Campus.Quero também falar do pai de Idelmário Macedo Lima e do pai de José Dantas Jr., que são pais de família, que formaram aqui 6 alunos, 2 irmãos e 1 sobrinho. Como há uma comissão organizadora desse encontro de ex-alunos, gostaria de sugerir a realização de uma enquete, para o processo de escolha do pai de família, que mais formou pessoas aqui… Queria deixar aqui essa proposta. É isso, quero agradecer por tudo, e saldar os conterrâneos e ex – alunos de Monte Santo”.

    CONTRIBUIÇÃO DE:

     

    Ana Rita Motas Araújo
    Chefe do Núcleo de Comunicação e Eventos
    Chefe de Gabinete Substituta
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Catu
    Ramais:
    - Ascom: 71 3641-7908
    - Gabinete: 71 3641-7905

     

     

    COLABORAÇÃO DE:

    José Deusimar Loiola Gonçalves

    Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comunicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
    (75) 9131-0784/ 9998-0025

    RELATÓRIO DO XXI ENCONTRO DE EGRESSOS DO IF-BAIANO DE CATU ELABORADO PELA CHEFE DE COMUNICAÇÃO E EVENTOS DO IF-BAIANO CAMPUS DE CATU, ANA RITA MOTA ARAÚJO.

    By deusimar, 18/07/2014 2:06 am
    Olá leitores amigos de nossos blogs!!
    Aproveito o espaço de nossos modestos blogs, para postar o abalizado relatório construído pela completíssima assessora de comunicação do IF-Baiano – Campus Avançado de Catu, que veio complementar de forma brilhante o relatório anterior deste blogueiro de vocês.
    Em nome de todos e todas, deixo aqui os sinceros parabéns de nossos blogs a autora deste relatório Ana Rita Mota de Araujo, e os sinceros agradecimentos por disponibilizado o link na cor verde-Depoimento de Deusimar das Abelhas.Para apreciar basta clicar no link de azul.
    Muito Obrigado!!
    Contribuição de:
    José Deusimar Loiola Gonçalves 

    Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comunicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
    (75) 9131-0784/ 9998-0025
    XXI Encontro de Ex – Alunos reúne cerca de 1.000 participantes

     

     

    José Carlos S. Soares, Geovane B. do Nascimento, Osvaldo S. de Brito, Darlan B. dos Santos e Gibson de A. Pereira (da esquerda para, a direita)

     

     

    Campus Catu realizou, no dia 06 de julho de 2014, o XXI Encontro de Ex – Alunos do IF Baiano . O dia começou com um saboroso café da manhã, no refeitório da Instituição, com iguarias da culinária nordestina, bem conhecida pelos egressos. A abertura do evento ocorreu às 9 horas, no Centro de Tecnologia da Informação (CTI), com a celebração de Culto Ecumênico pelo Padre Silvano Moura, também ex-aluno da Instituição.

    Celebrado o Culto, o Mestre de Cerimônia, Acimar Ribeiro de Freitas, deu início à composição da mesa de honra, formada pelo Diretor Geral do Campus Catu, Osvaldo Santos de Brito, o Magnífico Reitor, Geovane Barbosa do Nascimento, o Diretor Administrativo, Darlan Bispo dos Santos, o representante dos Egressos, José Carlos Selles Soares e o Secretário de Administração e Finanças do Município, Gibson de Araújo Pereira, representando o Excelentíssimo Prefeito de Catu. Composta a Mesa, foi executado o Hino Nacional.

    Em seguida, ouviu-se o pronunciamento do Magnífico Reitor, que também é ex-aluno da Instituição, Geovane Barbosa do Nascimento, o qual, após saudar o público presente, expressou o seu entusiasmo em participar do evento: “sinto uma  satisfação muito grande  em participar deste Encontro, principalmente por ter estudado nesta Instituição”. O Reitor falou sobre sua intenção de promover o encontro de ex-alunos em todos os campi do IF Baiano. Segundo ele, “a ideia é justamente promover o feedback entre os egressos e a Instituição, no que se refere a aspectos profissionais”. Falou ainda, sobre ações a serem implementadas no âmbito do IF Baiano e de projetos elaborados para 2015. O Reitor, finalizou a sua fala, desejando um ótimo Encontro a todos.

