Aprenda a montar uma checklist para ajudar na compra de eletrodomésticos

Fazer uma boa compra sempre nos leva a uma sensação de realização. Principalmente em tempos de crise, desperdiçar dinheiro, nos deixa muito desanimados.  Algumas dicas, porém, podem evitar a frustração de adquirir um produto e o mesmo não atender às nossas expectativas. Paciência e sabedoria são fatores que podem determinar se você fez um bom negócio.

Entre os segmentos mais procurados em lojas e sites de compra estão os eletrodomésticos. Esses itens estão presentes em todos os lares, deixando a vida das pessoas mais prática e divertida. Hoje em dia, para um mesmo produto, existem vários modelos fabricados por empresas diferentes. Escolher o aparelho ideal se tornou uma verdadeira aventura para muitos consumidores que nem sempre termina com final feliz.

Como escolher o melhor eletrodoméstico?

Para evitar dor de cabeça na hora de comprar um eletrodoméstico é preciso seguir alguns passos simples para que você tenha satisfação com o produto. Confira algumas dicas:

  • Tensão (Voltagem)

Verificar a voltagem de um produto é primordial. Imagine fazer um investimento em um aparelho e não poder usá-lo porque não tem onde ligar? As residências possuem duas voltagens disponíveis: 110 e 220 volts.  Um produto com voltagem 220v ligado em tomada de 110v, não funcionará corretamente. Assim, um produto com voltagem 110v ligado a uma tomada de voltagem 220v certamente será danificado.

Existem ainda, os aparelhos bivolts, que possuem ambas as voltagens, as quais o usuário define de acordo com a voltagem de sua residência. Uma chave no aparelho permite que se defina qual a voltagem deve ser usada. Alguns são automáticos e não precisa de chave seletora, busque essa informação na descrição do produto. Para saber a voltagem das tomadas da sua residência existe um aparelho chamado voltímetro, porém, é aconselhável chamar um eletricista.

  • Estilo e cor

Design é, talvez, o quesito mais levado em consideração na hora de adquirir o produto. O eletrodoméstico geralmente é escolhido de acordo com o modelo e a cor, que vão definir o estilo de quem o compra.

Quando há a necessidade de comprar algum eletrodoméstico, por uma razão qualquer, logo se observa qual é a cor predominante no ambiente para determinar a cor do objeto a ser comprado. Atualmente, a versão em inox vem seduzindo os consumidores.  Até mesmo os adeptos do branco vêm se rendendo a essa nova cor que deixa o ambiente com um ar mais moderno.

  • A compra

Nada disso realmente importa se não for observado um item importante nesse checklist: a real necessidade de comprar o eletrodoméstico. Esse, aliás, esse é o principal quesito da lista. Após definir tudo o que precisa, chegou a hora de escolher onde comprar.  Seja em loja física ou virtual, algumas questões devem ser bem pesquisadas:

  • Preço
  • Forma de pagamento
  • Prazo de entrega
  • Devolução ou troca

É bom procurar por promoções, mas às vezes o parcelamento é mais vantajoso quando não vem acompanhado de juros.  Assim como uma compra à vista acaba sendo melhor, quando a loja concede descontos nesta forma de pagamento.

O prazo de entrega também deve ser esclarecido no ato da compra porque, muitas vezes, informações erradas geram problemas na entrega do produto.

E claro, a loja deve ser acessível e flexível quanto à devolução ou troca.  Nada mais frustrante do que escolher o produto, acertar a compra, esperar e ele apresentar defeito. Pior que isso é a loja dificultar a troca.

Todos os aspectos devem ser levados em conta

Demais detalhes também facilitam na hora da escolha do eletrodoméstico, mas algumas informações estão dentro da sua própria casa. Não deixe de verificar se há tomadas suficientes no cômodo e se tem a necessidade de usar um adaptador. O local onde o produto será guardado ou instalado merece um cuidado especial. Isso facilita na hora de manusear o eletrodoméstico e também ajudar a preservar o seu investimento.

Seguindo essas dicas básicas certamente você fará um bom negócio. Não deixe de verificar os detalhes do aparelho e as condições da loja. Escolha com a atenção o seu eletrodoméstico e boas compras!