BLOGUEIRO DEUSIMAR DAS ABELHAS FAZENDO O COMERCIAL DAS EMBALAGENS ERÓTICAS DO GRUPO FLOR NATIVA GESTOR DO PROJETO APIS CHAPADA.

By deusimar, 21/12/2014 4:27 pm
Pedro Constam e Pedro Constam atualizaram a foto da capa dele.
  • Ola internautas amigos do PORRETA dese face, da PORRETA dessa net!!
  • Vejam que MARAVILHA…MARAVILHA….MARAVILHA...., a criatividade do gringo suiço,líder do grupo proativo Flor Nativa , gestor do Projeto APIS CHAPADA patrocinado pela Petrobrás Em sua última viagem a seu país de origem(Suiça) trouxe na mala e cuia essas lindas embalagens, e de posse do mel 100% orgânico do pantanal de nossa linda e extensa Bahia(CHAPADA DIAMANTINA), transformou este modelito super erótico em duas baianas de dupla escolha, uma loiraça, e uma morenaça. O gringo suiço,com suas embalagens diferentes, agregou valor em seu mel, que passou de R$ 10,00 no máximo o litro, para R$ 50,00 reais, e não chegou para todo mundo.Deusimar das Abelhas pediu que fosse reservado no estande de vendas da Flor Nativa, uma loira e uma morena, mas quando resolveu comprar mais outras duas, ficou só na vontade.
  • Solamente para descontrair , este amigo e admirador de Pedro Constam, vem fazendo o comercial das embalagens eróticas e dizendo que,  uma loira ou uma morena de verdade , de carne e osso, mesmo que o DIVINO condesse 100 anos de vida, com o passar do tempo, elas passariam a ficar pelancudas, e na viagem sem retorno, seriam decompostas pela mãe terra, enquanto a loiraça e a morena das embalagens eróticas, que venham os milhões de anos que não se modificam O vidro não se decompõe, e a superioridade do mel,dar o forte indicativo, de que o MEL é o único alimento do planeta, que nunca estraga. Deusimar das Abelhas acaba de confirmar com o DR .GOOGLE que diz:
  • O mel possui uma porção de propriedades incríveis. Além do seu sabor delicioso, é praticamente o único alimento da natureza que não estraga. Mas você sabe por que, exatamente, isso acontece?
    O alimento produzido pelas abelhas começou a ser usado por conta de suas propriedades medicinais há muito tempo, especialmente como tratamento para feridas abertas. O historiador grego Heródoto relatou que os babilônios enterravam seus mortos no mel e Alexandre, o Grande pode ter sido embalsamado em um caixão cheio de mel. CONTRIBUIÇÃO DE: José Deusimar Loiola Gonçalves
    Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comunicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
    (75) 9131-0784/ 9998-0025 

COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS:

 

BLOGUEIRO DEUSIMAR DAS ABELHAS FAZENDO SUAS REFERÊNCIAS AO VALENTE APICULTOR,E SECRETÁRIO DE AGRICULTURA DE SOUTO SOARES.

By deusimar, 21/12/2014 4:10 pm
  •  

     

 

 

 

 

 

Após algumas capturas a cara da Labuta, graças a Deus.

 

 

Jose Deusimar Loiola Gonçalves Mas pode ter certeza, renomado secretário, que a fantástica MÃE NATUREZA te agradeceu, e vai continuar te agradecendo ricamente,por cada captura realizada. Nós, apicultores, somos os natos, as excelências da preservação desta fantástica MÃE NATUREZA ,quando cultivamos e preservamos os seus agentes polinizadores mais completos. Foi cientificamente comprovado que o tamanho da AGROPECUÁRIA, O tamanho da preservação do meio ambiente de uma determinada comunidade;povoado;estado, ou nação se mensura pelo fluxo de abelhas existentes nos espaços geográficos dos territórios acima mencionados. Cada PICADURA(não troque ALHO por bugALHOS) que meu, digo, nosso renomado secretário de agricultura do prospero município de Souto Soares, tomou, entrou junto com a apitoxina(veneno) , um pouco da profissão de apicultor. kkkkkkk!!Boa Tarde!!

