Como manter sua cozinha limpa no dia a dia

Se os quartos e as salas costumavam ser as divisões mais importantes de uma casa, hoje a cozinha é a vencedora. O ambiente se tornou a alma da casa, e por isso é tão importante tê-la sempre limpa e organizada, para desfrutar ao máximo deste espaço único.

Fonte: Google Imagens.

Os novos estilos de vida saudáveis encorajam a que se tenha uma utilização cada vez mais intensa da cozinha e, por isso, é fundamental organizar este espaço e estabelecer várias áreas de arrumação — seja para confeccionar pão caseiro, incluir superalimento nas refeições ou fazer um suco detox.

Manter a cozinha limpa e arrumada nem sempre é fácil, sobretudo em casas com muita gente onde cada um utiliza a cozinha em uma hora diferente, a atividade parece não ter fim. Para tudo isso é preciso espaço. E muita organização.

Da geladeira às prateleiras dos condimentos, do lugar onde guardamos as panelas às prateleiras onde arrumamos a louça, nada pode ser deixado ao acaso.

Geralmente depois do preparo da comida, a cena se repete: restos de alimentos, cheiros insistentes, superfícies engorduradas, entre outras sujeiras, exigem que a limpeza da cozinha seja frequente.

Para que o ambiente não fique um caos após as refeições, separamos algumas dicas de como manter sua cozinha limpa. Confira:

Forre o fogão

Você tem pouco tempo para higienizar a cozinha? Uma dica é forrar com papel alumínio a superfície em aço inox do fogão ou usar protetores próprios para o aparelho. Quando estiverem sujos, descarte-os e finalize a limpeza passando um pano umedecido em uma solução desengordurante.

Programe a fritura

Faça um cardápio semanal e procure preparar a refeição que inclui frituras somente na data da faxina caprichada ou então no dia que a antecede. Essa prática ajuda na rotina de limpeza da sua cozinha e colabora com sua saúde.

Não “ajude” a coifa

Estilosas e imponentes, as coifas vão além de tornar a decoração de uma cozinha hightech. Para muitos, sua principal função é sugar o ar do ambiente e evitar que odores emitidos durante a preparação de alimentos sejam espalhados pela casa. Porém, uma coifa faz mais do que bloqueio de odores.

Ao sugar os vapores da cozinha, grande parte da gordura jogada no ar é filtrada, isso evita que haja depósito de gordura nos demais eletrodomésticos, aumentando assim, a durabilidade dos demais itens da cozinha Ao contrário do que todo mundo pensa, não tente “auxiliar” a coifa abrindo as janelas ou portas próximas ao aparelho.

A entrada de ar no espaço pode empurrar e espalhar a fumaça (e gorduras) pelo cômodo e atrapalhar a eficiência do equipamento.

Desengordurante é multiuso

Opte por um desengordurante suave ou neutro (pode ser um detergente!) na limpeza de qualquer tipo de superfície, da pia ao piso. No caso da higienização do chão, dilua bem o produto em água limpa. Limpe o fogão, coifa e microondas também com um desengordurante.

Seque a pia e a esponja

Não deixe água parada na bancada da pia, porque pode surgir limo e mau cheiro. Pelo menos uma vez por dia, levante o escorredor de louças e seque bem a superfície que fica abaixo do utensílio. Nunca guarde a esponja com resíduos de comida ou sabão. Após o uso, lave bem, retire o excesso de água e a coloque em local seco.

Limpe as lixeiras

Lave as lixeiras da cozinha com água e sabão, de preferência diariamente. Depois de higienizados, antes de colocar o saco plástico, borrife dois ou três jatos de um produto de limpeza multiuso com um cheiro agradável e enxugue bem.

....