BLOGUEIRO DEUSIMAR DAS ABELHAS AGRADECENDO O DEPUTADO DR. EDUARDO SALLES POR TER CONTRIBUÍDO COM AS CONQUISTAS DOS FUNCIONÁRIOS DA EBDA.

By deusimar, 24/10/2014 11:55 pm

 

 

 

 

 

 

 

 

Olá leitores(as) amigos de nossos blogs!!

Para aqueles que não conhecem, este moço da imagem abaixo, é um dos mais recentes deputados estaduais eleitos que faz parte da renovação do maior parlamento de nossa linda e extensa Bahia, Dr. Eduardo Salles, ex-Secretário de Agricultura.

Ele foi um dos defensores dos direitos coletivos dos funcionários de nossa velha, porém, sempre operosa EBDA, e  graças a seu brilhante trabalho realizado enquanto Secretario de Agricultura, que inclusive, rendeu-lhe a vaga de deputado estadual,  e quem sabe, o DIVINO não vai nos ajudar para ele ser  a vez da AGROPECUÁRIA desta nossa linda e extensa Bahia na Assembleia Legislativa.Esperamos que seja de fato e de direito, esta voz e esta vez tão necessária, muito diferente  do deputado reeleito filho de Monte Santo, que pongando no slogan; A VOZ E A VEZ DO SEMIÁRIDO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, foi um dos que contribuiu para  o travamento da ESCOLA DO HOMEM DO CAMPO, idealizada por este blogueiro de vocês em 1997. Tem sentido, alguém pongar num slogan tão criativo e travar o único CENTRO DE CONVIVÊNCIA COM A SECA, sua terra natal, Monte Santo?

Nas considerações finais deste blogueiro de vocês, em nome  dos(as) funcionários(as) da EBDA, fica aqui registrado nossos sinceros agradecimentos a este jovem deputado.

CONTRIBUIÇÃO DE:

José Deusimar Loiola Gonçalves

Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comunicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
(75) 9131-0784/ 9998-0025

Salles comemora acordo do governo com servidores da EBDA

PostDateIcon julho 17th, 2014 | Author: Editor

eduardo-salles“Venceu o bom senso dos servidores e a sensibilidade do governo”, afirma o ex-secretário estadual da Agricultura e candidato a deputado estadual, engenheiro agrônomo Eduardo Salles (PP), comemorando o fim da greve de 114 dias dos servidores da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), e o fechamento de um acordo histórico entre trabalhadores e governo. Pelo pacto celebrado, o governo assegura o pagamento do passivo trabalhista dos dissídios coletivos dos anos 1997, 1999 e 2003, no valor de R$ 90 milhões, montante que será pago, proporcionalmente, a 1.351 servidores do quadro efetivo da empresa. O pagamento para os trabalhadores com menores valores a receber, até R$ 70 mil bruto, será feito de forma integral no próximo mês de agosto, medida que contempla 127 funcionários. Para os demais empregados com valores superiores, o pagamento será parcelado em 59 meses. O acordo também prevê a reestruturação da EBDA, outra reivindicação antiga dos trabalhadores.

“Não pude assinar esse acordo porque já não sou mais secretário, mas estou muito feliz porque sei que batalhei muito para que isso fosse efetivado”, disse Salles, lembrando que uma de suas primeiras iniciativas como secretário foi abrir o diálogo, colocando na mesa trabalhadores e governo para discutir e negociar uma questão que vinha se arrastando havia mais de 15 anos. Foi assim que Salles conseguiu avanços como o pagamento dos aumentos reais de um nível (5,5%), a manutenção dos aposentados no plano de saúde, e o aumento real de 30% concedido pelo governo do Estado. “Meu sonho como agrônomo e colega dos servidores da EBDA, que dedicaram sua vida à agropecuária baiana, era resolver essa questão, e garanto que me dediquei muito a isso”, afirma.

- See more at: http://www.blogdothame.blog.br/v1/tag/ebda/#sthash.hQRn7b1e.dpuf

COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS:

  • Imagem inline 1

 

BLOGS DEUSIMAR DAS ABELHAS COMPARTILHANDO E COMPLEMENTANDO SCRAP EXTRAÍDO DA PÁGINA DO COMPANHEIRO ALEXANDRE SANDRO.