José Deusimar Loiola Gonçalves

Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comunicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
(75) 9131-0784/ 9998-0025

 

BLOGS DEUSIMAR DAS ABELHAS COMPLEMENTANDO E COMPARTILHANDO VÍDEO FANTÁSTICO EXTRAÍDO DO FACE DE MARIVANDA ELOY.

By deusimar, 21/12/2014 1:22 am
Olá leitores(as) amigos(as) de nossos blogs!!
Bastam clicar na palavra  VÍDEO  de azul, para se encantarem com o conteúdo deste acervo cultural que conta a história do povo sábio, de meu, digo nosso sertão. Muito lindo.
Muito Obrigado!!
Contribuição de:José Deusimar Loiola Gonçalves 

Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comunicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
(75) 9131-0784/ 9998-0025
E da página inicial do facebook dessa figuraça, funcionária de carreira da Secretária da Agricultura de nossa linda e extensa Bahia.

Lindo!!

674.386 visualizações

ESSE VÍDEO É UMA HOMENAGEM A TODOS OS NORDESTINOS,
EM ESPECIAL AQUELES SERTANEJOS GUERREIROS QUE APESAR DAS DIFICULDADES COM A FALTA DE CHUVAS, NÃO ARREDAM OS PÉS DA NOSSA TERRINHA.

QUE DEUS OLHE PARA OS NECESSITADOS E OS HUMILDES DE CORAÇÃO, QUE MANDE CHUVAS PARA TODAS AS REGIÕES QUE SOFREM COM A FALTA DE ÁGUA PARA MATAR A FOME E A SEDE DAS PESSOAS E DOS ANIMAIS…..AMEM!!

COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS:

 

BLOGUEIRO DEUSIMAR DAS ABELHAS COMPLEMENTANDO E COMPARTILHANDO SCRAP EXTRAÍDO DA PÁGINA DO FACE DO ABNEGADO EXTENSIONISTA DE NOSSA VELHA, PORÉM, SEMPRE OPEROSA EBDA.

By deusimar, 20/12/2014 3:58 pm
-
A “Menina-dos-Olhos” do governo federal é: a Agricultura Familiar…
- A “Menina-dos-Olhos” do governo estadual é: a Agricultura Familiar…
Poi bem:
- Eu (quase todos da EBDA) tenho mais de 30 anos de campo, com a Agricultura Familiar…Nenhuma Empresa na Bahia tem esse histórico patrimônio de experiências, conhecimentos e serviços prestados !!!!
E o governo decreta O FIM DA EBDA !!!
E o pior: sem ouvir os Funcionários nem os Agricultores Familiares!!!
A HISTÓRIA DARÁ SEU TESTEMUNHO…
Muito triste!!! Lamentável…
  • Jose Deusimar Loiola Gonçalves, com quase 33 anos de serviços prestados aos sofridos, porém, importantes agricultores(as) familiares de nossa linda e extensa Bahia, comunga com o ambientalista Bira e demais funcionários da EBDA, a mesma tristeza, a mesma indignação, por este momento triste e desolador que vem passando, nós,os colaboradores e os beneficiários da ATER PÚBLICA do estado.Será que tudo isto que está acontecendo, não é por que a ATER PÚBLICA é coisa de PEQUENO de agricultores familiares, e as coisas PEQUENAS ,vem ao longo do tempo sendo relegadas a outros planos pelas GRANDES autoridades? EXEMPLO CLARO . a colheita complexa do algodão, da cana de açúcar e  do eucalipto, já sai do campo descascado e jogado nas carretas para as grandes usinas de celulose(foi-se embora a mão de obra dos cortadores de cana), as outras culturas que atendem o mercado de exportação, tem suas colheitadeiras específicas há muito tempo, enquanto a nossa AGAVE SISALANA(a fibra forte sisal), saiu do farracho(Vejam a imagem a baixo), para a mutiladora máquina paraibana, em seguida a lenta máquina Faustino, e a colheitadeira eficiente dos pequenos; sofridos, porém, importantes sisaleiros de nosso território da cidadania nunca chega.Que o DIVINO ilumine neste Natal e Ano Novo, as cabeças daqueles que aprovamos recentemente nas urnas, para enxergarem por outros ângulos essas questões acima abordadas,de grande valia para os PEQUENOS agricultores familiares, os que mais ajudaram AS GRANDES autoridades, a subirem no topo do poder..Atentai bem…..PEQUENO também escreve e faz a sua própria história acontecer. Bom Dia
  • Olhe aqui o exemplo forte dessa figuraça,Claudio Vieira de Oliveira , a quem este blogueiro de vocês o chama na intimidade e por merecimento de o ARTISTA INTELECTUAL DE MONTE SANTO, que nesses últimos 05 meses tornou-se celebridade internacional,ministrando palestras motivacionais,  e concedendo entrevistas nas maiores emissoras de radio e de TV do planeta(EUA).

