Brasil é opção? Volkswagen desiste de nova pickup nos EUA

Especulada pela imprensa há anos, a entrada da Volkswagen no segmento de picapes na América do Norte parece que não deve se tornar realidade, nem mesmo no longo prazo. Após idas e vindas sobre o assunto, o recém-empossado chefão da empresa, Thomas Schafer, descartou a ideia e garantiu que não há planos para desenvolver projeto do tipo no momento.

volkswagen tarok concept live photos 2
Volkswagen Tarok Concept

“Por enquanto, não está na nossa programação”, disse Schafer em conversa com a agência Automotive News durante mesa redonda antes do Salão de Los Angeles. “No momento, temos uma programação clara para toda a segunda metade desta década. Então, novamente, no mercado americano, se você não joga em certos segmentos, então você tem que ficar em uma determinada área de participação de mercado. Mas essa questão não é nossa prioridade no momento”, explicou.

volkswagen tarok concept live photos 1
Volkswagen Tarok Concept

O lançamento de uma picape é desejo de longa data da rede de concessionárias da Volkswagen nos Estados Unidos. Revendedores argumentam que o segmento é comercialmente estratégico, bastante lucrativo e, não é de hoje, cobram da matriz representação na categoria. Marcas como Chevrolet, Ford, Toyota e Nissan conquistam ótimos números do segmento, enquanto a VW acompanha o movimento de longe sem qualquer participação.

volkswagen tarok concept
Volkswagen Tarok Concept
volkswagen tarok concept 1
Volkswagen Tarok Concept

Diversos rumores já circularam sobre o assunto, especialmente depois do lançamento de modelos intermediários como Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz. Nesse sentido, era forte a especulação de que a Volkswagen apostaria no lançamento local da Tarok, que chegou até mesmo a ser apresentada aos norte-americanos no Salão de Nova York em 2019. No entanto, a ideia foi logo abortada.

volkswagen atlas tanoak pickup concept
Atlas Tanoak Pickup

Outra possibilidade seria lançar um modelo maior, baseado no conceito Atlas Tanoak, neste caso com eletrificação e porte superior ao da Tarok. Novamente, os planos não foram adiante. Levar aos EUA a nova geração da Amarok também né está nos planos. Agora, mais uma vez, a marca frustra a rede de concessionárias e confirma que não entrará na categoria, pelo menos não tão cedo.

Ainda assim, a Volkswagen enquanto grupo reserva novidades para o segmento. A empresa adquiriu os direitos sobre a marca Scout e lançará na América do Norte em 2026 inéditos SUV e picape puramente elétricos. A Scout é conhecida dos norte-americanos das décadas de 1960 até 1980, sendo histórica concorrente da Jeep e Ford no segmento de utilitários esportivos.

Os novos modelos, pensados para a nova realidade do mercado, nascerão como EVs dedicados e terão design retrô, conforme adiantado em teaser.

Fonte: Automotive News