By deusimar, 23/10/2014 5:02 pm
  •  

pronto porra ta resolvido o problema kkkkkkkkk

— com Ivan Ubiratan eoutras 14 pessoas.

  • Jose Deusimar Loiola Gonçalves Olá companheiro Alexandre Sandro!! Voismicê não acha que o resultado do lamaçal deste LINDO e ao mesmo tempo FEIO, RICO e ao mesmo tempo POBRE Brasil, deveria ser algo mais morenito? Infelizmente não estamos diante de um fogo cruzado, e sim,de uma lama cruzada, ha menos de 04 dias das eleições. Será que nós, telespectadores, no debate de amanhã na toda poderosa Rede Globo vamos ter a sorte de ao invés de assistir a troca de farpas, vamos ver o (a)candidato(a) nos apresentar o um plano de governo, que inclusive , se dê foco ao setor mais importante da nação, digo, do planeta, a nossa AGROPECUÁRIA? Todos nós sabemos que é ela a responsável pela significativa produção de alimentos capaz de erradicar a pior doença da humanidade e dos animais também, a maldita FOME, que acaba travando todo os setores da sociedade-SAÚDE;EDUCAÇÃO; SEGURANÇA PÚBLICA. povo de barriga cheia adoece menos, se gasta menos na saúde; povo de barriga cheia aprende mais, a educação passa a andar bem: Prioridade à AGROPECUÁRIA, o povo do campo que está inchando os grandes centros retornam às suas origens, e a Segurança Pública passa a ficar disponível para quem efetivamente precisa ficar nos grandes centros. Boa Tarde!! José Deusimar Loiola Gonçalves
    Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comunicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
  • (75) 9131-0784/ 9998-0025
  • COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS:

 

 

 

BLOGS DEUSIMAR DAS ABELHAS DIVULGANDO OS RESULTADOS DA PROVEITOSA VIAGEM DO ARTISTA INTELECTUAL DE MONTE SANTO AOS EUA.

By deusimar, 23/10/2014 2:35 pm
Olá leitores(as) amigos(as) de nossos blogs!
Percebam nas imagens abaixo, que o nordestino montessantense;baiano, Claudio Vieira de Oliveira, a quem este blogueiro de vocês, o chama na intimidade e por merecimento de o ARTISTA INTELECTUAL DE MONTE SANTO,está neste exato momento sendo único brasileiro palestrante de palestras motivacionais nas principais cidades da maior potencia do mundo-EUA. Orgulho de Monte Santo, orgulho de nossa linda e extensa Bahia, orgulho deste nosso RICO, e ao mesmo tem POBRE Brasil.
CONTRIBUIÇÃO DE:
José Deusimar Loiola Gonçalves 

Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comunicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
(75) 9131-0784/ 9998-0025

Curtindio a natureza um grande friooo! Aqui nos EUA

  • Jose Deusimar Loiola Gonçalves Arrume amiguinho, um cobertor de duas orelhas. Uma americana bem americanizada, e problema resolvido. Fica até mais gostosa e mais proveitosa a sua turnê nas principais cidades da maior potência econômica do mundo-EUA; kkk Aproveite, desfrute,o máximo!! Você merece.José Deusimar Loiola Gonçalves
    Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comunicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
    (75) 9131-0784/ 9998-0025 

    COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS:

 

DIRETOR DE COMUNICAÇÃO DA FEBAMEL DIVULGANDO O CURSO SOBRE CAPACITAÇÃO TÉCNICA DE CAPTURA DE ABELHAS EM ÁREA URBANA QUE ACONTECERÁ EM JUAZEIRO-BA.

By deusimar, 21/10/2014 5:21 pm

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Olá leitores(as) amigos(as) de nossos blogs!!

Deusimar das Abelhas gostaria de repassar ao operante grupo do Corpo de Bombeiros, que está experiencia da imagem acima postada, foi um dos inventos apesentado no XIX Congresso Brasileiro de Apicultura em Gramado, do qual participei do concurso de inventor, que trata da alternativa da captura de enxames nas áreas urbanas. Fica a dica do mais recente instrutor do SENAR, de nossa linda e extensa BAHIA.