 

 

 

 

 

 

  • Contribuição de:
  • . José Deusimar Loiola Gonçalves
    Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comunicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
    (75) 9131-0784/ 9998-0025
  • Foto de Jose Deusimar Loiola Gonçalves.

 

 

 

 

 

 

 

 

NOTE:para aqueles que não sabiam, este blogueiro de vocês, nos tempos do atraso, há 40 anos atrás em sua inesquecível adolescência, apesar das dificuldades, ajudou esta figuraça da foto acima postada(meu tudo tudo, meu herói, meu saudoso e eterno pai), a tirar no farracho os poucos quilos de sisal no atrasado farracho como forma de garantia da compra do pão de cada dia de nossa humilde família.Não é causo, mas sim, um caso verídico.. acredite se quiser….

COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS:

 

BLOGUEIRO DEUSIMAR DAS ABELHAS DIVULGANDO O NOME DO NOVO SECRETÁRIO DO DESENVOLVIMENTO RURAL(SDR) DE NOSSA LINDA E EXTENSA BAHIA.

By deusimar, 19/12/2014 11:26 pm

 

 

 

 

 

 

 

 

Olá professor Emerson Pereira da Silva!!

Seu modesto colega de profissão, e de trabalho também, aproveita este espaço de nossos blogs para compartilhar seu scrap e ajudar anunciar o nome do muito bem escolhido Secretário do Desenvolvimento Rural(SDR) do governo renovado do PT de nossa linda e extensa Bahia.

Quando seu modesto colega viu o nome do nosso secretário, quase 100% homônimo do Coronel JERÔNIMO RODRIGUES RIBEIRO, a quem o chama na intimidade e por merecimento de o ARQUIVO VIVO DA CULTURA DE UAUÁ”, resolveu a tecer este seguinte comentário: além da forte semelhanças nos nomes, percebeu uma outra pequena semelhança entre os  níveis de intelectualidade de ambos. Completíssimo o currículo da nossa maior autoridade da pasta da Secretária do Desenvolvimento Rural de nossa linda e extensa Bahia, como também é de se admirar o intelecto desta celebridade de Uauá, xará de nosso secretário JERÔNIMO RODRIGUES. Para aqueles que não sabiam., O Coronel Jerônimo Ribeiro, em função do atraso de 80 anos atrás, conseguiu apenas cursar o 5º ano primário(o velho curso de admissão), foi funcionário da carreira do Banco do Brasil, dos Correios e Telégrafos, e prefeito da terra natal de seu colega aqui, por 04 mandatos  consecutivos.

JERÔNIMO RODRIGUES RIBEIRO, foi; é; e continua sendo um verdadeiro apaixonado pela agricultura.

De acordo com as informações do livro  publicado pelo Coronel JERÔNIMO RODRIGUES RIBEIRO- UAUÁ-LENDAS;MEMORIAS E HISTÓRIAS, que dar o indicativo de mais uma pequena coincidência com nosso futuro secretário JERÔNIMO RODRIGUES , o nosso Coronel JERÔNIMO RODRIGUES RIBEIRO, precisamente na década de 30, conseguiu com o Secretário de Agricultura do Governo do Estado à época, as primeiras mudas de coqueiro que chegaram em Uauá, plantadas no distrito da Serra da Canabrava. Quando prefeito, em seu primeiro mandato, precisamente no ano de 1970, idealizou a 1ª EXPO- UAUÁ- Exposição Nacional de Caprinos e Ovinos, realizada neste ano em curso a  sua XXXV edição ,no parque de exposições Jerônimo Rodrigues Ribeiro.

