Dependência química: saiba sobre a importância dos grupos de apoio

Os grupos de apoio para dependentes químicos, quando os mesmos estão passando por tratamento em clínicas de reabilitação são de extrema importância, pois acabam se tornando em um processo terapêutico, fazendo usuários em processo de recuperação a conversarem entre si, mostrando que eles não estão sós. 

A seguir, mostraremos a importância de usuários e ex-usuários de drogas frequentarem grupos de apoio, mais o auxílio de tratamentos em uma clínica de recuperação, para com o tempo, voltarem a ter uma vida normal e saudável, sem riscos de recaída.  

Compartilhar sua história

A importância de participar de grupos de apoio num processo de recuperação contra o uso de drogas, vem do paciente saber que não está sozinhos, e entender que muitas pessoas estão lutando junto com ele para se livrarem da dependência química, e voltarem a ter uma vida normal. 

Esses grupos abrem espaço para que as pessoas livremente, contem sobre a história de vida de cada uma, como chegaram ao uso das drogas e como se tornaram dependentes, até encontrarem a clínica de recuperação feminina ou masculina na qual estão se cuidando. Isso auxilia muito no tratamento voluntário de quem está passando por esse processo de purificação. 

Sentimento de acolhida

Um outro ponto positivo de uma pessoa em processo de tratamento de drogas, é o acolhimento desses grupos de apoio, tanto por fazer amizade com pessoas que estão passando pela mesma situação, como em tais conversas feitas no grupo contribuem para o acolhimento do paciente com sua família, ajudando a terem uma aproximação saudável. 

Ouvir e compartilhar experiências desses ex-usuários passando pelo processo de purificação faz com que os mesmos já se sintam mais acolhidos, e abraçados um pelos outros, por compartilharem da mesma luta e do mesmo objetivo de vencer o vício, e ficarem totalmente limpos de qualquer substância que possa prejudicar suas vidas.  

Procure por grupos de apoio de confiança

Caso você queira participar de um grupo de apoio ou conheça alguém que precise de tal ajuda, pesquise bem antes de optar pelo primeiro que aparecer. Pergunte sobre bons grupos de apoio em clínicas de recuperação em Goiás, com psicólogos e veja em igrejas também.  

É importante que tal lugar seja aconchegante e com pessoas centradas em querer ajudar e ser ajudadas também. O local no qual é feito o grupo de apoio auxilia muito na melhora do quadro de um dependente em processo de purificação, e sempre reforça ao mesmo, de que quando o tratamento acabar, ele não estará sozinho.