Contribuição de:

José Deusimar Loiola Gonçalves 

Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comunicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
(75) 9131-0784/ 9998-0025

CAPACITAÇÃO TÉCNICA DE CAPTURA DE ABELHAS EM ÁREA URBANA

Entrada
x

Rodrigo Almeida Fonseca

20 de out (Há 1 dia) 

para mim

 

Lícia, Prof. Dr. Jose Osmã, Jose Ferreira(Del), Major Tarcísio e Sargento Enio.

 

Torna-se oportuno o curso de capacitação e aperfeiçoamento de técnicas que viabilizem a eficiência da captura, resgate e/ou remoção das abelhas em zona urbana. A capacitação, está programada para o dia 31 de outubro de 2014, no auditório Antonio Carlos Magalhães da Universidade do Estado da Bahia, no horário das 09:00 às 17:00, com o objetivo de capacitar bombeiros, apicultores e agentes ambientais. A idéia é direcionar as demandas que o 9º Grupamento de Bombeiros Militar recebe diariamente da população, para os órgãos ambientais, associações de apicultores e assim garantir a proteção da população e preservação das espécies.

A abelha e outros insetos estão presentes na história da humanidade. A abelha como inseto útil e benéfico, se alia a sustentabilidade da agricultura na produção de alimentos – aumento da produtividade contribui com a economia local e regional. São importantes indicadores biológicos dos ecossistemas em função de serem agentes polinizadores. Neste contexto, deve-se observar e tornar visível a importância desse animal que requer manejo adequado principalmente em áreas de adensamento populacional.

Durante o período de estiagem e em áreas desmatadas, as abelhas perdem seu habitat e migram para a área urbana em busca de locais apropriados para se instalarem em telhados, móveis velhos abandonados, jardins, caixas de inspeção, etc. Com a migração para a área urbana, a população fica vulnerável aos ataques, na tentativa de afastar o enxame, as pessoas atiram objetos nas abelhas, deste modo elas ficam mais agressivas, propensas ao ataque, pois é uma maneira que encontram de se defenderem da ação humana. Isso acontece por falta de informação e orientação adequada dos órgãos ambientais.

Para não se aproximar do enxame e nem tentar retirá-lo é necessário adotar medidas de proteção, para que não ocasione a morte de pessoas, o ideal é chamar profissionais capacitados para capturar de forma segura e com manejo correto. Demanda também, legislação de competência municipal que contemple a preservação e conservação das espécies meliponicultura (abelha nativa) e appis melífera (abelha introduzida no Brasil) como também a responsabilidade pela gestão ambiental por parte dos órgãos Municipal, Estadual e Federal.

Vale ressaltar aqui, as parcerias firmadas para a realização deste evento, Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais – Campus III, representantes: Professor Jairton Fraga – Diretor, Professor Dr. Jose Osmã Teles Moreira, Jose Ferreira (Del do mel) – Apicultor, representando Círculo Operário de Juazeiro-BA, Lícia Lopes, Secretária Executiva, participando também, o 9º Grupamento de Bombeiros Militar – representado por Tenente Coronel Anselmo Luiz Correia Leal – Comandante.

As instituições envolvidas tem o interesse em levar informação a população que envolva a captura de abelhas em área urbana, procurando minimizar acidentes e riscos. Com isso, sugerimos aos órgãos ambientais, a criação de um banco de dados de apicultores, agricultores familiares, produtores, comprometidos com a preservação da biodiversidade.

Agradecimento:

Agenor A. Souza Filho – Secretário Municipal de Meio Ambiente e Ordem Pública

SEDIS / Banco de Alimentos

Texto: Lícia Lopes – Graduada em Secretariado Executivo e Pós Graduada em Gestão de Pessoas.

Colaboração: Crislaine Palmeira – Graduanda do Curso Zootecnia – UNIVASF.

Lidiane Lopes – Graduanda do Curso de Comunicação Social – Jornalismo em Multimeios – UNEB

COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS:

BLOGS DEUSIMAR DAS ABELHAS APRESENTANDO A CURIOSA HISTÓRIA DE GANDHI.

