COLUNA DO AGENOR – “O CLUBE DA PROPINA” versus o “JUÍZO FINAL”

By deusimar, 23/11/2014 3:55 pm

COLUNA DO AGENOR – “O CLUBE DA PROPINA” versus o “JUÍZO FINAL”

Publicado em 23 de novembro de 2014 por Florisvaldo em BrasilDestaquesPolíticaÚltimas Notícias // 0 comentários

PETROBRAS 1

pETROBRAS 2

Existem muitos adágios populares correntes, que bem ilustram o fato de que determinadas amizades podem se tornar perigosas e arriscadas para a normalidade de uma boa relação, como os a seguir reproduzidos e que são bem conhecidos: “quem tem amigos desse tipo, não precisa de inimigos!” e ainda “quem com porcos se mistura, farelos come…”. Será que a Presidente Dilma Rousseff está sendo vítima dessas pragas?

Não se tem conhecimento na história passada ou recente dos escândalos financeiros deste país, de tanta técnica e profissionalismo utilizados na construção dos canais de irrigação do dinheiro público ou das estatais para o bolso dos envolvidos ou Partidos Políticos e suas campanhas eleitorais (principalmente do PT, PP e PMDB – os demais partidos ainda não estão imunes!), como o canal da PETROBRÁS, ou o chamado PETROLÃO. Diante de tantos partidários coparticipantes dos atos corruptos, integrantes de cargos importantes da República ou pessoas nomeadas para cargos relevantes das Diretorias de estatais do nível da PETROBRÁS, mancomunados com empresários das mais importantes empresas nacionais, “custoso” é – como diria o homem simples do campo – acreditar que as atividades criminosas investigadas pela Polícia Federal não fossem do conhecimento prévio da Presidência da República, tanto a atual como as anteriores, desde os tempos de Fernando Henrique Cardoso.

Após ter vencido um pleito presidencial bastante aguerrido, no qual, diga-se de passagem, esteve muito só e com reduzida participação do seu criador e mentor político, a Presidente Dilma quase não teve tempo de comemorar a vitória. A Operação Lava Jato, da Polícia Federal, vem desvendando o lado sombrio do submundo do crime de “colarinho branco” no assalto à Petrobrás, visto que as acusações dos que já estão presos atingem diretamente a sua base partidária e assim será grande a sua dificuldade em fazer a própria composição do novo governo.

Como a Operação Lava Jato, na sua 7ª. Etapa, denominada de “JUÍZO FINAL”, se estendeu apenas aos empresários denunciados e o próximo braço deverá alcançar os políticos envolvidos, parecem extremamente suspeitos o silêncio, a omissão e a falta de solidariedade da classe política que apoia a Presidente Dilma, até mesmo das principais lideranças políticas, que nem defendem nem atacam, transparecendo uma cautela recomendada por outro ditado:“Quem tem telhado de vidro, não joga pedra no do vizinho!”. Alguns tentam desqualificar o trabalho da Polícia Federal, que está cumprindo a determinação da própria Presidente, conforme ela tem repetido com grande frequência, desde a campanha. Quanto aos partidos de oposição, melhor terem prudência no seu eventual entusiasmo, porque, segundo outro ditado português: “É tudo farinha do mesmo saco”, salvo algumas raras exceções!

As imagens que têm sido apresentadas ao público nos noticiários dos últimos dias, deprimem e envergonham a qualquer brasileiro. Alguns empresários presos são Presidentes ou Diretores das nossas principais empresas da construção civil, responsáveis por obras nacionais e internacionais de grande porte, que enobreciam e honravam o sentimento da nacionalidade brasileira (QUEIROZ GALVÃO, MENDES JUNIOR, OAS, ENGEVIX, IESA, GALVÃO ENGENHARIA, CAMARGO CORRÊA, UTC e ODEBRECHT). Um dos envolvidos de menor expressão, o Pedro Barusco, Gerente-Executivo da Petrobrás, considerado arraia miúda como se diz normalmente, apressou-se em aderir à “delação premiada” para ter a pena reduzida, e se prontificou, espontaneamente, a devolver a bagatela de R$ 252 milhões que estão depositados na Suíça! Imaginem, então, os dinossauros do poder econômico e político, quanto não desviaram? O leitor já parou para avaliar o mal que essa corja vai causar à nação? Empresa petrolífera de conceito e respeitada no primeiro mundo, antes classificada em 4º lugar entre as maiores e hoje ocupando o 120º lugar, além do impacto desmoralizante sobre as nossas maiores empresas da construção civil, algumas também com presença marcante em outros países!

