Chevrolet Kadett GSi 1994 em estado de 0km é encontrado em SP

Quanto você pagaria por um Kadett GSi 1994 em estado de 0km com apenas 54 mil quilômetros rodados? Um raro e belo exemplar desse ícone da Chevrolet deixou a garagem do caçador de raridades Reginaldo de Campinas que havia encontrado recentemente em uma de suas garimpagens, o valor não foi revelado, porém não foi nem um pouco barato.

Foto: Reginaldo de Campinas

Automóvel compacto da Opel. O Kadett Foi fabricado por várias gerações e em várias fábricas no mundo, sendo que a geração “C” foi produzida pela GM do Brasil, sob o nome de Chevrolet Chevette (inclusive na versão quatro portas, Hatch, perua e pick-up, sendo que as últimas tinham nomes de Marajó e Chevy 500) e a geração “E”, como Chevrolet Kadett (também produzido na versão perua, chamada Chevrolet Ipanema).

O Kadett foi um carro que inovou em vários aspectos da produção de veículos no Brasil, sendo o primeiro carro produzido em série a utilizar vidros colados (pára-brisas e traseiro), a possuir suspensão regulável a ar, a contar com um motor a álcool injetado (junto com o Monza em 1991) e pneus série 65 (Kadett GS 1991).

Foi o primeiro carro da Chevrolet a utilizar computador de bordo e check-control, além de possuir o melhor coeficiente aerodinâmico da época: Cx 0,30 no Kadett GS e Cx 0,32 nos demais modelos.

O Kadett GSi Europeu era equipado com motor 1.8 com 116 cv, sendo que em 1987, a Opel substituiu pelo motor 2.0L. Em 1988 foi lançado também em versão 16 válvulas. Chegou ao Brasil em novembro de 1991 como substituto do GS, ou seja, um GS com injeção eletrônica multiponto, sendo que no Brasil não existiu a versão 16 válvulas.

O Kadett GSi vinha equipado com todos os itens do Kadett GS, mas agora com injeção eletrônica e um belo painel digital, sendo muito bem aceito no mercado brasileiro pelo ar de novidade. O modelo era disponível também na versão conversível, cuja montagem era finalizada na Itália. A versão GSI abandonou a faixa preta entre as lanternas traseiras, mas manteve itens de série do GS, como os bancos Recaro® (no GSI de cor mais clara e agradável, com encostos de cabeça vazados), manteve as rodas parecidas com as do GS, porém mais arredondadas e modernas. Seu motor se destacava pelos 121 cv e sistema de Injeção Multipoint (Bosch Le-Jetronic) e sistema de ignição Bosch EZK. Seu último ano de fabricação foi 1994 como modelo 1995. Nesta versão o interior foi melhorado, com comandos dos vidros nas portas e porta-luvas mais funcional. Perdia os exclusivos bancos Recaro®. 1994 foi o seu último ano de produção, dando espaço ao Kadett Sport, supostamente seu substituto, porém nunca foi substituído à altura por conta de itens de série bastante inferiores e motor menos potente.

O GSi se aposentou sem nunca ter deixado um verdadeiro substituto, o que na verdade aconteceu com seus concorrentes diretos (VW Gol GTI e Ford Escort XR3).

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas
Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.