Contribuição de:

José Deusimar Loiola Gonçalves

Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comunicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
(75) 9131-0784/ 9998-0025

 

 

 

Emerson Pereira e José Deusimar compartilhara a foto de Rui Costa.
2 h · 

Curtir ·  · Compartilhar

COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS:


BLOGS DEUSIMAR DAS ABELHAS AFIRMANDO QUE PEQUENO TAMBÉM ESCREVE E FAZ SUA PRÓPRIA HISTÓRIA.

By deusimar, 19/12/2014 6:35 pm

 

 

 

 

 

 

 

Olá leitores amigos de nossos blogs!!

Graças a belíssima contribuição do parceiro blogueiro Florisvaldo Ferreira dos Santos do WWW.PORTALDENoTICIAS.NET, este blogueiro amigo de vocês, está compartilhando esta rica matéria recentemente publicada pelo famoso provedor IG da porreta dessa net.Trata-se de uma referência ao nosso conterrâneo amigo Claudio Vieira de Oliveira, a quem  Deusimar das Abelhas o trata  de forma carinhosa, e muito mais por merecimento de “O ARTISTA INTELECTUAL DE MONTE SANTO.”Fica atestado e confirmado que pequeno também escreve e faz acontecer a sua própria história. Este exemplo de Claudio Vieira é impressionante, porque o mesmo vem escrevendo e fazendo acontecer a história de sua vida pregressa cheia de muita superação em função de sua deficiência raríssima. Como este blogueiro acabou de dizer, pequeno também escreve e faz acontecer a sua própria história, torna-se difícil se mensurar o tamanho de sua estatura  pelo motivo de sua acentuada deformidade física. Para aqueles(as) que ainda não tiveram conhecimento, nosso conterrâneo nesses últimos 05 meses tornou-se uma celebridade internacional como palestrante motivacional aqui no Brasil e no outro lado do mundo, ministrando suas palestras motivacionais, e concedendo entrevistas nas principais emissoras de radio e televisão do planeta. Vejam que lindo, o que disse nosso Claudio Vieira nas páginas das principais redes sociais da porreta nessa net: “Não sou [e ele quem estar procurando o mundo, é o mundo quem esta o procurando.”Este blogueiro de vocês, fã de carteirinha e um forte divulgador dos trabalhos de Claudio Veira, esteve visitando e disse-lhe o seguinte: Pode ter certeza, que muito breve a mídia nacional vai começar a divulgar o seu trabalho, inclusive, a toda poderosa Rede Globo que não se deu conta de enxergar o seu potencial dando margem para as concorrentes. Este blogueiro de vocês disse ao Claudio Vieira, que apostaria com ele  uma vaca de 50 litros de leite/dia de Deusimar das Abelhas contra uma única abelha rainha dele, Claudio, como a toda poderosa Rede Globo na entrada de 2015, vai convidá-lo para o Fantástico -Show da Vida.. Quem viver verá.

 

Contribuição de:

José Deusimar Loiola Gonçalves

Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comunicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
(75) 9131-0784/ 9998-0025

SAÚDE: HISTÓRIA INSPIRADORA DE BAIANO COM DEFORMIDADE RARA ALCANÇA MILHÕES NO MUNDO

Publicado em 19 de dezembro de 2014 por Florisvaldo em BrasilDestaquesPolíticaÚltimas Notícias // 0 comentários

BBC - Claudio nasceu com artrogripose, problema raro que faz com que os ossos se fundam e ganhem formato curvo e contraídoBBC – Claudio nasceu com artrogripose, problema raro que faz com que os ossos se fundam e ganhem formato curvo e contraído 

Trajetória de brasileiro que nasceu com artrogripose é destacada em documentário; problema faz ossos fundirem.

A fantástica história de um brasileiro que vem vencendo a adversidade continua se espalhando pelo mundo. O baiano Cláudio de Oliveira, de 38 anos, é a estrela de um documentário de rádio do Serviço Mundial da BBC gravado na cidade de Monte Santo, no sertão da Bahia, no intervalo entre duas viagens aos Estados Unidos em que o jovem deu palestras motivacionais.

