Oposição vai pedir ao MP que investigue Lula após julgamento do mensalão

    58

    Os partidos de oposição PSDB, DEM e PPS divulgaram uma nota conjunta nesta terça-feira (18) dizendo que vão pedir ao Ministério Público investigações sobre a suposta participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no mensalão, logo que acabar o julgamento do mensalão, em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF).

    O pedido parte da reportagem publicada na revista “Veja” do último final de semana. Na matéria é relatado que Marcos Valério teria dito a familiares e amigos que Lula foi o “chefe” e “fiador” do mensalão, esquema de desvio de recursos públicos e compra de apoio político de 2003 a 2005.

    Os partidos dizem que Lula deve se explicar e que o silência do ex-presidente sobre a denúncia é “ensurdecedor”. Para os partidos, Lula deveria “ser o maior interessado em prestar esclarecimentos sobre fatos que o envolvem diretamente”. Lula não comentou a matéria e a assessoria informou nesta terça que o ex-presidente também não iria comentar a nota da oposição.

    O julgamento do mensalão, Ação 470, não tem Lula entre os acusados. De acordo com a Procuradoria-Geral da União, não havia indícios suficientes para indiciar o ex-presidente. Lula declarou à época do escândalo que não sabia de nada sobre a compra de votos.

    “O ex-presidente já não está mais no comando do país, mas nem por isso pode se eximir das responsabilidades dos oito anos em que governou o Brasil, ainda mais quando há suspeitas que pesam sobre o seu comportamento no maior escândalo de corrupção da história da República”, diz a nota. (Correio)

    ....

    Veja Também

    COMPARTILHAR