    Após a fala do Reitor, o Diretor Geral do Campus, Osvaldo Santos de Brito, também deu as boas vindas a todos e, emocionado falou: “Este é para nós um momento de grande importância. Estarmos hoje vivenciando esse Encontro de Ex – Alunos, com uma mesa de honra formada, basicamente, por pessoas que passaram por esta Instituição, que em 05 de Março deste ano completou os seus 50 anos de existência, representa, sem sombra de dúvidas, uma trajetória  vitoriosa. Vitória essa que, acreditamos, seja de todos nós e, que continuará a ser por muitos e muitos anos”. Osvaldo falou também sobre a História do IF Baiano, desde a criação da Fazenda Modelo, passando pelo Colégio Agrícola, Escola Agrotécnica Federal, até o momento atual.

    O Diretor Osvaldo convidou a todos a participarem da 12ª Feira dos Municípios e 3ª Mostra de Iniciação Científica (FEMMIC), a ser realizada de 05 a 09 de agosto deste ano e que acontecerá no Campus Catu. Ele explicou que o objetivo do evento é promover a apresentação de trabalhos científicos, oriundos de todos os 10campi do IF Baiano, assim como de todas as Unidades da Federação. Ao fazer referência a sua recente eleição, para o cargo de Diretor Geral do Campus Catu, Osvaldo enfatizou a importância do fato para ele, por ser cidadão catuense, ser ex – aluno e servidor da Instituição. Ele agradeceu a todos que confiaram em sua capacidade enquanto gestor. Agradeceu também, a comissão organizadora do evento e a todos aqueles que colaboraram, para que o evento acontecesse.  O Diretor conclui a sua fala, agradecendo a presença de todos e desejando um dia feliz, além de enfatizar que é preciso restabelecer a aproximação e a amizade entre a Instituição e seus egressos.

    O representante dos Egressos, José Carlos Selles Soares, deu também o seu depoimento: “Me sinto honrado em fazer parte desta mesa, representando os egressos. Uma mesa repleta de frutos deste Campus. Falar da Escola Agrícola é falar um pouco da história de todos nós e, é por isso que gostaria de fazer essa relação, falando um pouco da minha própria história. Sou filho de pequeno agricultor rural, de Itaberaba, na Chapada Diamantina. Com muito orgulho estou representando os Ex- Alunos e sei que muitos têm uma origem semelhante a minha. Entre os 14 e 15 anos a vivência era com a roça, vinha para a cidade estudar, mas as férias eram na roça. Então, um dia aconteceu que, nas minhas férias escolares, meus irmãos mais velhos, que trabalhavam em um frigorífico, em Feira de Santana, estavam retornando para lá e eu resolvi pegar carona em um caminhão, que entregava carnes no restaurante da Petrobras aqui em Catu e, por acaso, o restaurante funcionava no Cepe Catu. Do caminhão eu via aquelas vacas e, ao falar com o motorista sobre aqueles animais, fiquei sabendo que eram do Colégio Agrícola. Me encantei de imediato! Voltei para Itaberaba, para buscar minha documentação, participei da seleção, passei e comecei a estudar aqui. Hoje sou Professor desta Escola, também ingressei na carreira política e me tornei vereador do Município e, atualmente estou Secretário de Infraestrutura do Município e, tudo isso é fruto dessa Instituição, que além de formar homens, formou também cidadãos, resumindo: só tenho a agradecer pela indicação de meu nome, para representar os egressos neste Encontro”, conclui.

    O Diretor Administrativo do Campus, Darlan Bispo dos Santos  e o representante do Prefeito de Catu, Gibson de Araújo Pereira, também falaram aos presentes.