A verdade é que a nação está diante de um cenário de imoralidade tão avançado que deixa o cidadão brasileiro, momentaneamente, sem esperança de uma breve solução do problema ou assustado quanto ao que ainda possa vir a acontecer no futuro. Em depoimento desta semana, o Paulo Roberto Costa declarou que o CLUBE DA PROPINA – como era chamado entre eles – não atua somente na Petrobrás, mas em todas as grandes obras de barragens, rodovias, ferrovias, portos, hidrelétricas, etc., o que todo o Brasil já imaginava.

Embora considere fragilizado o poder de liderança da Presidente Dilma, que, talvez, impeça-a de superar as pressões dos supostos amigos do PT (ou inimigos?) que a cercam e os que no Congresso Nacional pretensamente a apoiam, ainda assim, quero crer nas suas palavras proferidas em coletiva na Austrália, quando nos passou a esperança de que a investigação oficial do escândalo da Petrobrás mudará os rumos do Brasil: “Eu acho que isso mudará para sempre as relações entre a sociedade brasileira, o Estado brasileiro e as empresas privadas. […] Em que sentido? No sentido de que vai acabar com a impunidade”. Oxalá acabe, Excelência!

Admitindo-se como honestas as intenções da Presidente, e que a Polícia Federal, o Ministério Público e o Judiciário terão a autonomia de investigar e punir os culpados, é de se acreditar que essa etapa denominada “JUÍZO FINAL” da Operação Lava Jato, realmente levará esses calhordas ao verdadeiro JUÍZO FINAL de que trata a Bíblia.
AGENOR CAPA 3Autor: Adm.  Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – de Salvador-BA.

 

CONTRIBUIÇÃO DOS:Blog do Florisvaldo – Informação com imparcialidade – 23/11/2014

Florisvaldo Ferreira dos Santos

Consultor de Seguros e Benefícios



COMPLEMENTOS E COMENTÁRIOS DO DEUSIMAR DAS ABELHAS:

Caríssimo Agenor!!

Sempre contando com seu sinal verde, não poderia deixar de tecer alguns comentários, inclusive, concordando em número; gênero e grau com a indignação do povo brasileiro com tanta roubalheira na maior empresa estatal do país, e falta de uma estrutura mais digna nos principais setores da sociedade: SAÚDE;EDUCAÇÃO;SEGURANÇA PUBLICA;AGRICULTURA, dentre outros. Sem sem nenhum tipo de revanchismo, até porque perdi por completo a paixão por esse jogo duro, e até certo ponto sujo da política partidária que inclusive, acabou estragando 1/4 de minha vida pessoal; profissional e financeira, não poderia deixar de postar este scrap que se segue, para uma profunda reflexão silenciosa.A falta de respeito pelo nosso patrimônio público ve de longas datas, desde a época em fomos  colonizados pelo povo português. Muito lamentável, a atual situação desta gigantesca nação.

Boa tarde!!

José Deusimar Loiola Gonçalves

Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comunicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
(75) 9131-0784/ 9998-0025

EU TENHO VERGONHA  !!!!!!!!


COLABORAÇÃO DOS:


 

BLOGS DEUSIMAR DAS ABELHAS COMPARTILHANDO E COMPLEMENTADO NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA EXTRAÍDA DO FACE APICULTURA DO BRASIL.

By deusimar, 22/11/2014 3:21 pm

Alerta!!!

As abelhas são seres importantes para a natureza, elas são responsáveis pela polinização e perpetuação de muitas plantas. Só esse fato já justificaria a sua preservação, mas as abelhas produzem alimentos naturais e saudáveis, para elas e para os seres humanos.
Um dos objetivos do Grupo é incentivar a criação de abelhas pelo fato da atividade ser considerada o tripé da sustentabilidade, pois engloba aspectos econômicos, sociais e, principalmente, ambientais. Mas é nossa obrigação também, alertar sobre os perigos que podem causar as pessoas se forem feito praticas, com essas abelhas por pessoas sem treinamento. Fica aí o alerta:
1 – Não faça a remoção de enxames de Apis se não tiver um treinamento;
2 – Para remoção, procure a Associação de Apicultores ou chame o corpo de bombeiros;

As imagens abaixo podem chocar algumas pessoas mas é necessário mostrar.