Cláudio nasceu com artrogripose, um problema raro que faz com que seus ossos se fundam e ganhem um formato curvo e contraído.

O documentário, produzido e apresentado pelo jornalista Gibby Zobel, lembra a trajetória de Cláudio e conta como, ao nascer, a família recebeu a orientação de não alimentá-lo. Ele só foi salvo por intervenção de seu pai.

“O parto foi muito difícil. Não havia hospital aqui na época. O médico achou que ele fosse morrer em poucas horas, porque sua respiração era muito fraca”, conta Maria José, mãe de Cláudio e de outros cinco filhos.

“Eu não o havia visto de imediato. Horas depois, o médico me contou sobre sua deformação. Não vou negar que chorei. Chorei muito. Chorei por três dias”, lembrou.

O pai de Cláudio, no entanto, aceitou o filho imediatamente, conta Maria José. “O pai dele disse: Não. Ele é meu filho. Ele tem que ser alimentado! Eles fizeram uma mamadeira e alimentaram. Ele foi melhorando, melhorando, começou a se alimentar normalmente e hoje está aí!”, disse a mãe.

Adaptação do corpo

O documentário mostra como Cláudio, que tem o pescoço virado para trás, vive da maneira mais independente possível. Para usar o computador, por exemplo, ele usa o queixo e a língua para operar o mouse.

“Muita gente imagina que, por causa da minha deformação, eu enxergue as coisas de cabeça para baixo, mas eu enxergo normalmente”, contou, explicando que seu cérebro tem um mecanismo que adapta a visão.

A mãe de Cláudio lembrou o orgulho que sentiu quando seu filho se formou em contabilidade.

“Quando o chamaram para receber o diploma, foi muito emocionante. Não esperava que ele fosse alcançar tanto. Achei que fosse tomar conta dele pelo resto de minha vida, mas acho que é o contrário. Eu dependo mais dele do que ele de mim.”

O pai de Cláudio não viveu para ver aonde o filho chegou. Ele faleceu quando a mãe estava grávida de sete meses da filha caçula, Taís, que veio depois de Cláudio.

Na época em que o documentário foi gravado, Cláudio se preparava para mais uma viagem aos Estados Unidos.

“Isso começou em 2000, quando saí da minha cidade no sertão para ir a outra cidade. Minha primeira palestra foi em uma igreja. Estava muito nervoso. Havia mais de 200 pessoas lá e nunca tinha falado em público. Mas Deus foi maravilhoso e tudo correu bem.”

Das palestras que fez recentemente em terras norte-americanas, o baiano diz que gostou especialmente de uma que fez em um centro para recuperação de dependentes químicos.

“Tenho certeza de que consegui transformar vidas”, disse, de malas prontas para uma próxima viagem.

O documentário de rádio em inglês pode ser ouvido pelo clicando aqui.

 

Fonte: http://saude.ig.com.br/minhasaude/2014-12-19/historia-inspiradora-de-baiano-com-deformidade-rara-alcanca-milhoes-no-mundo.html

 

CONTRIBUIÇÃO DO:Blog do Florisvaldo – Informação com imparcialidade 19/12/2014

Florisvaldo Ferreira dos santos

Consultor de Seguros e Benefícios

COLABORAÇÃO DOS :

 

BLOGS DEUSIMAR DAS ABELHAS DIVULGANDO E COMPARTILHANDO EQUIPE DO GOVERNO RENOVADO DO PT DE NOSSA LINDA E EXTENSA BAHIA.

By deusimar, 19/12/2014 5:50 pm

Irmão de político Cansançãoense vai ocupar cargo de alto escalão no governo de Rui

  • 14:03, sexta-feira, 19 dezembro, 2014
  • Cansanção
  • 179 Visualizações:

RTEmagicC_ddd0ce35b9.jpgO novo governador da Bahia, Rui Costa, anunciou a sua nova equipe de secretariado, o jovem Diogo Medrado (usando óculos na foto abaixo), irmão do cansançãoense suplente de vereador Thiago Medrado, ocupará o cargo de presidente da Bahiatursa, o maior órgão de turismo do estado.