    Durante o evento, 04 egressos foram homenageados:

    - Reitor do IF Baiano, Geovane Barbosa do Nascimento, egresso do Curso de Técnico em Agropecuária, da turma de 1990;

    - José Deusimar Loiola Gonçalves, egresso do Curso de Técnico em Agropecuária, da turma de 1979;

    - Ranúsio Santos Cunha, egresso do Curso de Técnico em Agropecuária, da turma de 1987;

    - Gilberto da Silva Santos,  egresso do Curso de Técnico em Agropecuária, da turma de 1987.

    Ao agradecerem aos colegas, pelas escolhas de seus nomes, os homenageados falaram um pouco sobre os caminhos trilhados em suas trajetórias de vida. Saiba mais clicando nos linksDepoimento do ReitorDepoimento de Deusimar /  Depoimento de RanusioDepoimento de Gilberto

    Logo após o discurso dos ex-alunos, o Mestre de Cerimônia, Acimar prestou homenagens póstumas para:

    - O servidor e ex-aluno, José Borges de Jesus Filho ou simplesmente, Cardeal, como era carinhosamente chamado pelos colegas, Técnico em Agropecuária, falecido em 11/11/2013 ;

    - A servidora, Juracy Campos Pinho, servidora falecida em 13/04/2014 e;

    - O professor e Médico Veterinário, Décio Hamilton de Souza Santos, falecido em 23/06/2014.

    Em sua fala, Acimar expressou “a todos os nobres colegas falecidos e as suas respectivas famílias, os nossos mais profundos sentimentos. Nós do IF Baiano sentimos muito a ausência de vocês“, conclui.

    O Professor Eráclito Verçosa da Silva, conhecido pelos estudantes como “B.O.”, que sempre esteve envolvido, de corpo e alma, na organização de grande parte dos encontros de ex-alunos promovidos pela Instituição, desde os tempos da antiga Escola Agrotécnica Federal de Catu, também esteve presente e foi ovacionado pela plateia, que  na sua entrada gritavam: “BO, BO, BO!” e os Professores aposentados, Jorge Daniel Veiga Santana (Jorjão) e José Carlos Ferreira Menk.

    Em suas considerações finais, o Diretor, Osvaldo Santos de Brito, agradeceu aos Egressos, a seus familiares e ao demais presentes e destacou a importância da contribuição de todos, para que o momento fosse uma realidade.

    Terminada a solenidade, os participantes se dirigiram novamente ao refeitório para o almoço, durante o qual muitos fizeram questão de relembrar antigas brincadeiras, promovidas enquanto estudantes. Após o almoço, uma banda de forró completou a animação de todos que participaram do encontro.

    Participaram do encontro cerca de 1.000 visitantes. Durante todo o dia o que se pode notar foi muito saudosismo, alegria e muita emoção, que contagiou a todos e, principalmente aos egressos que puderam compartilhar com seus familiares e amigos mais momento muito especial em suas vidas!

     

    Galeria fotos:

    Acesse a nossa página no Facebook e veja outras imagens do evento:https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=594371404012865&id=100003200336648

     

    Núcleo de Comunicação e Eventos/IF Baiano – Campus Catu

    Em 17/07/2014 às 15h55min

    COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS:

     

    BLOGS DEUSIMAR DAS ABELHAS COMPARTILHANDO MATÉRIA DO BAHIA NOTÍCIAS SOBRE O FIM DA GREVE DA EBDA.

    By deusimar, 17/07/2014 9:39 pm

    Após acordo com governo, funcionários da EBDA encerram greve e voltam ao trabalho nesta quinta

    Após acordo com governo, funcionários da EBDA encerram greve e voltam ao trabalho nesta quinta

