Bahia já tem 312 casos suspeitos de micorcefalia e 10 óbitos

MicrocefaliaNo estado da Bahia, até o dia 26 de dezembro de 2015, foram notificados 312 casos suspeitos de microcefalia com perímetro cefálico menor ou igual a 32 centímetros. Segundo a Sesab (Secretaria de Saúde do Estado), os casos ocorreram em 69 municípios, sendo Salvador o que apresentou o maior número, com 173 casos (55%).

Ainda de acordo com o governo, foram realizados exames comprobatórios de imagem (ultrassonografia transfontanela ou tomografia computadorizada) em 83 pacientes com microcefalia, sendo 66 em Salvador, nove em Lauro de Freitas e oito em Camaçari. Os demais municípios não registraram essas informações até o momento. Do total de exames realizados, 57 (68,7%) apresentavam alterações patológicas do sistema nervoso central.

Dos 66 exames de Salvador, 40 foram ultrassonografias transfontanela (USG), destas 26 apresentaram alterações compatíveis com microcefalia e 26 tomografias de crânio, com alteração em 22 dessas. Em Camaçari, das oito USG, cinco apresentaram alterações, enquanto em Lauro de Freitas, dos nove exames, quatro evidenciaram imagem compatível com a microcefalia.

UTI LARA 4

Dentre os 312 casos, foram notificados dez óbitos nos municípios de Salvador (2), Itapetinga (1), Olindina (1), Tanhaçu (1), Camaçari (1), Itabuna (1), Campo Formoso (1), Alagoinhas (1) e Crisópolis (1). Todos os casos estão em investigação.

A Sesab informou que os próximos boletins serão divulgados às terças-feiras pela manhã.