Os nomes de todos os 25 membros do primeiro escalão de Rui foram anunciados nesta sexta-feira (19). A nova equipe tomará posse no dia primeiro de Janeiro de 2015.

Confira a relação completa:

* Casa Civil: Bruno Dauster

* Secretaria de Cultura (Secult):  Jorge Portugal

* Secretaria de Turismo (Setur): Nelson Pelegrino

th* Bahiatursa: Diogo Medrado

* Secretaria da Administração (Saeb): Edelvino Góes

* Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti):Manoel Gomes de Mendonça

* Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur):Carlos Martins

* Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE): James Corrêa

* Secretaria da Agricultura (Seagri) : Fernanda Mendonça

* Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM): Olívia Santana

* Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi): Vera Lúcia Barbosa

* Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR): Jerônimo Rodrigues

* Secretaria da Fazenda (Sefaz): Manoel Vitório

* Secretaria do Planejamento (Seplan): João Leão

* Secretaria da Segurança Pública (SSP): Maurício Barbosa

* Secretaria da Educação (SEC): Osvaldo Barreto

* Procuradoria-Geral do Estado da Bahia (PGE): Paulo Moreno

* Secretaria da Saúde (Sesab): Fábio Villas-Boas

* Secretaria do Meio Ambiente (Sema):  Eugênio Spengler

* Secretaria de Comunicação Social (Secom): André Curvello

* Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap): Nestor Duarte

* Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS):  Cássio Peixoto

* Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre): Álvaro Gomes

* Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS):  Geraldo Reis

* Secretaria de Infraestrutura (Seinfra): Marcus Cavalcanti

* Secretaria de Relações Institucionais (Serin): Josias Gomes

Por: Portaldenoticias.net

COLABORAÇÃO DOS:

 

BLOGUEIRO DEUSMAR DAS ABELHAS COMENTANDO A BRILHANTE PALESTRA DO MESTRE DR. ODÉRIO NO 1º SEMINÁRIO DE APICULTURA DA CHAPADA.

By deusimar, 19/12/2014 1:35 am

 

 

 

 

 

 

 

 

Olá leitores(as) amigos(as) de nossos blogs!!

Conforme o combinado, este blogueiro de vocês vai dar sequencia ao relatório do maior evento apícola de nossa linda e extensa Bahia,  deste ano operativo que ora  está se findando. Através de uma bem montada programação, o 1º Seminário de Apicultura da Chapada Diamantina contou com participação de palestrantes de alto nível. A comissão organizadora enviou e foi aceito o convite pelo mestre da apicultura brasileira, o Dr. em apicultura Afonso Odério Nogueira LIma, diretor do CENTEC- Centro Tecnológico do próspero Estado do Ceará, que proferiu a brilhante palestra sobre “MINIMIZAÇÃO DE PERDAS DE COLMEIAS NA ESTIAGEM”.Com sua habilidade nata de proferir sucessivas palestras nos CBAs-Congressos Brasileiros de Apicultura, o grande mestre encantou a todos e todas, que participaram do mega seminário de apicultura  do Projeto APIS CHAPADA.

No decorrer da palestra, o grande mestre apresentou aos participantes do seminário, duas grandes alternativas que evitam a perda de colonias nos períodos críticos da escassez de floradas no semiárido. Como primeira alternativa, Dr. Odério recomendou a todos(as), para que seja feito no período  da abundancia de floradas, algo semelhante como é feito com os rebanhos dos animais de pequeno;médio e grande porte,através dos ensinamentos da ATER-Assistência Técnica e Extensão Rural, que orienta os criadores a fazerem suas reservas estratégicas no período da fartura de forragens, para os períodos da seca torrada e prolongada. Como reserva estratégica para nossas abelhinhas, Dr. Odério recomendou a  coleta dos grãos de pólen no período da farta entrada deste produto na colmeia, e em seguida armazenar em geladeira, para ser utilizado nos períodos críticos de escassez de alimentos na colmeia. Além deste método da coleta de grãos de pólen, Dr. Odério apresentou uma outra modalidade de armazenamento de um alimento mais completo, o pão das abelhas, o pólen já processado e armazenado nos favos dentro das colmeias. Este tipo de armazenamento consiste em o apicultor localizar os quadros de favos amarelinhos abarrotados de pólen(pão das abelhas) dentro da colmeia e de posse de uma camisa feita com telas de viveiros ou mosquiteiros, encamisa-se esses quadros, e só retirar as camisas nos períodos críticos. Deusimar das Abelhas tecendo comentário com um companheiro dos sucessivos congressos de apicultura, Gesimar Célio dos Santos, este questionou sobre a possibilidade deste pão das abelhas ser estragado dentro da colmeia. Via telefone tirei as dúvidas com o grande mestre, que respondeu dizendo que  a presença das abelhas dentro da colmeia, fazem a proteção e a preservação do pão das abelhas dentro dos favos já devidamente protegidos pelas camisas.

