Católicos de Cansanção não aceitam suposta transferência do Padre Nelson e fazem abaixo-assinado

Admirado e respeitado até mesmo por membros de outras religiões, o Padre Nelson Nicolau, Pároco da Paróquia Senhora Santana da cidade de Cansanção, na região norte da Bahia, se destacou nas últimas décadas por um incansável trabalho humanitário realizado na cidade e até mesmo em municípios vizinhos, a notícia sobre uma suposta transferência do Padre acabou pegando todos de surpresa.

Foto reprodução

O Padre Nelson está há décadas em Cansanção, dedicou quase 30 anos de sua vida para servir a comunidade cansançãoense, nesse período construiu uma igreja que é considerada uma das mais belas da Bahia e deixou o seu legado nos quatro cantos do município, mesmo tendo nascido no sul do Brasil, ele é considerado pela comunidade como um genuíno filho de Cansanção.

Apesar da Diocese de Senhor do Bonfim nos confirmar por telefone que não existe nada definido a respeito da transferência do Padre Nelson de Cansanção para outra Paróquia, na cidade a notícia de sua suposta transferência é dada como certa, inconformada com a perca do maior líder religioso da história do município, a comunidade de Cansanção de imediato já se manifestou contrária, dezenas de manifestações já foram realizadas nas redes sociais e até mesmo um abaixo-assinado está sendo feito na tentativa de evitar a mudança.

Sobre o Processo de Transferência de um Padre

As transferências podem acontecer pelos mais variados motivos, uma vez que a dinâmica da vida da Igreja Católica e as necessidades pastorais exigem sempre novas decisões e, também, mudanças e transferências, estas decisões não são um ato arbitrário e autoritário que recai e pesa sobre a pessoa do Arcebispo.

As decisões e transferências são pensadas e construídas num conselho formado pelos bispos e padres, Conselho Presbiteral, demandam longas conversas e, às vezes, várias reuniões. Porém é importante elencar que as transferências de padres fazem parte da autoridade episcopal, é o múnus (fundamentação legal) do qual ele é revestido através do sacramento da Ordem no grau do episcopado, pela autoridade do Papa e da Igreja, mas também por sua paternidade espiritual.

As leis da própria Igreja esclarecem sobre o porquê das transferências de padres numa diocese: o Código de Direito Canônico determina que “se o bem das almas ou a necessidade ou utilidade da Igreja já exigirem que o pároco seja transferido de sua paróquia, que dirige com eficiência, para outra paróquia ou outro ofício, o bispo proponha-lhe a transferência por escrito. Segundo as leis da Igreja, as transferências podem ser voluntárias ou por obediência, isto é, com o consentimento do sacerdote ou pelo voto de obediência ao bispo da igreja e seus sucessores, juramento proferido durante o ato de sua ordenação.

A continuidade do Padre Nelson será importantíssima para Cansanção, porém não conhecemos de forma mais profunda como funciona às diretrizes e normas da igreja, independente de Paróquia, onde ele estiver estará sempre repassando com muita simplicidade como sempre fez os ensinamentos bíblicos, cuidando do seu rebanho e levando a mensagem de amor, paz e esperança ao próximo.

 

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.