Serviços de saúde são inaugurados em Morro do Chapéu e Capim Grosso

    118

    O secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, juntamente com a secretária municipal de Saúde de Morro do Chapéu, Maricélia Figueiredo, inaugurou nesta quinta-feira (4) a base descentralizada do Serviço Móvel de Urgência (Samu 192) e uma Unidade de Saúde da Família (UFS), na localidade de Lagoa Nova no município. Também nesta quinta-feira, Solla inaugurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) do município de Capim Grosso.

    Situado na macrorregião centro norte do estado, o município de Morro do Chapéu tem uma população superior a 35 mil habitantes e integra o Samu Regional de Irecê. A nova base descentralizada do Samu 192 dispõe de duas ambulâncias, uma de suporte básico e outra de suporte avançado e será regulada pela Central de Urgência de Irecê.

    O município de Morro do Chapéu conta com 11 equipes de saúde da família implantadas que garantem a cobertura de aproximadamente 100% da população, além da atuação de sete equipes de saúde bucal e de 68 agentes comunitários de saúde. A população do município ainda está sendo beneficiada com construção de mais uma unidade básica de saúde e também pela ampliação e reforma de 16 unidades.

    Capim Grosso

    A UPA 24h inaugurada pelo secretário Jorge Solla no município de Capim Grosso tem capacidade para até 150 atendimentos clínico e pediátrico diariamente, além de prestar o primeiro atendimento e estabilizar os casos cirúrgicos e de trauma. A unidade dispõe de sete leitos de observação, distribuídos entre adulto e pediátrico, e um leito de isolamento.

    Para construção e aquisição de equipamentos, o Ministério da Saúde investiu R$ 1,4 milhão. O repasse mensal para o custeio da unidade será de R$ 100 mil. O município tem uma população estimada de 27 mil habitantes e está localizado também na macrorregião centro norte do estado, integrando a microrregião de Jacobina.

    ....

    Veja Também

    COMPARTILHAR