Grupo Apicultura do Brasil

  • 8 pessoas curtiram isso.
  • Jose Deusimar Loiola Gonçalves Belo depoimento do mestre em apicultura da região sul de nossa linda e extensa Bahia.Essa alerta de nosso mestre Edney, serve como uma oportuna NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA, para que as pessoas sem os devidos conhecimentos não se aproximem dos enxames que só reagem se forem tocados.(para cada AÇÃO, uma mais do que certa REAÇÃO). Percebam na imagem abaixo,que com domínio e o uso correto das técnicas de manejo, Deusimar das Abelhas, que diz e afirma, que ELAS não fazem MAL fazem MEL,,em 2008 fez a montagem de uma barba postiça neste apicultor de Monte Santo, Milton Agostinho de Santana de 60 anos(procurar o vídeo-Deusimar das Abelhas no YUTUBE), à época. Caso, e não causo verídico… acredite se quisr… José Deusimar Loiola Gonçalves
    Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comunicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
    (75) 9131-0784 75-9998-0025

COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS:

 

BLOGS DEUSIMAR DAS ABELHAS COMPLEMENTANDO E COMPARTILHANDO SCRAP QUE TRATA DA VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO.

By deusimar, 22/11/2014 2:24 pm
João De Sousa Esteves e José Deusimar compartilharama foto de Fernando Francischini.
  • 3 pessoas curtiram isso.
  • Jose Deusimar Loiola Gonçalves Bom dia Dr João Esteves;!! Em função da falta de uma necessária reforma política, grande parte dos mais de 5.000 municípios desta gigantesca nação esta com um bom número de vereadores(as) analfabetos funcionais em seus parlamentos municipais,ganhando até 5 vezes mais que um professor pós graduado.Veja o exemplo advindo do outro lado do mundo, dado pelo Japão ao profissional professor. Bom Dia, e que esta valorização também aconteça nesses próximos 04 anos da presidente reeleita. José Deusimar Loiola Gonçalves
    Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comunicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
    (75) 9131-0784/ 9998-0025

COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS:

VALE A PENA APRECIAR DE NOVO:BLOGS DEUSIMAR DAS ABELHAS COMPARTILHANDO VÍDEO ROMÂNTICO EXTRAÍDO DO FACE DE SEU COMPANHEIRO DA EBDA JOSÉ SIMÃO LIRA RODRIGUES.

By deusimar, 22/11/2014 1:11 am

Como os brutus também se amam, o sertanejo, mesmo  em sua simplicidade se amam em toda sua essência….

By deusimar, 14/11/2014 11:45 pm

 

 

 

 

 

 

 

Olá leitores(as) amigos(as) de nossos blogs!!

Basta clicar na palavra vídeo, e apreciar esta relíquia que este blogueiro de vocês raptou da página inicial de:

José Simão Lira Rodrigues compartilhou o vídeo de Isa Sousa. Show de bola. Romantismo à toda prova.
Muito Obrigado!!
CONTRIBUIÇÃO DE:
José Deusimar Loiola Gonçalves 

Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comunicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
(75) 9131-0784/ 9998-0025

COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS:

 

Compartilhar no Facebook

 

COMPANHEIRO GERALDO LAGO DA EBDA CONTRIBUINDO COM O MOMENTO DA DESCONTRAÇÃO DOS BLOGS DE SEU COMPANHEIRO DEUSIMAR DAS ABELHAS.

By deusimar, 21/11/2014 2:46 am
  •  

 

Geraldo Lago compartilhou a foto de Luiz Bacci.

Essa é a ideia

  • COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS:

 

BLOGUEIRO DEUSIMAR DAS ABELHAS TECENDO SEUS COMENTÁRIOS SOBRE OS TRABALHOS AGROECOLÓGICOS DE DANIEL DOURADO E EDVALDO DA EBDA.

By deusimar, 20/11/2014 7:44 pm
Daniel Rebouças Dourado Dourado adicionou 30 novas fotos.

É POSSÍVEL VIVER NO SEMI-ÁRIDO COM DIGNIDADE:

Visita à propriedade de Norberto (Noquinha) onde observamos criação de galinhas com experiências exitosas de manejo alimentar: milho “hidropônico”, ração à base de gliricídia, velame, hortelã, amora, leucena, nim, milho, palma, cascas de ovos, feno de capim pangolão, silagem de milho. Criações de galinhas, patos, ovinos, bovinos, equídeos, barragem trincheira, acudes, plantio de palma, horta doméstica, plantas medicinais, preparo de biofertilizante e EM (resultado do primeiro módulo do curso de Agroecologia que participou nos dias 11 e 12/11), cerca elétrica, apicultura, fossa biodigestora para saneamento e produção de biogás…., etc.