By deusimar, 20/10/2014 2:36 am

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando Gandhi estudava  direito na Universidade de Londres, tinha um professor ,Peters,que  não gostava dele,mas Gandhi não baixa a cabeça.Um certo dia, o professor Peters estava comendo no refeitório e sentaram-se juntos .O professor Peters disse: Sr. Gndhi,você não sabe que um porco e um pássaros não conseguem comer juntos?-Ok, professor!! já estou voando, e foi para a outra mesa. O professor aborrecido, resolve  a vingar-se no exame seguinte, mas ele responde brilhantemente todas as perguntas.Então resolve a fazer a seguinte pergunta:-Sr. Gandhi, indo o Sr. por uma rua e encontrando uma bolsa, abre-a e nela encontra a sabedoria e muito dinheiro.Com qual parte você ficaria.-Claro que com o dinheiro professor!!-Ah!! pois eu no seu lugar ficaria com a sabedoria.-Tens razão professor!!Cada um ficaria com o que não tem!! furioso esceveu na prova:“IDIOTA” e entregou. Gandhi recebeu  a prova, leu e voltou dizendo:Professor!! o Sr. assinou a prova, mas não deu a nota!!

COLABORAÇÃO DOS:

 

BLOGS DEUSIMAR DAS ABELHAS COMPARTILHANDO A JUSTA HOMENAGEM DO PROFESSOR ROBERTO DANTAS AO MESTRE CAVACHÃO.

By deusimar, 19/10/2014 3:15 pm

e

Olá leitores amigos de nossos blogs!!

Para aqueles que ainda não conhecem, esta figuraça(1ª foto da direita/esquerda), é Roberto Dantas, o renomado professor titular da maior Universidade de nossa linda e extensa Bahia-UNEB), o autor desta JUSTA; MUITO JUSTA E JUSTÍSSIMA homenagem ao artista fruto da terra, prata da casa, ANTONIO SABINO MARQUES-MESTRE CAVACÃO. Além desta merecida homenagem, o professor Roberto Dantas é o coordenador geral  do:PROJETO: “CANUDOS: NOVAS TRILHAS” SEMINÁRIO E LANÇAMENTOS DE LIVRO E DOCUMENTÁRIO . Para conhecimento de todos(as,) a foto acima ,foi registrada na oportunidade da apresentação deste projeto por Roberto Dantas e sua equipe, a Câmara de Vereadores de Monte Santo. Na sequência da foto, da esquerda para a direita, depois do professor Roberto Dantas, este modesto blogueiro de vocês que participou ativamente da apresentação, o parceiro de Roberto Dantas, Manoel Neto, e por último o montessantese, José Rodolfo de Andrade, amigo pessoal tanto deste blogueiro de vocês como do professor Roberto Dantas e Manoel Neto.

Basta clicar e se emocionar- Em tempos de São João em Uauá-Mestre Cavachão, o artista do sertão.

4:19

CONTRIBUIÇÃO DE:

José Deusimar Loiola Gonçalves

Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comunicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
(75) 9131-0784/ 9998-0025
LANÇAMENTO DE LIVRO, RECITAL DE CORDEL, CANTORIA E MUITO FORRÓ – ESPAÇO CULTURAL TOQUE DE ZABUMBA -
DATA: 02/11/2014 – A PARTIR DAS 13 HORAS – UAUÁ / BAHIA
Antônio Sabino Marques, Mestre Cavachão, nascido na histórica Vila de Uauá, local onde o guerreiro conselheirista, João Abade, secundado por fervorosos seguidores do peregrino Antônio Conselheiro, combateu, nos idos de 1896, as tropas militares republicanas enviadas ao sertão baiano com o objetivo  -  nesta refrega não alcançado!  -  de massacrar à solidária e resistente cidadela do Belo Monte, que ficaria, entretanto, mais conhecida como Arraial de Canudos.

Compositor e reconhecido como uma das mais fluentes e adoráveis vozes do sertão baiano,Mestre Cavachão sempre cantou e respeitosamente reverenciou a sua querida “Terra dos Pirilampos”, recanto inegavelmente acolhedor e privilegiado das expressões da cultura popular sertaneja.

