Cansanção comemora 57 anos de emancipação política com missa e festa

cansancaoNesta quarta-feira (12) Cansanção estará completando 57 anos de “Emancipação Política”.

Às 19:00h será celebrada na igreja matriz uma missa em homenagem ao aniversário da cidade, às 21:00h haverá na praça José Ambrósio Modesto apresentação de Orquestra Sinfônica e o tradicional corte do bolo, em seguida uma grande festa com Jô Oliveira, Noiz Abala, Lourinho dos Teclados, Rom Santos e Banda Ponto G. 

Histórico do Município

Na segunda metade do século XIX, instalou-se em terras pertencentes ao Município de Monte Santo um senhor de nome Luiz Buraqueira, dedicando-se à cultura de mandioca, milho e feijão, bem como à criação de gado bovino e outros. Organizou uma fazenda que denominou-se Cansanção.

A fertilidade do solo atraiu outros moradores e, em 1896, já possuindo 8 casas, serviu de pouso às tropas federais que, vindas de trem até Queimadas, destinavam-se a Monte Santo, onde foi instalado o Quartel General de combate aos jagunços de Antônio Conselheiro, em Canudos.

A localidade se desenvolveu rapidamente e, em 1919, já contava com 25 casas e uma capela construída naquele ano, dedicada à Senhora Santana, padroeira da cidade.

O topônimo Cansanção, decorre da existência em abundância na região, do arbusto assim denominado.

Distrito criado com a denominação de Cansanção, pela Lei Estadual nº 1332, de 30-07-1919, subordinado ao Município de Monte Santo.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Distrito de Cansanção, figura no Município de Monte Santo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Cansanção, pela Lei Estadual nº 504, de 28-11-1952, desmembrado de Monte Santo. Sede no antigo Distrito de Cansanção. Constituído do distrito sede.

Pelo Acórdão do Superior Tribunal Federal, de 27-12-1954, representação nº 215, o Município de Cansanção é anulado, sendo seu território anexado ao Município de Monte Santo, como simples distrito.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o Distrito de Cansanção, figura no Município de Monte Santo.

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Cansanção, pela Lei Estadual nº 1018, de 12-08-1958, desmembrado de Monte Santo finalmente Cansanção conseguiu sua emancipação.