EDITORIAL ANO IX NÚMERO 354 – VENDE-SE JOIAS!

98


O cenário político nacional, do momento, apresenta-se com características ligeiramente confusas e desgastantes… Algum tempo atrás, em paralelo ao governo de então, assistimos ao desenrolar de uma Operação Lava-Jato que colocava atrás das grades Ex-Ministros, Assessores de todos os níveis, presidentes da Câmara de Deputados e do Senado, empresários nacionais do mais alto gabarito, e até o ex-Presidente da República. E a população e os juízes, todos se convenciam da culpabilidade dos acusados porque os depoimentos das testemunhas ou as delações premiadas de parceiros dos crimes, eram revestidos da maior clarividência! Existe prova mais real e verdadeira do que os acusados, espontaneamente, devolverem aos cofres públicos parte dos milhões que surrupiaram? Se nada deviam, por que devolveram? Eis a dúvida…

Não obstante, apesar do amplo espectro de motivos criminais, classificados pela Justiça, como: “corrupção ativa, corrupção passiva, formação de quadrilha, gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, organização criminosa, obstrução da justiça, operação fraudulenta de câmbio e recebimento de vantagem indevida”, cujas investigações foram realizadas pela Polícia Federal, cumprindo “mais de mil mandados de busca e apreensão, de prisão temporária, de prisão preventiva e de condução coercitiva”, sempre foram eficientes e respeitadas, mas, abruptamente, todo esse trabalho foi jogado no lixo! Ou seja: de repente todos os atores e comparsas viraram inocentes e inocentados.

Depois de 7 (SETE!) anos de duração, e cuja integridade da atuação dos Procuradores e Juízes jamais foi questionada pelo Relator do STF ou pelos demais magistrados das Cortes Superiores, de repente o Relator Edson Fachin descobre que não era cabível que esses julgamentos fossem conduzidos pela Instância da 13ª. Vara da Justiça Federal de Curitiba, no Estado do Paraná e declara a sua incompetência, determinando que os processos deveriam ser julgados pela Justiça Federal do Distrito Federal. Como consequência do tardio reconhecimento de incompetência, as condenações contra o principal réu, foram anuladas!

Desnecessário dizer o quanto tudo isso foi surpreendente e inusitado, porquanto subitamente viabilizou que o “mito” que estava preso há dois anos, pudesse se habilitar à candidatura à Presidência da República! Com o achincalhamento da Lava-Jato, definitivamente consolidou-se no país a impunidade! Obvio que o Sérgio Moro não era perfeito, e grosseiramente manchou a sua história ao admitir ser Ministro da Justiça do Governo Bolsonaro e depois candidato a Senador da República pelo seu Estado do Paraná.

Quando tudo parecia ter ficado para o passado e se imaginava que o país voltaria a um novo tempo, eis que vem à lume fatos impensados e ocultos do último governo, que vem trazendo inquietação ao contexto político atual. Aliás, em outra matéria, já abordei que, enquanto no poder e até o final do mandato, todo governo é íntegro e honesto, porque protegido por uma gama de instrumentos materiais e humanos, principalmente pelos laranjas que tudo fazem e assumem, e se brincar, dão até suas próprias vidas pelos chefes. Meros bobos!

Fora do Poder todos os governantes se tornam vulneráveis e os malfeitos não resistem à mais elementar investigação. A prova concreta de tudo isso é o que está vivenciando o Sr. Jair Bolsonaro, com o “Escândalo das Joias” recebidas de presente pelo Presidente e que, segundo a Lei 8.394, de 30/12/1991, incorporam-se ao acervo da república. Ocorre que, segundo investigações da Polícia Federal, essas joias estão sendo vendidas e vários ex-Assessores do Presidente estão envolvidos no comércio ilegal. Ler algo assim parece mentira, mas as provas estão aí, cada uma mais verdade que a outra.

A maior gravidade dos fatos, contudo, já não é o comércio de joias. São as denúncias bombásticas feitas na CPMI pelo hacker Walter Delgatti que, de forma contundente, fez graves acusações ao ex-Presidente e aos seus principais Assessores diretos durante o governo, e que continuam como Ajudante-de-Ordem na equipe particular atual. Que abominável tudo isso! Que Deus proteja esse País!

Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Salvador – BA.
Contribuição do:Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 20/08/2023
COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DE:
José Deusimar Loiola Gonçalves Técnico em Agropecuária (Funcionário Publico Aposentado- Extensionista do Governo do Estado de nossa linda e extennsa Bahia); Graduado em Administração de Médias e Pequenas Empresas; Licenciado em Biologia; Pós Graduado Em Gestão Educação Ambiental, e Tecnólogo em Apicultura e Meliponicultura. Zap: (75) 99998-0025 (Vivo) . Blog: https://www.portaldenoticias.net/deusimar