Saudações!
Área de anexosVisualizar

COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS:

Imagem inline 1

BLOGS DEUSIMAR DAS ABELHAS COMPARTILHANDO VÍDEO DO GAP-GRUPO AMBIENTALISTA DE PALMEIRAS-BA.

By deusimar, 19/10/2014 2:09 pm
Pedro ConstamClaudinha Constam e José Deusimar compartilharam um link.
Heróis da resistência. Guerrilha criativa por um mundo melhor. Esse é o GAP. Esse encontro com os Saudáveis Subversivos rendeu boas inspirações e com certeza…
YOUTUBE.COM
    • Jose Deusimar Loiola Gonçalves Maravilha… maravilha… maravilha..maravilha, renomado Diretor Administrativo de nossa querida FEBAMEL.!!Tudo que é bom bacana e bonito-BBB, estando de fora o BBB da toda poderosa Globo, devemos estar sempre copiando. Magnifico o trabalho deste proativo grupo de ambientalista, procurando sempre reciclar e reutilizar os recursos naturais que estão aí em nosso menosprezado meio ambiente, só trazendo malefícios sem nenhum tipo de serventia.Na minha modesta condição de pós graduado em gestão e educação ambiental, vou aproveitar a minha ida para o mega seminário de apicultura de sua Palmeiras City, e fazer questão de ver de perto e voltar contando de certo, sobre este trabalho exitoso, inclusive tentar junto com meus companheiros da turma do curso de pós graduação dar uma copiada.Até lá, se assim o DIVINO nos permitir.Em minha participação no mega seminário,este grupo do GAP poderá ser provocado e assistir o meu trabalho de reciclagem e reutilização das garrafas pet, que inclusive, tem uma forte semelhança. Bom domingão neste primeiro dia do horário falso de verão.José Deusimar Loiola Gonçalves
      Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comunicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
      (75) 9131-0784/ 9998-0025 

COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS:

Imagem inline 1

O MOMENTO DA DESCONTRAÇÃO DOS BLOGS DEUSIMAR DAS ABELHAS.

By deusimar, 19/10/2014 2:52 am
Fábula
Uma perereca avistou uma formiga na beira do lago e quando foi comer a formiga ela disse:
- Perereca, não me coma agora, espere vir uma aranha me comer e aí você come a aranha e fica mais bem alimentada.
A perereca então esperou.
A aranha veio, comeu a formiga e a quando a perereca foi comer a aranha ela disse:
- Perereca não me coma agora, espere vir um pássaro me comer e aí você come o pássaro e fica mais bem alimentada.
A perereca, novamente esperou.
O pássaro, então veio, comeu a aranha, e, quando a perereca saltou sobre o pássaro para comê-lo, ele voou e a perereca caiu na água.
Moral da história:

Quanto mais longa as preliminares, mais molhada fica a perereca!
COLABORAÇÃO DOS:
Imagem inline 1

DIRETOR DE COMUNICAÇÃO DA FEBAMEL FAZENDO SUAS REFERENCIAS AO APICULTOR CABRA BOM GILMÁRIO DOS SANTOS MENDES.

By deusimar, 19/10/2014 2:14 am
Gilmario Mendes Mendes e José Deusimar Loiola Goncalves

Em Bon J da Lapa com o governador Rui Costa el levando o Mel da Coopamesf, valorizando os produtos do Velho Chico.

  • Jose Deusimar Loiola Gonçalves Muito bem professor Gilmário dos Santos Mendes!! Pode ter certeza que nosso governador eleito vai colocar nossas abelhinhas voando e zumbindo na frente de todas as ações do próximo governo de nossa linda e extensa Bahia. Assim sendo, com os agentes polinizadores mais completos do planeta, contribuindo com a significativa produção de alimentos, haveremos de eliminar a pior doença da humanidade e dos animais também, a maldita FOME. Tenho mais que do que certeza, que profissionais que tenham o seu perfil, serão lembrados pelo nosso bem intencionado governador, na oportunidade da composição das equipes de trabalho de seu, digo, nosso governo. NOTE: Atentai bem na imagem abaixo, e percebam nosso governador prestigiando no VI Festival do Umbu em minha terra natal Uauá, o trabalho de reciclagem e reutilização das garrafas pet na apicultura;meliponicultura e agricultura familiar, deste seu modesto amigo. Grande abraço.José Deusimar Loiola Gonçalves
    Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comunicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
    (75) 9131-0784/ 9998-0025 

    COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS:

 

BLOGS DEUSIMAR DAS ABELHAS COMPARTILHANDO MAIS UM ARTIGO DO BOM COMPANHEIRO AGENOR SANTOS- O MENESTREL DO VAZA BARRIS.

By deusimar, 18/10/2014 11:23 pm

ATÉ O “JOÃOZINHO” SE ENVERGONHA!…

Exibindo jjjjjjjjj.png

Com todos os percalços e aborrecimentos que um período eleitoral possa causar, com horários políticos cansativos – precisam ser reformatados, com urgência! – e que às vezes nada acrescentam de informação sobre o programa de governo de cada candidato ou ainda devido aos milhares de cartazes que emporcalham as ruas das cidades, mesmo assim as Eleições são um acontecimento maravilhoso facultado pelo regime democrático. Se os candidatos e os marqueteiros pensassem melhor, trocariam o enorme volume de acusações aos adversários pelo que deixaram de fazer quando no desempenho dos seus mandatos anteriores e mais um arrazoado de mentiras sobre a vida pessoal e particular de cada um por propostas responsáveis e concretas contidas em programas de governo a serem executados, seja para construir um Brasil novo, seja para reconduzir um Brasil que está caminhando a passos largos na direção contrária à sua história.

Nenhum governo é tão incompetente que não deixe ao longo de quatro ou oito anos algumas realizações úteis ao cidadão e que sejam lembradas pela maioria da população, ainda que os opositores profissionais e de carteirinha batam o pé firme em não querer reconhecê-las. Justiça e reconhecimento são devidos, ainda que não se comungue das ideias políticas do Gestor ou do grupo que o acompanha. Mas, assim como se usa dizer que não se deve dar realce ao comportamento de um indivíduo pelo fato de ser honesto, porque ser honesto é obrigação inerente ao caráter das pessoas”, também não há mérito tão especial assim que mereça a “louvação” exagerada a certas obras públicas deixadas por esse ou aquele administrador, porque este não fez mais do que a sua obrigação em gerenciar bem e corretamente os recursos públicos em benefício da sociedade, e em qualquer parte do Brasil. Para isso foram eleitos.

Fazer obras públicas voltadas à mobilidade urbana, hospitais, escolas, criar e instalar Faculdades, estruturar e equipar os órgãos encarregados da segurança da população, não significa nada de especial senão o cumprimento de uma obrigação daqueles que recorreram aos eleitores, com tanta ansiedade, para que lhes outorgassem a missão de administrar o Município, o Estado ou a Nação. Ressalte-se que, para o desempenho honrado dessa tarefa, osEstados e o Governo Federal, principalmente, têm à disposição um notável orçamento financeiro resultante dos impostos que esses mesmos eleitores pagam. A arrecadação federal estimada para 2014 é de R$1.173,0 (UM TRILHÃO, CENTO E SETENTA E TRÊS BILHÕES DE REAIS)! Valor tão alto e incomum na linguagem diária, que nem mesmo a população mais informada pode avaliar a sua expressão monetária, tudo isso resultante da maior carga tributária do mundo (36,27%, em 2012)!

Assim, criar Programas Sociais em benefício da população, não deveria ter qualquer importância em saber qual a paternidade ou o “DNA” do criador do Programa Bolsa Família, que UNIFICOU outros Programas Sociais pré-existentes como Bolsa Escola, Bolsa Alimentação e Cartão Alimentação – vide Decreto 5.209, de 17/09/2004, que regulamentou a Lei 10.836, de 09/01/2004. Nada disso representa um favor, um manjar dos deuses ou o seu idealizador merece endeusamento pelo povo, senão na medida certa o aplauso e o reconhecimento da sociedade e da história.

