Dicas para conquistar a sua bolsa de estudos

Falta de recursos financeiros é um dos grandes fatores que desestimula os alunos

Escolher a profissão desejada é uma das decisões mais importantes que fazemos na vida. Além do investimento em faculdades e cursos profissionalizantes, o estudante gasta tempo e dedicação para conquistar uma formação de qualidade para ingressar no mercado de trabalho, ou até mesmo, gerenciar o seu próprio negócio.

Para não ficar muito puxado no orçamento familiar e garantir que o preço da mensalidade não se torne um empecilho para os estudos, é necessário fazer um planejamento financeiro e buscar o auxílio providencial das famosas bolsas de estudos. Antes de ingressar em qualquer instituição, é prudente fazer uma pesquisa de preços e condições de pagamento. Universidades como a UNP (Universidade Potiguar), por exemplo, oferecem bolsas de 40%, sem muita burocracia.

Alguns descontos servem de aval para que o estudante consiga concluir o curso em instituições privadas e de qualidade. Afinal de contas, estamos falando de cursos com duração de quatro anos, em média, sem contar com despesas pontuais de deslocamento, alimentação e material acadêmico. Para que a questão financeira não seja uma barreira entre você e sua futura carreira, separamos algumas dicas que irão ajudar você a conquistar uma bolsa de estudos na UNP ou em instituições particulares com descontos que possam caber no orçamento e assegurar o seu futuro profissional.

Enem

Mesmo não conseguindo o índice para ingressar em uma faculdade pública, ou mesmo sendo sua preferência estudar em uma instituição particular, é importante fazer uma boa prova no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Várias universidades privadas premiam os novos alunos com bolsas generosas no ato da matrícula, pelo simples fato do aluno ter tirado uma boa nota no Enem.

Em algumas universidades, uma boa nota no Enem habilita o aluno a ingressar na faculdade sem a necessidade de prestar o vestibular. Outro grande benefício é a inclusão de financiamentos estudantis do governo como o ProUni e o FIES.

Educa Mais Brasil

Este é um dos maiores portais de bolsas de estudo do Brasil. Pela internet é possível escolher a faculdade pelo Estado e cidade e pesquisar qual desconto pode se adequar às suas necessidades. Entidades particulares de ensino de todo o Brasil são filiadas ao Educa Mais Brasil, de Norte a Sul. A comodidade em escolher a faculdade em um só lugar pela internet é o grande atrativo.

Pelo portal, você pode acessar a página de outras universidades, como a UNP e buscar informações sobre calendários e disciplinas. Como é uma empresa parceira, é possível conseguir bolsas direto pela UNP BR para:

  • Graduação
  • Pós-graduação
  • Cursos técnicos
  • Educação básica

Bolsas Institucionais

Antes de prestar o vestibular, é prudente se informar sobre as bolsas que a faculdade pode oferecer. A renda familiar é levada em consideração pela maioria das instituições privadas, mas outros fatores também podem ser avaliados. Não são raras as parcerias de universidades com algumas entidades que promovam bolsas para funcionários ou filhos de funcionários de órgãos públicos e grandes empresas privadas. Alunos que conseguem excelentes notas no vestibular também podem ser agraciados com robustos descontos nas bolsas de estudo.

Financiamento do governo

O Governo Federal vem implementando, ao longo do tempo, programas de financiamento estudantil. Embora a burocracia desanime boa parte dos estudantes, esses programas podem ser o único caminho para quem precisa investir no futuro, porém não têm recursos para pagar as mensalidades de uma faculdade particular. Poucas universidades realizam essa modalidade por conta própria, então, se você tiver o perfil, busque ingressar nos seguintes programas de financiamento do governo:

  • ProUni
  • FIES
  • Pronatec
  • SiSU
  • Sisutec

....

COMPARTILHAR