Após polêmicas, aliados fazem apelo para Lula falar menos

As declarações polêmicas dadas por Lula nos últimos dias geraram uma série de apelos de aliados junto ao petista para que ele se prepare mais para fazer falas públicas. Com uma agenda intensa de eventos e entrevistas, o ex-presidente tem feito declarações, praticamente, só de improviso. Petistas que têm mais intimidade com Lula pedem que ele “fale menos e ouça mais”.

lula
Foto reprodução

O grupo defende que Lula debata temas com especialistas antes de levá-los a público, em especial, questões polêmicas. A defesa que ele fez do aborto como questão de saúde pública e a fala sobre a demissão de 8 mil militares foram colocadas como exemplos de temas que Lula abordou sem qualquer preparação ou debate interno prévio.

A avaliação de petistas e aliados de outras siglas é que o ex-presidente deve retomar conversas que vinha tendo com especialistas antes de abordar temas que trataria publicamente. O objetivo é que ele elabore as ideias previamente e, assim, evite desgastes como o que enfrenta agora.

Dentro do PT e no entorno de Lula a sensação é de que a pré-campanha está “desarrumada” e que essa confusão na comunicação exemplifica isso. Lula vem sendo aconselhado a definir logo seu time e anunciá-lo para delegar a outras pessoas que também falem sobre seu projeto como presidente.  (Fonte: Bela Magle / O Globo)