  • Jose Deusimar Loiola Gonçalves Muito bem, grande mestre dos trabalhos agroecológicos de nossa velha, porém, sempre operosa EBDA!! Voce daí, e Edvaldo dos Santos Reinaldo Filho lá da também operosa regional da EBDA de Irecê, fazendo sempre as grandes diferenças Parabéns José Deusimar Loiola Gonçalves
    Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comunicação da FEBAMEL ,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
    (75) 9131-0784/ 9998-0025 

  • Jose Deusimar Loiola Gonçalves Foto registrada na XV Expoagri de Irecê. Edvaldo expondo seus trabalhos agroecológicos no estande técnico da EBDA. Atentai na imagem seguinte, a apresentação de um trabalho exitoso de Edvaldo, a reciclagem e reutilização dos pneus velhos o habitat natural do mosquito da dengue( Aedes aegypt) ,na produção de verduras e hortaliças orgânicas. José Deusimar Loiola Gonçalves
    Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comnicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
    (75) 9131-0784/ 9998-0025 

  • Jose Deusimar Loiola Gonçalves
    Horta Pneu orgânica- experiencia exitosa do gerente da EBDA de Irecê. TV São Francisco registrando a idéia inovadora. Deusimar das Abelhas aproveitou o ensejo, para a apresentação de seu invento, o regador alternativo,reciclando e reutilizando a embalagem plástica do desinfetante do banheiro . José Deusimar Loiola Gonçalves Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comnicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo (75) 9131-0784/ 9998-0025
    Foto de Jose Deusimar Loiola Gonçalves.

  • COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS:

 

 

ARTISTA INTELECTUAL DE MONTE SANTO NAS TELAS DAS PRINCIPAIS TVs DO OUTRO LADO DO MUNDO.

By deusimar, 19/11/2014 1:35 am
Claudio Vieirade Oliveira e José Deusimar Loiola Gonçalves- acompanhados da equipe de jornalismo da TV Japonesas,marcando presença na inauguração  da agência do Banco do Nordeste de Monte Santo, no último dia 12 deste mês em curso. Olhe aí pequeno fazendo a sua história!! Gracas ao Claudio Vieira, a única inauguração do BNB não a nível de Bahia, mais de Brasil que vai sair nas telas da TV no outro lado do mundo-Japão, será a de Monte Santo-Ba.
CONTRIBUIÇÃO DE :

www.casocerrado.com

FUI COMUNICADO Q A TV TELEMUNDO DOS ESTADOS UNIDOS QUE AMANHA APRESENTARA O PROGRAMA CASO ENCERRADO, C UMA ENTREVISTA MINHA, O QUAL GRAVEI A SEMANA RETRASADA COM A PRESENTADORA DR. POLO, A MULHER MAIS FAMOSA DO MUNDO

  • Cristiano Lôbo Você merece ser conhecido pelo mundo, garoto! Seus amigos torcem muito por você!!!
    56 min · Curtir ·  1

  • Carlos Lopes PARABÉNS AMIGO! NÃO SE IMPORTE COM OS (AS) IGNORANTES QUE DIZEM QUE VOCÊ APROVEITA DE SUA CONDIÇÃO PARA APARECER… NA VERDADES É APENAS INVEJA E INCAPACIDADE DE ESTÁ OU CHEGAR ONDE VOCÊ SE ENCONTRA. VOCÊ É TOP!!!!

  • Jose Deusimar Loiola Gonçalves
    Ola Cristiano Lobo, amigo pessoal de Claudio Viera, a quem este modesto blogueiro o chama na intimidade e por merecimento de o ARTISTA INTELECTUAL DE MONTE SANTO. Complementando suas palavras, faço das minhas, as palavras de nosso amiguinho Claudio Vieira quando publicou nas redes sociais: Não sou eu quem estar procurando o mundo, é o mundo quem está me procurando. A título de sugestão, adentre nossos blogs: www.portaldenoticias.net/deusimar www.montesanto.net e veja ainda na primeira página alguns posts que faz referência a Claudio, Não encontrando mais na primeira página, no final desta, clique na palavra OLDER para adentrar as páginas seguintes. Muito Obrigado!!José Deusimar Loiola GonçalvesApicultor Meliponicultor,Diretor de Comunicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo(75) 9131-0784/ 9998-0025
    Foto de Jose Deusimar Loiola Gonçalves.

COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS:

 

BLOGS DEUSIMAR DAS ABELHAS COMPARTILHANDO VÍDEO SOBRE O HINO JUAZEIRO E PETROLINA EXTRAÍDO DO FACE DE BIRA DA EBDA.

By deusimar, 17/11/2014 10:36 pm
Olá leitores(as) amigos(as) de nossos blogs!!
Cliquem na palavra VÍDEO de azul, e assistam na íntegra esta pérola extraída do face do bom companheiro da EBDA, Carlos Ubiratan Andrade Sampaio.
Muito Obrigado!!
Bira Sampaio e José Deusimar compartilharam o vídeo de Vera Guerra.

Mais uma preciosidade…!!!
Eu tive a felicidade de “conviver” maravilhosamente com isso aí…morei em Juazeiro e curtia em Petrolina…morei em Petrolina e curtia em Juazeiro…aliás, aos domingos, eu adorava atravessar, prá lá e prá cá, o velho Chico de barquinha, saboreando uma “latinha”…!!!
Tempo Bom !

Hino Juazeiro -Petrolina…..

  • Jose Deusimar Loiola Gonçalves Olá Dr. Carlos Ubiratan Andrade Sampaio!! Um privilégio de uns poucos, esta sua rara oportunidade de ter gostado de Juazeiro e adorado Petrolina na época de sua mocidade. Esta relíquia está vindo aqui para a praça de alimentação de nossos blogs(www.portaldenoticias.net/deusimar). Venha nos visitar e deixar, como estou deixando aqui, seus abalizados comentários Lembre-se do slogan do Santo São Francisco de Assis:” É dando que se recebe!. srsrsr!!Muito bom este seu vídeo. Boa noite!!José Deusimar Loiola Gonçalves
    Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comunicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
    (75) 9131-0784/ 9998-0025 

COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS:

DIRETOR DE COMUNICAÇÃO COMPARTILHANDO SCRAP EXTRAÍDO DO FACE DO DIRETOR ADMINISTRATIVO DA FEBAMEL.

By deusimar, 17/11/2014 1:27 am
Pedro Constam e José Deusimar·
  • Jose Deusimar Loiola Gonçalves Pedrão radiante, sorriso de uma orelha a outra, com a gentileza do seu xará(São Pedro) , que escancarou as toneiras em sua Palmeira City, com mais frequência na região onde ficam localizados seusapiários.Com esta rica oportunidade, Pedrão anda dizendo em alto e bom som na linda Chapada Diamantina: farinha não, mas METEMOS, já. Atentem bem… Não levem para a 3ª o que anda pregando o diretor administrativo da FEBAMEL. Ele quis dizer: farinha não, mas MEL TEMOS, JÁ .KKKKKK Curtam a poesia do poeta João Paraibano que fala do que acontece com a chegada das promissoras chuvas em nosso semiárido. José Deusimar Loiola Gonçalves
    Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comunicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
    (75) 9131-0784/ 9998-0025

    Foto de Jose Deusimar Loiola Gonçalves.

COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS:

 

COLUNA DO AGENOR: QUANDO A EDUCAÇÃO DOMÉSTICA É CORROMPIDA.

By deusimar, 16/11/2014 3:14 pm

AGENOR CAPA

“Chamamos de ÉTICA, o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando, chamamos de CARÁTER”. – Oscar Wilde.

Geralmente é incorreto o entendimento das pessoas quanto ao significado de “corrupção”, focado na compreensão de estar identificado, unicamente, nas práticas pouco ortodoxas de certos funcionários públicos, quando usam do poder decisório ou de intermediação que ostentam para beneficiar-se de vantagens ilegítimas. É o que se definiria como “corrupção política”. Numa definição mais ampla corresponde “ao uso do poder público para proveito, promoção ou prestígio particular, ou em benefício de um grupo ou classe, de forma que constitua violação da lei ou de padrões de elevada conduta moral” (SIMÃO, Calil, Improbidade Administrativa). São muitas as variáveis de padrões de comportamento que se incluem no universo da corrupção, como o suborno, extorsão, fisiologismo, nepotismo, clientelismo corrupção e peculato

Segundo o mesmo autor Calil Simão, calcula-se que a corrupção no mundo envolva mais de 1 trilhão de dólares americanos, por ano, em cujo montante o Brasil certamente participa com razoável capital. Quando num país a prática de corrupção seja considerada descontrolada, é conhecida como uma cleptocracia, cujo sentido literal é “governado por ladrões”. Ainda prefiro considerar que não seja o caso do Brasil, vítima apenas da disseminação de uma praga, quase epidêmica, mas que já vem sendo combatida pela dignidade de algumas autoridades, a exemplo do ex-ministro Joaquim Barbosa e do Juiz Federal Sérgio Moro e muitos outros anônimos que, tenho certeza, assim se comportam no desempenho de suas funções.

