EDITORIAL ANO III NÚMERO 189 – GRIPEZINHA OU COVID-19, MESMO?

41

CCVV

Por Florisvaldo -12 de julho de 2020

Por mais que se queira diversificar a crônica semanal na direção de outros temas, na intenção de poupar aos leitores um novo contato com o fatídico e estressante COVID-19, o desejo se torna irrealizável. Os números sempre crescentes da Pandemia no Brasil, que já superaram 1.804.000 de infectados e mais de 70.500 mortos, colocam o país numa posição preocupante de segundo colocado no Mundo, superado apenas pelos EUA.

Não obstante o pesado conjunto de ações controladoras e disciplinadoras instituído pelas autoridades ligadas à Saúde, além da coordenação de Prefeitos e Governadores nos Estados, a verdade é que o Coronavírus vem exibindo o seu poder invisível e destruidor. Disponível para todos os níveis sociais, tanto pobres como ricos, sem preconceitos raciais, está até mesmo apto a alcançar os que se julgam poderosos e que minimizam a sua capacidade mortífera.

Em meio a toda essa convulsão mundial provocada pelo COVID-19, surpreende que três Chefes de Estado assumam atitudes de desdém e de incredulidade com a gravidade de uma crise: Boris Johnson, do Reino Unido; Bolsonaro, do Brasil, e Donald Trump, dos EUA. Exatamente dentre os três que não usam máscaras e não utilizam qualquer prudência no contato com as pessoas, dois deles – Johnson e Bolsonaro -, já testaram positivo com o COVID-19!

O Ministro inglês teve a situação agravada e passou alguns dias internado em UTI, para tratamento. O Bolsonaro permanece na Residência Oficial e está se tratando com a Hidroxicloroquina e a Cloroquina, conforme declarou. A grande diferença é que o povão infectado sofre para conseguir uma vaga hospitalar, ou morre, enquanto o Presidente tem uma equipe médica ao lado e, se precisar, vai para os Hospitais de linha de S. Paulo. O Trump continua imune, mas, está em campanha eleitoral e pode pagar caro pelo grau de exposição que pratica.

De maneira sintonizada, os três governantes são avessos ao distanciamento social como medida preventiva e cada um tem o seu deboche próprio para o Vírus. Trump foi o primeiro a apelidá-lo como “uma gripe”. Mais contundente, o Bolsonaro minimizou ainda mais, chamando-o de “gripezinha” e agora, depois de contaminado, disse que o vírus “é uma chuva que vai molhar uns e outros não”! Para completar a indiferença, o inglês comentou, sorridente, de que “tinha cumprimentado pacientes contaminados pelo Coronavírus num hospital de Londres”! Duas semanas depois estava com o vírus…

Vale lembrar de que no mundo já são 12,5 milhões de infectados e 560 mil mortos, sendo que os seus países já respondem, respectivamente, por: EUA, 3,1 milhões e 133,9 mil; Reino Unido: 300,0 mil e 34,0 mil; e Brasil, 1,8 milhões e 70,5 mil. Será que esses números não mexem com o sentimento de humanidade e responsabilidade dessas autoridades? Ou será que o poder não lhes deixa ver o outro lado da montanha, onde tantas vidas já foram ceifadas pelo tal vírus mortal?

Nada me parece mais importante na formação dos nossos jovens do que o bom exemplo que emana dos mais velhos e, principalmente, dos atos e atitudes das autoridades constituídas. Deprime e enoja a todos, testemunhar expressões de puro descaso de um Estadista, desafiando um vírus que já matou tanta gente e desconstruiu tantas famílias no mundo. Mas, sinceramente, e pensando bem, a gente só oferece aquilo que tem. Não é verdade?

Invoco a Deus pela breve recuperação da saúde do Presidente, e que junto com a cura da infecção viral, venha uma mudança de postura quanto à visão correta da gravidade que representa essa Pandemia. E que a GRIPEZINHA ou essa CHUVA, que virou um COVID-19, passe logo, sem molhar a tantos outros!

E por falar em molhar, quantos servidores e assessores do Palácio, por estarem próximos do Exmo. Senhor Presidente, foram molhados e estão sujeitos a uma mortífera gripezinha?

agenor

Autor: Agenor Santos Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Salvador-BA.  

Contribuição do: Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 12/07/2020

Colaboração e Complementos de: 

José Deusimar Loiola Gonçalves
Técnico em Agropecuária (Assistente Técnico de Desenvolvimento Rural-FLEM-BAHIATER-Governo do Estado); Graduado em Administração de Médias e Pequenas Empresas; Licenciado em Biologia; Pós Graduado Em Gestão Educação Ambiental e Acadêmico da UNITAU-EAD-Polo de Tucano – Curso Superior de Tecnologia em Apicultura e Meliponicultura.

Zap: (75) 99998-0025 (Vivo)(75) 99131-0784 (Tim).
Blog:
https://www.portaldenoticias.net/deusimar