Vitória Histórica: ACM Neto é eleito novo prefeito de Salvador

    76

    ACM Neto (DEM) foi eleito neste domingo (28) com 717.865 votos o novo prefeito de Salvador, derrotando o candidato do PT Nelson Pelegrino no segundo turno que obteve 623.734 votos. Neto assume a prefeitura em janeiro, substituindo João Henrique Carneiro (PP). Depois de um primeiro turno disputadissímo, a briga este domingo foi novamente acirrada.

    No primeiro turno, contrariando as pesquisas, Neto acabou em primeiro lugar, com 40,17% dos votos válidos – Pelegrino teve 39,17%. A diferença foi de apenas 5.626 votos. Eles deixaram para trás Mário Kertész (PMDB), Márcio Marinho (PRB), Hamilton Assis (PSOL) e Rogério Da Luz (PRTB).

    Aos 33 anos, ACM Neto disputou a prefeitura de Salvador pela segunda vez – em 2008, perdeu ainda no primeiro turno. Ele está no terceiro mandato na Câmara dos Deputados e é líder do DEM na Casa. Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), ele também já foi vice-presidente e corregedor da Câmara.

    Oitavo maior Produto Interno Bruto (PIB) entre as capitais do país, com riquezas estimadas em R$ 32,8 bilhões pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2009, a capital baiana tem economia baseada no serviço e na indústria, segundo informações da Agência Brasil.

    ....

    Veja Também

    COMPARTILHAR