Como escolher equipamentos para fazer motocross e trilha

O Motocross é uma modalidade desportiva praticada sobre as motos de estilo Enduro. O Motocross (ou MX, MotoX) é, de uma maneira mais sucinta, a forma mais popular do mundo de corrida de motocicletas e são várias as categorias existentes no Motocross, como: Arenacross, Trial e Enduro.

Quem deseja começar a praticar essa modalidade, precisa ter a consciência que segurança vem sempre em primeiro lugar. Ter uma moto adequada para este tipo de atividade é apenas o primeiro passo para iniciar no Motocross, Supercross, enduro, rally ou até mesmo para aquelas trilhas de final de semana.

Estar bem equipado é um dos princípios básicos dos praticantes de e trilhas e também do Motocross e suas variações. Dentre os acessórios mais importantes, temos o capacete, luvas, botas, colete, roupas dentre outros itens que auxiliam na sua própria segurança.

Se você é um piloto novato e não faz ideia de como e quais equipamentos de proteção deve escolher para estar seguro, esse texto é para você. Veja abaixo os equipamentos mais indicados para praticar Motocross com segurança:

Capacete

Este é o componente mais importante. Seu papel é proteger a cabeça do atleta. Os capacetes fechados com queixeira fixa ou abertos são a melhor opção para estar bem protegido. Isso se dá porque ao escolher um capacete aberto e se queixeira, em um possível momento de queda o capacete se solta facilmente da cabeça, expondo o motociclista a graves perigos de lesões. Depois de decidida a marca e o modelo, atente-se para o fato de que o capacete deve ficar justo em sua cabeça, sem apertar ou ficar solto demais.

Botas

As botas podem ser consideradas quase tão importantes quanto o capacete. Uma boa bota deve ter proteção nas canelas e ponteiras de metal no bico da bota para evitar que o pé sofra torções laterais.

Óculos

Além de proteger os olhos dos pilotos de raios UVA e UVB (em caso de óculos escuros), os óculos protegem de pequenas e médias partículas, como poeira, pedrinhas, bichinhos e etc, e também de objetos maiores como galhos, por exemplo.

Basicamente o diferencial de um tipo de óculos para outro está no material da armação, o elástico, a lente, que pode ser anti-embaçante ou não; mas todos são feitos para proteger os olhos.

As lentes transparentes são ideais para dias nublados ou com neblina, as amarelas são ótimas para pilotar a noite e também em dias com neblina e as escuras são ideais para serem usadas em dias ensolarados.

Roupas

As camisas e calças garantem a proteção do corpo do motociclista. As roupas para motocross e trilhas podem ser compradas no tamanho do manequim de quem vai utilizar a roupa, diferente das botas, que precisam ser até 2 números maiores dependendo do modelo.

Luvas e Cotoveleiras e Joelheiras

Suas mãos, cotovelos e joelhos devem ter a proteção das luvas, cotoveleiras e joelheiras adequadas. As luvas devem ser resistentes e confortáveis, não podem dificultar os movimentos dos dedos. Elas são importantes, pois não protegem suas mãos apenas no caso de uma queda, mas também de pedradas, espinhos e do frio.

Os cotovelos devem ter a proteção das cotoveleiras de plástico e com elástico largo para fixar no braço, e deve fica bem firme no cotovelo

As joelheiras são um item indispensável porque os joelhos costumam ser alvos de sérias contusões de difícil recuperação. Existem joelheiras especiais com barras de mentais nas laterais dos joelhos, que a função é não deixar o joelho dobrar para os lados.

Cinta abdominal

O papel deste objeto é ajudar a mante a postura correta e as vísceras bem firmes. A Cinta abdominal é utilizada na altura da cintura.

Seja você um piloto experiente, ou um iniciante, não deixe a sua segurança em segundo plano, isto é, jamais pilote sem os equipamentos de motocross e trilhas necessários.

Lembre-se: Quando se trata do Motocross, é preciso ficar atento, pois, mais cedo ou mais tarde o condutor vai ter a triste experiência de cair. Para evitar danos a saúde e a integridade física do profissional, é de extrema importância que os profissionais usem equipamentos de segurança para que possam praticar suas trilhas de forma segura.