Como segunda alternativa, o grande mestre citou a sua experiencia científica realizada nos trabalhos de avaliação da tese de mestrado de duas jovens acadêmicas da Universidade Federal do Ceará. De posse do resultado positivo desta experiencia exitosa , que foi a irrigação de duas plantas do bioma caatinga para os trabalhos de pesquisa das mestrandas, o grande mestre orientou para o apicultor que necessariamente não precise fornecer água para as abelhas porque próximo ao apiário ele tem este líquido precioso em abundância, escolher um número de plantas altamente poliníferas de acordo com a disponibilidade de tempo e água, fazer uma espaçosa bacia em torno das plantas , uma farta cobertura morta, se possível uma adubação orgânica com terra de quixabeira substituindo a terra retirada da bacia, e  regar bem regada. Associando a esta ideia do grande mestre, Deusimar das Abelhas a título de sugestão recomenda que depois de bem irrigada as plantas selecionadas , pode se aplicar a irrigação por gotejamento ou por aspersão com as garrafas pet, conforme  foi explicado em sua palestra sobre a RECICLAGEM E REUTILIZAÇÃO DAS GARRAFAS PET NA APICULTURA/MELIPONICUTURA.

Dr. Oderio garante que se nós, apicultores, colocássemos em prática essas alternativas apresentas se descartaria de uma vez por todas a prática de alimentação artificial fabricadas com certos tipos de alimentos que nossas abelhinhas sentem grandes dificuldades na hora de fazer a digestão, em função da fisiologia de seus aparelhos digestivos.  A mãe natureza já deixou as flores para disponibilizar às nossas abelhinhas o alimento de acordo com a sua capacidade digestiva.

Nas considerações finais o grande mestre, deixou claro a todos e todas, que não vem apresentando essas alternativas de qualquer jeito, é através de seus trabalhos e pesquisas científicas, e que não força a quem quer seja a aceitar. Não está sendo contra aqueles(as)apicultores(as) que são adeptos ao uso da alimentação artificial.

Esta é a contribuição de Deusimar das Abelhas que tratou de comentar dos principais pontos da palestra de mestre Dr. Odério. Nas próximas matérias será abordado os assuntos  dos demais palestrantes: José Deusimar Loiola Gonçalves; Claudinei Santana; Alex Fábio Lima de Melo; Luiz Jordans Ramalho Alves;José Elpídio Cerqueira; Dr. Ian Borges.

Espero que tenham gostado.

Muito Obrigado!!

 

José Deusimar Loiola Gonçalves

Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comunicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
(75) 9131-0784/ 9998-0025

 

BLOGS DEUSIMAR DS ABELHAS COMPLEMENTANDO E COMPARTILHANDO SCRAP EXTRAÍDO DO FACE DA FLOR NATIVA.