Inversamente, o que não deveria ocorrer, mas vem se tornando uma tônica deplorável, é a exibição do lado sujo da face de determinados gestores públicos que, com comportamentos nada honestos, desonram a classe política e envergonham aqueles que os elegeram. Não adianta justificar que, pessoalmente, não rouba o dinheiro público, mas fecha os olhos e permite que o seu Partido monte um governo paralelo e manipule as verbas oriundas do Tesouro Nacional para Projetos Sociais e de Investimentos Públicos, ou destrói a maior estatal brasileira, rebaixando-a de 12ª. maior do mundo para o vergonhoso posto de 112ª. na classificação geral! A Polícia Federal investiga e prende, sim, mas os padrinhos lutam nos bastidores dos tribunais e consegue soltá-los. Diante desse quadro é que, quando colocados frente a frente em debates públicos ou nos horários políticos, não sobra espaço para a abordagem dos propósitos e objetivos a serem alcançados pelo candidato, pois o tempo é consumido, exaustivamente, na lavagem da roupa suja, numa luta quase inglória para a conquista do voto daquele eleitor que, sentado à frente do televisor, está com a cabeça a mil estudando qual será a melhor opção entre os candidatos!

Não se trata de um ou outro escândalo, o que, certamente, o eleitor perdoaria e atribuiria a uma “falha humana”, coisas que acontecem! Mas são centenas e mais centenas de episódios de descaramento e assalto vergonhoso ao patrimônio público, cujo volume de dinheiro cresceu tanto que não mais pode ser transportado numa simples cueca e hoje passou a utilizar carros e aviões, como ocorreu durante o 1º. Turno das Eleições 2014.

Conquanto o assunto seja de uma insofismável seriedade, o autor se permitiu encontrar um pouco de inspiração nas respostas sempre inteligentes do folclórico e irreverente personagem “Joãozinho”, que, na charge da ilustração, desabafou aquilo que todo cidadão gostaria de gritar em alto e bom tom: “PERDEMOS A VERGONHA NA CARA!…”.

208856_101252066690374_1283439623_nAutor:  Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – de Salvador-BA.

Complemento de Deusimar das Abelhas:

 

 

 

Olá caríssimo Agenor Santos, a quem este blogueiro amigo, e o poeta do sertão, meu primo amigo BGG da MATA VIRGEM, o chamamos na intimidade, e mais por merecimento de o menestrel do Vaza Barris!!

Sempre contando com seu aval, além de publicar este seu abalizado e oportuno artigo justamente neste momento que estamos vivenciando, há exatamente 09 dias das eleições do 2º turno, gostaria de complementar o seu primeiro parágrafo, quando o bom amigo faz um lembrete imprescindível para as campanhas vindouras, com reformatação desses vazios horários políticos.Ganhe quem ganhar, esperamos que esta sua dica prevaleça ano quem vem com a REFORMA POLÍTICA JÁ.!!

Lamentavelmente, nós os telespectadores, os eleitores brasileiros ficamos na frente da tela da TV,assistindo nossos candidatos preocupados mais em ataques,em troca de farpas, do que  da apresentação de um bom plano de governo decente para esta gigantesca nação. Todos nós sabemos que a maior arma de qualquer nação do planeta chama-se a AGROPECUÁRIA, capaz de fomentar a significativa produção de alimentos, extinguindo-se de uma vez por todas com a pior doença da humanidade, e dos animais também, a maldita FOME. Deste extraordinário setor, não se vê tocar nem no A que começa, e nem no A que termina, pelo menos a palavra: AgropecuáriA. E é  porque esta gigantesca nação é essencialmente   agrícola,que conta com  mais de 80% de seus 8.511.965 km² de área territorial, com terras agricultáveis.

Atentai bem.. não esqueceram de colocar na imagem acima postada, os seres vivos mais proativos do planeta, apesar de minúsculas, nossas fantásticas abelhinhas.São elas quem dimensionam o tamanho da AGROPECUÁRIA de qualquer espaço geográfico.

Muito Obrigado!!

José Deusimar Loiola Gonçalves

Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comunicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
(75) 9131-0784/ 9998-0025

COLABORAÇÃO DOS:

Panorama Theme by Themocracy