    Foto: Divulgação
    greve dos trabalhadores da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) chegou ao fim após acordo da categoria com o governo estadual. De acordo com o sindicato dos funcionários, o Sintagri, as atividades serão retomadas nesta quinta-feira (17). O órgão é responsável pela assistência técnica à economia rural e atende a cerca de 400 mil cultivadores. Em assembleia na terça-feira (15), os grevistas aceitaram a proposta apresentada pelo Estado, que determina o pagamento do passivo trabalhista dos dissídios coletivos dos anos 1997, 1999 e 2003, no valor de R$ 90 milhões. A remuneração será quitada em 60 meses. O pagamento para trabalhadores com menores valores a receber, até R$ 70 mil bruto, será feito de forma integral em agosto. Para os demais empregados com valores superiores, a remuneração será parcelada em 59 meses. Segundo o governo, o montante será pago, proporcionalmente, a 1.351 servidores do quadro efetivo da empresa. A administração estadual também se comprometeu a instituir uma comissão mista formada por representantes da empresa, dos trabalhadores e da Secretaria Estadual da Administração, para elaborar uma proposta de reestruturação do órgão.
    COLABORAÇÃO DOS:

     

    DIRETOR DE COMUNICAÇÃO DA FEBAMEL PUBLICANDO CIRCULAR INFORMATIVA DA CBA.

    By deusimar, 17/07/2014 5:28 pm

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    CIRCULAR INFORMATIVA  Nº 0001 Data: 17/07/2014

    Para Conhecimento de todas as Federações Filiadas a Confederação Brasileira de Apicultura – CBA ASSUNTO: CBA- Sob Novo Comando.  A nova Diretoria da C B A, na Pessoa do seu Presidente – José Soares de Aragão Brito, vem de publico comunicar aos Presidentes de Federações Apícolas e Melíponas do Brasil e por extensão, suas Associações filiadas, bem como aos demais segmentos organizados da Cadeia Apícola e Parceiros do Setor, que a Confederação Brasileira de Apicultura – CBA, Entidade maior da Apicultura Brasileira está sob novo comando. No dia 17 de maio próximo passado, na cidade de Brasília, foi realizada a eleição da nova Diretoria, culminando com a transmissão de cargo no dia 15 de julho do corrente ano, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O mandato da atual Diretoria terá duração de 04 anos, concluindo em 2018.  Diante do relevante acontecimento, a Diretoria que ora toma posse, conclamará todas as Federadas a se engajarem na construção desse novo momento da apicultura brasileira. Os eixos temáticos, propostos pela Diretoria deverão ser discutidos e efetivados dentro de ordenamento a ser conduzidos por cada Federação, adequando-se logicamente às possibilidade de cada Federação, sem entretanto perder a perspectiva da unicidade.  A nova Diretoria terá como premissa, ouvir, ordenar e proceder as ações pertinentes à real demanda dos Apicultores e Meliponicultores do Brasil, sempre na busca de viabilizá-las através de articulações permanentes com os parceirosdo Setor Publico, Privados e do Terceiro Setor, potencializando os resultados a serem conquistados pelo Segmento, nas dimensões: econômica, social e ambiental. A Sociedade Brasileira há de conhecer melhor a atividade Apícola do Brasil e seus inúmeros benefícios a vida sob todos os aspectos: O da inclusão sócio econômica de pequenos e médios produtores rurais do Brasil; o da preservação da biodiversidade e a recuperação de ambientes degradados e o da alimentação humana com qualidade não só dos produtos apícolas como do serviço de polinização. A Diretoria que ora assume a gestão da CBA, agradece as Diretorias que conduziram a CBA desde a sua fundação até o presente, pela luta e idealismo com que se dedicaram a causa da Apicultura Brasileira. Ao tempo que agradecemos profundamente a todos que acreditaram na nossa proposta e, na oportunidade conclama a todos que fazem o Segmento a vivenciarem uma nova experiência: fortalecer as Entidades Representativas do Setor e valorizar sobremaneira o abnegado e vocacionado Apicultor e Meliponicultor Brasileiro.

    Cordialmente

    José Soares de Aragão Brito

    Presidente da C B A

    COLABORAÇÃO DOS:

    José Deusimar Loiola Gonçalves

    Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comunicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
    (75) 9131-0784/ 9998-0025

    Panorama Theme by Themocracy