By deusimar, 18/12/2014 10:51 pm
  •  

  • Jose Deusimar Loiola Gonçalves
    Escreva um comentário…
     

  • Jose Deusimar Loiola Gonçalves Impressionante o potencial da florada desta planta da imagem abaixo postada, do longo trecho entre o povoado de Zuca e a Serra do Pai Inácio próximo ao município de Lençóis. Deusimar das Abelhas, Evanilton da Silva Gomes e Gessé Carneiro de Morais apicultores de Nova Fátima,,se encantaram com esta maravilha. O companheiro Gessé,um apicultor apaixonado pela atividade e pela mãe natureza,um extraordinário motorista, colocou a proporia vida , e as vidas de Deusimar das Abelhas e Evanilton em risco, por ter conduzido meu possante dando mais atenção ao potencial da florada do que ao trânsito da BA-242. Paramos o possante para colher alguns pés da planta, e lá no seminário, o mestre Pedro Constam fez a identificação da referida planta que atende pelo nome de carrascão., mas o outro mestre Claudinei Santana, disse-nos que o nome da planta na região dele atende pelo nome de quebra facão, muito diferente do quebra facão aqui de nosso sertão da histórica micro região de Canudos. Ficou tudo entendido e compreendido porque a nomenclatura das plantas de todos os biomas muda de uma determinada região para outra região. José Deusimar Loiola Gonçalves
    Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comunicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
    (75) 9131-0784/ 9998-0025 

COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS:

 

MÉDICO CUBANO CAUSA POLÊMICA COM CASO AMOROSO COM A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE CHORROCHÓ.

By deusimar, 18/12/2014 1:35 am

Médico cubano se apaixona por prefeita e causa polêmica no interior da Bahia

  • 20:55, quarta-feira, 17 dezembro, 2014
  • Bahia
  • 1.005 Visualizações:

002Um médico cubano causou polêmica esta semana nas redes sociais após sair em defesa da prefeita de Chorrochó, Rita Campos (PP), que tem um romance com o profissional de saúde.

Alberto Geli Gonzalez, que integra o programa do governo federal “Mais Médicos”, desembarcou em novembro de 2013 no município do extremo-oeste baiano. O estrangeiro atende em um Posto de Saúde da Família (PSF) da zona rural de Chorrochó.

O cubano, que costuma postar no seu perfil do Facebook fotos dele com a prefeita, se revoltou após sofrer críticas de chorrochoenses inconformados com publicações de imagens do casal em diversas festas e passeios em cidades turísticas. Insatisfeito com o que considerou invasão de privacidade, apesar de ser uma rede social e a prefeita ser uma figura pública, o médico usou palavras obscenas, de cunho erótico e consideradas desrespeitosas. O caso foi parar na mesa do promotoria de Justiça da comarca local.

001Postou Gonzalez: “Ao povo fofoqueiro que são poucos que a mim quando falam assim me dá vontade de fazer sexo (…) Qualquer momento público uma foto com a minha ro….. bem dura pra aqueles que não conseguir dormir por estar falando dos outros durmam pensando na minha ro……”(SIC), postou, indignado, o médico.

Para o vereador de Chorrochó Luiz Alberto de Menezes (PT), conhecido como Beto de Arnóbio, afirmou que a situação foi constrangedora e o comportamento do médico cubano revoltou os munícipes.

Rita Campos foi eleita para o seu primeiro mandato em 2012 com 57% dos votos válidos. Afilhada do conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Mário Negromonte, a pepista sucedeu o ex-prefeito Humberto Gomes, seu primo, que pertence ao mesmo grupo político e foi cassado no mesmo ano por improbidade administrativa, acusado de cometer irregularidades na celebração de contratos de prestação de serviços junto à prefeitura.

Ainda conforme Beto de Arnóbio, de volta ao Poder, o grupo, desta vez sobre a liderança de Rita Campos, resgatou os mesmos descasos na administração de Chorrochó. Segundo o edil, além de atrasos constantes nos salários do funcionalismo e problemas constantes com o fornecimento da merenda escolar, a prefeitura estaria pagando pelo aluguel de três ônibus que foram doados através do projeto “Caminho da Escola”.

Segundo o vereador petista, que afirmou que vai protocolar a denúncia junto ao Ministério Púlbico (MP-BA), o Município tem pago todo o mês cerca de R$ 15 mil a uma empresa para fornecer três ônibus que foram entregues pelo governo federal para o transporte escolar que já pertencem à Chorrochó.

Ninguém da prefeitura foi localizado para comentar as acusações.

As informações são de David Mendes do Bocão News/Fotos reprodução Facebook

COLABORAÇÃO DOS:


 

Panorama Theme by Themocracy