TRE-BA discute inclusão de novas cidades no sistema de votação biométrica

    60

    O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) esteve reunido nesta sexta-feira (14) com uma equipe do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para discutir as metas e estratégias que vão ser criadas para definir quais serão os novos municípios a serem contemplados pelo Projeto de Identificação Biométrica do Eleitor no Estado nas eleições de 2012 e 2014.

    De acordo com o gerente de biometria da área de Tecnologia da Informação (TI) do TSE, Alcides Junior, o planejamento será baseado nos quantitativos de equipamentos já disponíveis e na estrutura dos cartórios. “Dentro do universo de 1 milhão de eleitores possíveis no estado, nós vamos definir em conjunto a lista de municípios que participarão do cadastramento”, explica. O processo consiste em inserir os dados biométricos no cadastro do eleitor: as digitais dos dez dedos da mão e a foto digital que vai ser coletada no momento em que ele comparecer.

    Atualmente, em todo o país, 8 milhões de eleitores já estão cadastrados no programa divididos em 299 municípios, resultado da revisão eleitoral realizada entre 2008 – quando teve início o projeto piloto da Justiça Eleitoral – e o fechamento do cadastro eleitoral em maio deste ano, que incluiu os eleitores para a eleição de 7 de outubro próximo. Na Bahia, a primeira etapa da coleta biométrica foi realizada em 2009, em Pojuca, com 22 mil eleitores.

    ....

    Veja Também

    COMPARTILHAR