Conquanto seja predominante a concepção de que a corrupção somente existe no universo político, onde, na verdade, hoje ela viceja de forma já institucionalizada, a sociedade se depara com diversas formas de corrupção, bastando entender que para que a ação se concretize sempre estarão presentes dois tipos fundamentais: a) o agente da corrupção ativa (aquele que oferece e/ou dá dinheiro); b) o agente da corrupção passiva (aquele que pede e/ou recebe dinheiro). Nos tempos passados, o agente privado atuava com certa discrição no acesso ao agente público para propor algo que fugisse aos padrões de correção, até mesmo temendo uma recusa ou comprometimento. Com a evolução dos tempos surgiu a figura do “lobista” ou intermediador, que já poupa o constrangimento e o risco ao agente privado, e assim as negociações alcançaram o ápice do aperfeiçoamento e são fechadas nos bastidores dos gabinetes oficiais, com toda a honestidade e lisura, salvo a surpresa da existência de uma câmara oculta! Daí, quando o escândalo explode na imprensa – que tem a eficiência incontestável de tudo descobrir através da “reportagem investigativa” – o acusado se apresenta na televisão com um perfil de santidade papal, falando até com deslumbrante empáfia que vai processar os denunciantes, porque sequer conhece o empresário corruptor (!!).

Até essa altura do texto, estou abordando sobre o estágio adulto e já desenvolvido da corrupção, em que os agentes ativos e passivos passaram pela escola da vida e fizeram todas as etapas das especializações exigidas no mundo do crime, como graduação, pós-graduação e doutorado. Com patrimônio devidamente “alaranjado” em nome de terceiros e milhões de dólares em contas no estrangeiro, não se preocupam muito com a prisão porque logo estarão soltos, assim como já ocorrido com todos os “mensaleiros” e os réus das “delações premiadas” da Petrobrás.

O que merece ser lembrado, contudo, é onde tudo começa: a EDUCAÇÃO DOMÉSTICA! Não somente o zelo dos pais na instrução teórica que passam aos filhos, quando em volta da mesa das refeições dizem “meus filhos, não façam isso ou não façam aquilo” como lições básicas para a vida, do que seja correto e honesto. Mas, não mais que de repente, quando surge a oportunidade prática de complementar aquela educação do filho iniciada no lar, eis que um mau exemplo do pai se exterioriza diante de um episódio que acontece com muita frequência. Na venda de ingressos para um determinado evento, as crianças até seis anos não pagam. O pai não compra o ingresso para o filho de oito anos e ante a pergunta do porteiro sobre a idade do garoto, ele afirma que o mesmo tem seis anos. Como foi ensinado em casa que deve ser honesto o garoto logo replica: “Não, eu tenho oito anos!”. Além de levar um tremendo beliscão do pai, o filho protagoniza a sua primeira aula prática de como mentir para levar vantagem, ocasião em que o mundo da corrupção abre as suas portas para saudar a chegada de um membro ativo para o futuro do crime. Tenho certeza que em algum momento da vida os leitores já testemunharam essa falta de escrúpulo passada por alguém às crianças.

Assim, a ética e o caráter são primados básicos e elementares para uma sociedade que se deseja de respeito, trabalho e moralidade. Nada melhor para fechar essa breve análise que reproduzir frases da escritora e filósofa judia-russo-americana AYN RAND, que ilustram muito bem o tema:

“[...] quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho; que as leis não nos protegem deles mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada e a honestidade se converte em auto-sacrifício, então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada”.

Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – de Salvador-BA.

CONTRIBUIÇÃO DO:Blog do Florisvaldo – Informação com imparcialidade – 03/11/2014

Florisvaldo Ferreira dos Santos

Consultor de Seguros e Benefícios

COLABORAÇÃO DOS:

COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS:

 

Compartilhar no Facebook

 

Panorama Theme by Themocracy