Deputado Vando comemora os 176 de emancipação de Monte Santo

    vandoOs 176 anos de emancipação política do município de Monte Santo, completados hoje, 21 de março, foram inseridos nos anais da Assembleia Legislativa pelo deputado Vando (PSC). Em moção de congratulações apresentada à Mesa Diretora da Casa, o parlamentar comemorou o aniversário de autonomia política da cidade, localizada no sertão baiano.

    Emancipado em 21 de março de 1837, com o nome de Vila do Coração de Jesus do Monte Santo, o município passou a se chamar Monte Santo em 25 de julho de 1929, sendo que o seu primeiro prefeito foi o Pe. José Vitor Barberino. De acordo com Vando, a cidade de Monte Santo destaca-se no cenário nacional pelo turismo religioso, atraindo anualmente milhares de romeiros e de peregrinos de todo o país.

    “Formado por um povo cheio de religiosidade e com a pureza e simplicidade que marca o sertanejo, Monte Santo encantou cineastas famosos como Glauber Rocha e Dias Gomes, que gravaram no município cenas de dois clássicos do cinema nacional que foi Deus e o Diabo na Terra do Sol, e a minissérie O Pagador de Promessas”, contou o deputado. Ainda segundo o autor da moção, o município de Monte Santo tem uma forte economia baseada no comércio, além de destacar-se em virtude da produção de feijão, milho, mandioca e mamona na região.

    Fonte: Assessoria de Comunicação